Apple anuncia o Yosemite, a décima versão do OS X

os_x_yosemite

Um dos dias mais aguardados pelos fãs da Apple finalmente chegou. Na tarde desta segunda-feira, Tim Cook subiu no palco do Moscone Center, em São Francisco, para anunciar as novidades voltadas para os desenvolvedores durante a WWDC 2014. Entre as novidades mais esperadas, estava a versão 10.10 do OS X, que, desta vez, se chama Yosemite.

Entre muitas melhorias e novidades, certamente a que mais impactou os desenvolvedores presente e todos que acompanharam a transmissão ao vivo realizada pela empresa foi o novo design do sistema operacional. Seguindo a mesma linha do iOS 7, o novo OS tem ícones no melhor estilo “flat”, além de uma interface bem mais colorida e do novo ícone da emblemática lixeirinha, que passou a ser de vidro, não mais de metal.

os_x_yosemite_color

Mas não foi só o visual do OS que mudou. A Central de Notificações, por exemplo, ficou muito parecida com a que conhecemos hoje no iOS 7, mas ganhou alguns novos recursos, como a possibilidade de o usuário adicionar widgets, além de passar a exibir informações relevantes ao dia do usuário, como compromissos, lembretes e a previsão do tempo.

Quem também recebeu uma grande reformulação foi o Spotlight, que, agora, passa a ser exibido no centro da tela. Além de permitir que os usuários façam pesquisas por documentos e aplicativos, ele passará a fazer conversões e a fazer pesquisas na web, tudo a partir de um único lugar.

os_x_yosemite_notification_center

Outra novidade do OS X Yosemite é o iCloud Drive, um serviço de armazenamento na nuvem da Apple que permitirá que os usuários salvem qualquer tipo de arquivo, não se limitando mais as fotos, vídeos e backups gerados automaticamente pelo sistema. Como consequência dessa mudança, os valores do armazenamento foram atualizados, passando a custar US$ 1/mês por 20 GB e US$ 4/mês por 200 GB, mas os 5 GB gratuitos foram mantidos. O novo serviço fará a sincronia entre todos os dispositivos da Apple, além de permitir o acesso fácil aos arquivos através de computadores com Windows ou via web.

os_x_yosemite_icloud_drive

Para quem tem iPhones, iPads e/ou iPods touch, a Apple também preparou ótimas novidades. No Yosemite, os usuários poderão atender e realizar chamadas do iPhone no Mac, bem como responder um SMS recebido no celular diretamente da tela do computador. Já com o Handoff, os usuários poderão começar a escrever um e-mail no Mac e continuar redigindo a mensagem no iPhone ou iPad, por exemplo.

O Yosemite também passará a contar com o Instant Hotspot. Com ele, os usuários poderão ativar o compartilhamento de conexão do iPhone ou iPad sem ter que tocar no aparelho. Através da opção de conexão Wi-Fi, os dispositivos conectados na mesma rede serão listados e o compartilhamento poderá ser feito diretamente do Mac.

O lançamento oficial do Yosemite ocorrerá somente no final do ano, mas os desenvolvedores ganharam acesso à primeira versão developer preview logo após o fim da apresentação. E, assim como ocorreu com o Mavericks, a versão 10.10 será totalmente gratuita aos usuários.

/* Track outbound links in Google Analytics */