Project xCloud: streaming de jogos da Microsoft pra jogar em qualquer aparelho
A Microsoft apresentou oficialmente o Project xCloud, sua solução para streaming de games que quer fazer pelos jogos a mesma coisa que o Spotify fez com a música ou o Netflix com filmes e séries, oferecer uma experiência que se adapta ao aparelho que os usuários estão usando em todos os momentos.
A visão da empresa é que o conteúdo esteja acessível para o usuário, não importa qual gadget ele esteja na mão. O Project xCloud entra em testes públicos a partir do ano que vem, e já conta com desenvolvedores que estão trabalhando para adaptar mais de 3000 jogos do Xbox One para a tecnologia de streaming da Microsoft.
Jogos atuais e futuros estão sendo adaptados para serem usados com o Project xCloud, e testes já estão sendo feitos em smartphones e tablets usando um controle sem fio do Xbox ou então com controles por toques na tela dos aparelhos, através de uma camada de controles projetados para telas multi-touch.
A Microsoft cita seus quase 40 anos de experiência com games para garantir que está trabalhando para resolver questões de latência e outros problemas típicos do streaming de jogos, e também seus datacenters Azure espalhados pelo mundo como mostra de que será capaz de lidar com todos os eventuais problemas.
O Project xCloud vai rodar em redes 4G, mas certamente irá ter um desempenho muito melhor quando a conectividade 5G estiver entre nós.
Vale lembrar que outro dia mesmo, o Google anunciou que está entrando no mercado de streaming de jogos com o Project Stream, que permite jogar Assassin’s Creed Odyssey no Chrome.
Saiba mais sobre o Project xCloud no site da Microsoft.
Clique abaixo para ver o vídeo de demonstração do novo serviço de streaming de jogos da Microsoft.