Microsoft HoloLens traz hologramas interativos para o seu mundo

hololens

No evento de apresentação do Windows 10 ontem, a Microsoft surpreendeu a todos com o HoloLens, um aparelho wearable que dá uma nova dimensão à expressão realidade aumentada, mostrando objetos virtuais em hologramas interativos em 3D na sua frente. A ideia é que você use estes hologramas para interagir com objetos no seu ambiente, usando o mundo real como moldura para seus projetos ou jogos, como você pode ver no vídeo abaixo.

O HoloLens tem sensores de movimentos, de voz e várias câmeras, assim você pode interagir diretamente com os hologramas, como se fosse o Tom Cruise no filme Minority Report. Esta nova forma de usar o computador com um óculos com visão translúcida pode até lembrar o Google Glass, mas os objetivos são bem diferentes. Para começar, uma diferença fundamental, ele não é algo que você vai usar o tempo inteiro na rua como o Glass, e sim em casa ou no escritório, quando estiver jogando ou realizando tarefas específicas. Apesar de competir com o Oculus Rift, Gear VR e outros headsets de realidade virtual, o HoloLens também se destaca entre todos eles ao permitir que você enxergue a realidade além da animação, no que a Microsoft quer que você chame de “mixed reality”. O termo parece exagerado, mas a sensação de usar o HoloLens deve ser bem próxima a isto.

hololens_1

O headset já tem várias APIs, e na demonstração chamou a atenção a integração total com o Skype, assim era possível aprender a realizar tarefas com uma supervisão em tempo real de quem entende do assunto, que pode fazer setas ou outros desenhos em hologramas visíveis na sua frente. Se você estiver modelando um objeto em 3D, pode ver como está ficando o resultado na hora. Também é possível usar o HoloLens para visitar locais que você ainda não conhece, e ver qual a perspectiva dos seus amigos que estavam lá, ou até mesmo outros planetas nos quais você jamais iria. Uma das demonstrações era feita com imagens de Marte enviadas pelo Rover que dominavam totalmente a tela, e na prática, cientistas da NASA vão usar o aparelho para navegar pelo planeta vermelho. No vídeo abaixo é possível ter uma mostra de como seria esta experiência.

O projeto ainda é um protótipo, ainda que funcional, e por isto o preço e a data de lançamento ainda não foram divulgados pela Microsoft. O HoloLens é mais uma obra da equipe de Alex Kipman, conhecido como o criador do Kinect, e o Cardoso conta no MB que o projeto está sendo desenvolvido há mais de 7 anos.

Sim, confesso que é muito difícil não ficar muito empolgado com o HoloLens. Ponto para a Microsoft, que ainda consegue surpreender o mundo da tecnologia em pleno 2015.

Saiba mais sobre o HoloLens.


hololens_2

hololens_3

hololens_4

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */