Apple anuncia o iOS 8 com notificações interativas, teclados de terceiros e outras novidades

ios_8_icone

Não foi somente o OS X Yosemite que brilhou no palco da WWDC nesta segunda-feira. O iOS, uma das meninas dos olhos da Apple, também recebeu destaque no evento, quando a versão 8 do OS mobile foi anunciada, trazendo novidades mais voltadas às features do que ao visual, como ocorreu do iOS 6 para o 7.

A primeira novidade apresentada foi uma melhoria significativa nas notificações do iOS, que passaram a permitir que os usuários interajam diretamente delas sem a necessidade de abrir o aplicativo que gerou a notificação. Similar ao que já existe no Android, o usuário poderá, por exemplo, responder uma mensagem de texto sem ter que abrir o Mensagens ou curtir/comentar uma atualização dos contatos no Facebook.

ios_8_notificacoes

Quem também ganhou uma nova funcionalidade foi o “app switching”, aquelas miniaturas que aparecem quando o usuário toca no botão “Home” duas vezes. Na nova versão do OS, há um melhor aproveitamento da tela, passando a exibir, logo acima das miniaturas, os contatos com os quais o usuário mais se comunica.

O Safari não foi esquecido e, no iPad, ele passa a contar com a visualização em tela cheia já presente no iPhone, que oculta todas as opções do navegador, deixando aparente somente a barra de endereços. O Mail também ganhou novos gestos para melhorar a usabilidade e facilitar a vida dos usuários.

ios_8_multi_tarefa

Quem está acostumado com o SwiftKey no Android sabe o quão interessante é o teclado e, felizmente, a Apple não esqueceu deste item no iOS 8. Além de ter adicionado o novo recurso QuickType, que tenta prever qual será a próxima palavra digitada pelo usuário se baseando no contexto da mensagem, a empresa da maçã surpreendeu a todos ao anunciar que, a partir da próxima versão do OS mobile, os usuários poderão utilizar teclados de terceiros, uma novidade para lá de interessante.

ios_8_quicktype

Não foi somente no teclado que a Apple se espelhou em outros sistemas ou aplicativos. O Mensagens foi outro que recebeu a atenção da empresa e, a partir do iOS 8, passará a contar com a possibilidade de enviar mensagens de áudio aos contatos, criar grupos de amigos e silenciar conversas de forma individual no melhor estilo WhatsApp de ser. Os usuários também poderão compartilhar a sua localização com os amigos.

ios_8_multi_mensagens

Como rumores já apontavam, a nova versão do iOS terá foco na saúde do usuário. Através do HealthKit e utilizando informações fornecidas por aplicativos de outras empresas, como o Nike+ Running e o Nike+ Move, o aplicativo Health passará a fornecer, aos usuários, um panorama completo sobre a sua saúde, como pressão arterial, batimentos cardíacos e informações sobre seu peso e nível de açúcar no sangue, por exemplo. Juntamente com laboratórios e clínicas, a Apple pretende poder gerar alertas sobre a saúde do usuário de acordo com o seu histórico clínico.

ios_8_saude

Outra novidade, que já foi abordada no post sobre o OS X Yosemite, é que, a partir do iOS 8, os usuários contarão com uma integração muito maior entre celulares e tablets e Mac, podendo fazer ou atender chamadas telefônicas diretamente no Mac, assim como responder mensagens de texto. Além disso, com o Handoff, poderão continuar, em um dispositivo, uma tarefa que estava executando em outro. O usuário poderá, por exemplo, começar a escrever um e-mail no iPhone e terminar no Mac, uma vez que os próprios sistemas ofecerá tal possibilidade através de notificações.

No final da apresentação, a Apple surpreendeu muita gente ao anunciar os dispositivos que receberiam a nova versão do iOS, uma vez que o bom e velho de guerra iPad 2 ainda consta na listagem, tendo sido lançado em 2011. Como previsto, quem acabou ficando de fora foi o iPhone 4, uma vez que o suporte aos celulares da empresa da maçã começará no 4s.

ios_8_ipad2

/* Track outbound links in Google Analytics */