Vai ter Copa sim: voluntário dá seus primeiros passos com exoesqueleto de Miguel Nicolelis

projeto_andar_de_novo_1

O projeto WalkAgain tem mais 27 dias até o pontapé inicial da Copa do Mundo da FIFA 2014, e isto deve ser motivo de orgulho para todo e qualquer brasileiro, mesmo que ele seja contra o maior evento de futebol do planeta. Aproveito para deixar claro que como fanático pelo antigo esporte Bretão, sou totalmente a favor da Copa ser realizada por aqui, embora seja contra a roubalheira generalizada e desvios na construção dos estádios.

Para realizar a missão do projeto Andar de Novo (Walk Again), Nicolelis tem feito testes desde novembro com 8 voluntários, que estão tendo a chance de literalmente andar novamente. No dia 12 de junho na Arena Corinthians em São Paulo, um deles terá o privilégio de usar o exoesqueleto, carinhosamente chamado de BRA – Santos Dumont 1, para dar o pontapé inicial de Brasil x Croácia, o jogo mais aguardado dos últimos 4 anos, e não apenas por motivos futebolísticos.

Trata-se de um momento histórico, pois um voluntário irá não só andar novamente em um exoesqueleto controlado pelo seu cérebro, mas também terá a sensação de estar andando. O sistema funciona com uma “pele artificial” criada no laboratório do Prof. Gordon Cheng da Universidade Técnica de Munique, que vai cobrir pontos chaves do exoesqueleto, como a sola dos pés e as articulações do joelho e pélvis, e irá enviar o feedback para o voluntário.

projeto_andar_de_novo_2Usando a camiseta equipada com o “visualizador tátil” desenvolvida no laboratório do Professor Hannes Bleurer no Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne, Suíça, o voluntário receberá informações táteis que irão dar ao cérebro a possibilidade de “incorporar” o exoesqueleto, como se ele fizesse parte do seu corpo.

Além de ser um neurofisiologista brilhante, Nicolelis também tem uma ligação emocional pessoal com o futebol, e palmeirense fanático, faz uma verdadeira ode ao time alvi-verde em seu perfil no Twitter. A equipe do projeto Andar de Novo já garantiu a viabilidade técnica do experimento, e agora a bola está com a FIFA para que o sonho do Dr. Miguel se torne realidade.

Na página  de Nicolelis no Facebook, é possível acompanhar vários vídeos que mostram o progresso de testes com o exoesqueleto como este:

Leia também esta ótima matéria sobre o projeto na BBC.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */