Disk Drill, um app que recupera arquivos apagados e otimiza seu PC ou Mac

Post publieditorial

Imagem do Disk Drill.
Testei nas últimas semanas a versão Pro do Disk Drill, um app que não só recupera arquivos apagados dos seus discos, mas também ajuda a otimizar o computador e apagar arquivos indesejados.

O funcionamento é bem simples e intuitivo, basta entrar no Disk Drill para acessar a interface, que mostra uma lista com os discos disponíveis no sistema nos quais você pode fazer a recuperação de arquivos.

A versão que testamos é pra Mac, mas ele também tem versão para Windows. O app também tem um botão para criar um disco de recuperação, outro para fazer e recuperar backups, além de um modo de limpeza do seu Mac ou PC.

O modo Clean Up permite que você analise o seu computador e veja exatamente onde estão os problemas, ou seja, quais aplicativos ou arquivos estão ocupando mais espaço. Outra função bem útil é a que encontra arquivos duplicados. As duas funções são ótimas para localizar arquivos, apagá-los e assim liberar mais ainda o HD ou SSD.

Tela do Disk Drill

Um dos diferenciais do Disk Drill é ele poder recuperar arquivos apagados em seu smartphone iOS ou Android. No caso de um Mac, só é possível acessar a memória de um aparelho Android se tiver um root, mas testei em um iPhone e funcionou muito bem. Além do iPhone, também fiz o teste em um cartão microSD e em um SSD, igualmente com ótimos resultados.

A busca por arquivos apagados é minuciosa, então você pode fazer um café enquanto espera, mas o resultado vale o tempo. Se não quiser esperar, mesmo enquanto ele está fazendo a busca, é possível ver uma prévia dos arquivos que ele for encontrando, e ir marcando os que você quer que ele recupere.

A CleverFiles gentilmente mandou um código para que a gente pudesse testar o app com todos os recursos da versão Pro, mas o Disk Drill também uma versão gratuita. Pra quem trabalha com TI, uma boa opção é a versão Enterprise, que tem todas as funções e mais upgrades gratuitos por toda a vida.

A CleverFiles comprou outro dia o Pandora Recovery e o 7 Data Recovery, que agora também fazem parte do Disk Drill. A versão gratuita do Disk Drill pode ser baixada no site da CleverFiles.

O post acima é parte de uma campanha da CleverFiles.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */