Tecnologia inspirada na natureza: BionicANTS, eMotionButterflies e FlexShapeGripper

festo_bionicants_1

A Festo criou a Bionic Learning Network em parceria com universidades para estudar como princípios da natureza podem ser aplicados em automação industrial, e os resultados práticos são muito interessantes. na forma de protótipos funcionais de formigas e borboletas biônicas, além de uma garra industrial inspirada na língua de um camaleão.

As BionicANTS funcionam de forma colaborativa, replicando o comportamento natural das formigas. As ANTs (Autonomous Networking Technologies) funcionam como prova de conceito e também para testar novas tecnologias, as patas por exemplo são feitas em cerâmica piezoelétrica, e podem ser entortadas de forma rápida e precisa.

festo_emotionbutterflies_1

As borboletas eMotionButterflies funcionam com luzes infravermelhas e podem voar em ambientes fechados sem bater uma na outra. Como elas são muito leves, o movimento do vôo consegue replicar o das borboletas reais.

festo_emotionbutterflies_3

O que acho muito interessante é que elas mostram o lado lúdico da tecnologia, mas nas palavras da Festo, o objetivo com as eMotionButterflies era conseguir progressos em miniaturização, construção leve e integração funcional.

festo_flexshapegripper_1

E chegamos a incrível garra FlexShapeGripper, que pode inverter sua capa de silicone e enchê-la com água para pegar ou juntar vários objetos de uma só vez, fazendo jus ao nome pela sua incrível flexibilidade e versatilidade. Criada em parceria com a Universidade de Oslo, a garra adapta seu formato ao objeto (ou objetos) que está segurando, e com este encaixe perfeito, o prende sem qualquer esforço.

Saiba mais sobre as BionicANTs, as eMotionButterflies, o FlexShapeGripper e a Bionic Learning Network na Festo.

Clique abaixo para ver alguns vídeos e outras fotos.

Confira o comportamento das BionicANTS

Veja como as eMotionButterflies voam juntas sem bater uma na outra

No vídeo abaixo o FlexShapeGripper mostra toda a sua versatilidade, pegando todos os tipos de objetos que você pode imaginar.

festo_bionicants_2

festo_emotionbutterflies_2

festo_flexshapegripper_2

 

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */