EaseUS Data Recovery Wizard, o caçador de arquivos apagados

Post publieditorial

EaseUS Data Recovery Wizard
Uma das piores coisas que podem acontecer com qualquer profissional que trabalhe com computador é perder os seus dados. Infelizmente, é algo que acontece bastante, já aconteceu comigo, e se não aconteceu com você, é só uma questão de tempo.

Quem nunca perdeu fotos importantes em um cartão de memória apagado, ou um arquivo essencial que foi jogado na lixeira por engano? Se isso aconteceu recentemente com você, recomendo o programa de recuperação de dados da EaseUS Software, que foi feito especialmente para nos salvar deste tipo de situação.

Você pode optar pela versão gratuita do software de recuperação de dados, ou então a versão profissional, já que o EaseUS Data Recovery Wizard for Mac está com desconto, aproveite! A versão gratuita é só pra avaliação, assim não dá pra recuperar os arquivos perdidos, mas pelo menos é possível ver uma amostra do que eles são.

Com a versão completa instalada, é bem simples recuperar os arquivos perdidos, basta colocar o disco ou flash drive no qual apagou um arquivo, e clicar em “Digitalizar”. O programa vai fazer um scan completo no disco e mostrar quais são as opções de arquivos apagados que podem ser salvos, então pode levantar e ir fazer um café enquanto espera.

Com o aplicativo, dá pra recuperar fotos, arquivos de vídeo e outros documentos. Fiz o teste no meu cartão de memória de 128GB, e fiquei impressionado com a quantidade de conteúdo que ainda estava disponível para ser recuperado pelo programa. Se você tiver que sair e não puder fazer a recuperação na hora, também é possível salvar os resultados da busca para recuperá-los em outro momento, e não ter que fazer o scan novamente.

Ao encontrar o arquivo que quer recuperar (ou arquivos, se forem mais de um), basta selecioná-lo e clicar no botão “Recuperar Agora”, e aí o programa vai pedir uma pasta para salvar. É melhor salvar em outro lugar que não seja o disco analisado, pois qualquer novo arquivo gravado ali pode acabar sendo gravado em cima de algum outro arquivo apagado antes.

Em poucos segundos, seu arquivo estará salvo na pasta escolhida, para a alegria do usuário, que provavelmente tinha achado que tinha perdido ele para sempre. O curioso é que após fazer a recuperação dos arquivos, ele dá a opção de compartilhar o feito nas redes sociais, o que dependendo do caso e da importância do arquivo apagado, pode ser um sentimento compreensível mesmo.

O aplicativo pode ser usado em HDs, SSDs ou flash drives USB. Na versão que testamos, para Mac, devido a uma limitação do macOS, não é recuperar dados do disco onde o sistema está instalado, a não ser que você entre no modo de recuperação e rode um comando no Terminal. Não é nada muito complicado, se a motivação de encontrar o arquivo perdido for bem grande.

EaseUS Data Recovery WizardVocê pode ver os arquivos separados por seu nome, tamanho, local no disco ou data de criação. Se o número de resultados for além do razoável, também é possível fazer buscas pelo nome ou tipo de arquivo, o que também facilita a vida dos usuários.

Um detalhe que chama a atenção na versão Mac é o S.M.A.R.T. Monitoring, um aplicativo que roda na barra superior do sistema, mostrando a temperatura e o número de ciclos da bateria do notebook. Uma pena que ele não pede a sua autorização antes de ser instalado, o que deveria acontecer, até por cortesia.

Além da versão profissional, existem também outras versões do software da EaseUS, uma criada para recuperar dados perdidos quando o sistema operacional tiver falhado ou travado na sua inicialização, e uma versão para ser usada em vários PCs, perfeita para quem trabalha no ramo de salvar os dados de seus clientes.

O app de recuperação de dados da EaseUS tem versões para computadores Windows e Mac, e também versões mobile para Android e iOS. Saiba mais na EaseUS.

Este post é parte de uma campanha da EaseUS, mas as opiniões são nossas.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */