Powerwall: Tesla quer ser o backup de energia da sua casa

tesla-powerwall_2

Tony Stark, quero dizer, Elon Musk apresentou hoje um novo produto da Tesla para residências, a bateria Powerwall, que capta energia gerada por painéis solares, ou em períodos nos quais o fornecimento é mais barato, e as usa nos horários em que a empresa elétrica cobra mais caro. Se a luz acabar, algo que não só é possível quanto provável aqui no nosso país, você pode ficar bem tranquilo, pois as baterias do Powerwall são acionadas automaticamente.

tesla-powerwall_3

Outros pontos a favor do Powerwall são o seu belo design, a possibilidade de usar várias baterias conectadas lado a lado e o preço, bem inferior ao dos concorrentes. O modelo de 10 kWh custa US$ 3.500, e o de 7 kWh, US$ 3.000 (preços nos Estados Unidos), e ambos contam com garantia de 10 anos de uso.

tesla-powerpack

O Powerwall pode ser o garoto propaganda, mas existem projetos muito mais ambiciosos da Tesla Energy, indo muito além de uma bateria residencial. Elon Musk também mostrou o Tesla PowerPack, uma bateria de 100 kWh que é infinitamente escalável. Para aumentar a dramaticidade, Musk fez uma demonstração na hora, mostrando que a energia do prédio onde a apresentação estava sendo feita estava sendo toda feita por PowerPacks alimentados no dia anterior por painéis solares no topo do prédio.

tesla_gigafactory

Para demonstrar toda esta capacidade do Powerpack, nada melhor do que criar sua própria fazenda de baterias, ou para usar a analogia do Musk, uma giga fábrica. A Tesla Gigafactory One localizada em Sparks, Nevada foi criada em parceria com a Panasonic e outras empresas, e como o nome diz, é apenas a primeira de muitas.

Musk garante que já é perfeitamente possível fazer uma transição completa do uso de energia para energia solar, e quem sou eu para duvidar? Na verdade, devo admitir que é um privilégio continuar acompanhando a divertida aventura de Elon Musk pelo uso da energia renovável.

Saiba mais sobre a bateria Powerwall e sobre a Tesla Gigafactory na Tesla.

Assista a apresentação de Elon Musk clicando abaixo.

tesla-powerwall_4

tesla-powerwall_1

 

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */