Samsung Galaxy S10 5G – a melhor câmera entre os smartphones

Os smartphones chegaram para ficar. Quem me conhece, e acompanha meus textos nos últimos 10 anos, sabe que não me animei muito quando as primeiras câmeras fotográficas chegaram aos celulares (sim, eu já escrevia em blogs quando isso aconteceu). O resultado era muito ruim, muito tosco, e  não dava para aproveitar quase nada para um uso sério. Foi nesse momento triste e de falta de visão que eu disse que uma câmera de celular nunca tomaria o lugar de uma câmera fotográfica, e acabei pagando pela minha falta de imaginação e confiança no desenvolvimento da tecnologia. Hoje câmeras de celulares batem de frente com equipamentos compactos e foram responsáveis pelo sepultamento das câmeras point and shot. Os smarphones são, nesse momento, os responsáveis pela maior parte das fotos produzidas e compartilhadas nas redes sociais, e isso não é pouca coisa.

Por conta da importância desses aparelhos, o site do DxOMark passou a fazer a classificação da qualidade das câmeras de Smartphones. Recentemente o site analisou o Samsung Galaxy S10 5G e o aparelho marcou 112 pontos na escala de análise. Isso faz com que o smartphone fique em primeiro lugar na tabela, junto com o P30 Pro da Huawei. Embora os dois aparelhos tenham a mesma pontuação geral, existem algumas diferenças entre as categorias analisadas. O P30 Pro tem mais pontuação na categoria fotografia por conta de sua lente com 5x de zoom ótivo, mas o S10 é superior nas categorias de vídeo e selfie (quem diria que isso um dia se tornaria categoria de análise). Na verdade, o S10 foi o primeiro smartphone a atingir a pontuação 100 na categoria vídeo. O interessante é que o S10 + (também da Samsung) utiliza a mesma câmera e marcou 97 na análise. Segundo o DxOMark, “a maior mudança é que a Samsung modificou o modo de gravação de vídeo padrão para resolução 4K, o que ajuda a melhorar a pontuação de textura, ruído e artefato do telefone”.

Embora seja bacana termos um lugar onde os aparelhos são testados e classificados quanto a qualidade de vídeo e foto, chegamos a um ponto bem interessante. Ponto esse onde as principais DSLR do mercado se encontram. Os principais aparelhos que estão no mercado já possuem uma qualidade tão elevada que a diferença entre eles é inexistente para o consumidor final. Olhar no computador, ou na tela do celular, fotos feitas com esses aparelhos é impossível distinguir e dizer qual aparelho fez qual foto. O que importa é que o consumidor tem qualidade de sobra para suas necessidades.

Fonte: DxOMark

/* Track outbound links in Google Analytics */