DD em casa com Nelson Motta

Ontem tive a oportunidade única de conhecer o mestre Nelson Motta, grande jornalista, escritor, letrista e produtor musical, de quem já li alguns livros e sou muito fã, principalmente por conta de inúmeras músicas que marcaram a minha vida, mas não só por isso.

Assistimos ao vivo a gravação de Em Casa com Nelson Motta, programa da GloboNews

A ocasião era a gravação de mais um episódio da sua série Em Casa Com Nelson Motta, no qual ele fala sobre grandes artistas que fizeram parte da sua trajetória e vida. Ao meu lado, os outros convidados eram minha querida amiga Lully, os sites Popline e I Hate Flash, e o canal Philos.

A gravação que assistimos foi sobre a grande cantora Maria Bethânia, da qual ele é amigo pessoal, e para quem já escreveu algumas letras incríveis. Nelson acompanhou sua carreira desde o princípio, pois estava na plateia na primeira apresentação de Maria Bethânia no Rio de Janeiro, quando ela veio substituir Nara Leão no espetáculo Show Opinião em 1965.

Ele nos mostrou orgulhoso a belíssima música Noite de um Verão de Sonho na voz de Maria Bethânia, que é uma composição dele e de sua mãe Cecília Motta, gravada no disco Talismã de 1980, e que pode ser ouvida no Spotify. O título é uma brincadeira com Sonho de Uma Noite de Verão, a comédia de Shakespeare, e assim como a peça, a letra também tem um clima onírico.

Recentemente, Bethânia o procurou para fazer uma versão de uma música incrível, Que Reste-T-Ill de Nos Amour? de Charles Trenet um grande clássico da música francesa nos anos 40, que apesar de uma musicalidade única, tinha uma letra mais romântica. A música ganhou uma versão em inglês em 1957, I Wish You Love, que era a que interessava a Bethânia, e Nelson então colocou a mão na massa e escrever a letra Eu Te Desejo Amor, que fez tanto sucesso que virou tema de novela.

Vou deixar o resto das histórias sobre Bethânia para quando o programa for exibido, mas pra quem quiser saber o que ela representa para Nelson, recomendo esse vídeo, que ele gravou para o Jornal da Globo quando ela completou 50 anos de carreira em 2015.

Nelson é uma pessoa que acompanhou de perto vários movimentos musicais (e também políticos) que marcaram época no Brasil e no mundo. Ele participou da história da música através das mais de 300 letras que compôs, tanto que foi justamente agraciado com um Grammy Latino por sua carreira, prêmio que está hoje em sua estante.

Olhar as fotos de sua casa é como viajar no tempo do melhor da MPB, com destaque para os prêmios recebidos com as Frenéticas e como produtor de Marisa Monte, de quem lançou a carreira. Além de produtor musical, Nelson também foi produtor de programas de TV que eu assistia e adorava, como Chico & Caetano, que misturavam a MPB clássica com os novos rumos da música com a chegada do rock brasileiro dos anos 80.

Depois da gravação, perguntei a ele qual era a sua letra favorita entre todas que escreveu, e ele me disse que era Certas Coisas de Lulu Santos. Adoro Como Uma Onda e várias outras, mas concordo com ele, essa letra realmente é incrível. Nelson gravou um episódio do seu programa caseiro em homenagem ao seu velho parceiro e amigo, que também ficou excelente.

Nelson nos contou histórias incríveis dos 9 anos em que morou em Nova York, e muitas outras memórias muito especiais, como a da pequena igreja batista que ele frequentava no Harlem, e que acabou virando atração turística depois que ele produziu um disco do seu coral Mount Moriah. O coral veio fazer uma turnê no Brasil, tocando inclusive curiosamente em igrejas católicas.

Também compartilhamos a paixão pelo Fluminense F.C., assim um dos assuntos foi o futebol do Ganso e também quando será o próximo jogo do nosso Tricolor.

Assistimos ao vivo a gravação de Em Casa com Nelson Motta, programa da GloboNews

Foi uma satisfação imensa poder conhecer o Nelson pessoalmente, e eu queria terminar esse post agradecendo demais a todos da GloboNews pelo convite. Estou ansioso para assistir este e outros episódios da nova temporada de Em Casa com Nelson Motta no canal.

 

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */