Nokia Lumia 1020 chega ao Brasil com sua incrível câmera de 41 megapixels
A Nokia lançou oficialmente ontem no Brasil seus smartphones com tecnologia PureView, o Lumia 1020 e o Lumia 925, com destaque para a câmera do 1020, com estabilizador de imagens e sensor de 41 megapixels. Tive a oportunidade de testar na prática o smartphone por algumas horas, participando de um tour pelo Rio de Janeiro em um belíssimo dia de sol.
A câmera do Lumia 1020 conta com 6 lentes Carl Zeiss e a tecnologia PureView, o que resulta em uma qualidade de imagens impressionante. Ela é tão boa que conseguiu resultados plenamente satisfatórios mesmo com um leigo como eu por trás da câmera, afinal como eu sempre digo, como fotógrafo, eu sou um ótimo blogueiro.
Depois da lente, a melhor coisa do 1020 é o software. Usando o Nokia SmartCam é possível colocar efeitos de movimento, escolher a melhor foto de uma sequência, mas o grande destaque é o Nokia Pro Cam, que permite acesso direto a vários controles para poder tirar a melhor foto em qualquer circunstância. Esse foi meu segundo contato com o Lumia 1020, fiz um hands-on rápido (leia no meu outro blog, o Meio Bit) em um stand da T-Mobile na IFA em Berlim, mas desta vez tive tempo e liberdade para testar o aparelho com calma.
Para entender melhor o Lumia 1020, é preciso voltar no tempo. Quem conhece a Nokia sabe que a empresa sempre criou celulares que tiveram a fotografia como maior destaque, desde o Nokia 7650, passando pelo N90, primeiro com lentes Carl Zeiss, o clássico N95, o primeiro com câmera de 5 megapixels, até o PureView 808, lançado no ano passado. O que faltava nessa história era um aparelho com uma câmera PureView mas rodando o Windows Phone, e este é o Lumia 1020.
O smartphone tem tela AMOLED de 4.5” com Gorilla Glass 3, processador dual-core de 1.5 GHz e 2GB de RAM, especificações que dão conta da câmera com tranquilidade. O Lumia 1020 tem uma câmera realmente impressionante, mas que vai precisar de muito espaço para guardar todas estas imagens, felizmente ele está disponível em versões de 32 e 64GB (esta última exclusiva da operadora Vivo no Brasil).
O acessório Camera Grip aumenta bastante o volume do aparelho, mas isto é plenamente compensado pelo botão de disparo dedicado que ajuda a tirar fotos com mais precisão e pela bateria extra embutida, que tem carga para mais ou menos 5 horas.
O teste prático feito com fotos no Solar Real e Parque das Ruínas, em Santa Teresa, e nos morros da Urca e Pão de Açúcar, pude comprovar a qualidade da câmera e das imagens, mesmo sem estar usando o Camera Grip. Como disse no começo do texto, não sou fotógrafo e não tenho a pretensão de me considerar especialista sobre assunto, mas como um entusiasta da fotografia e da tecnologia, é impossível não ficar empolgado com o Lumia 1020 e sua câmera, que é um autêntico feito de maestria em engenharia. Sob o risco de soar repetitivo, é simplesmente impressionante que imagens de qualidade tão boa tenham sido feitas pela câmera de um smartphone.
Lumia 925 produzido no Brasil
Quem também está chegando ao Brasil é o Lumia 925, que está sendo produzido em Manaus, enquanto o Lumia 1020, será vendido em versão importada. O Lumia 925 se destaca na linha Lumia pelo case de alumínio, o que permite que ele seja bem leve e fino, com apenas 8.5 mm de espessura. A câmera de 8.7 megapixels do 925 também conta com tecnologia PureView, e tira ótimas fotos, o que torna o aparelho uma ótima opção para quem quer um smartphone com câmera de excelente qualidade, mas não precisa de algo tão avançado quanto a lente do Lumia 1020. Ele tem tela de 4.5” e processador dual-core de 1.5 GHz, com 1GB de RAM e 16GB de capacidade.
Preços
Os smartphones Lumia 1020 e 925 já estão sendo vendidos nas principais lojas do país por R$ 2.399 e R$ 1.799, ambos nas cores preta e branca (o 1020 amarelo chega em breve).
Queria agradecer a Fernanda Camargo (gerente de produtos da Nokia, foto do início do post) e ao Celso Winik (gerente de Windows Phone da Microsoft Brasil) pela oportunidade de testar o Lumia 1020 em primeira mão em sua chegada ao Brasil. As fotos que ilustram este post foram feitas com o Nokia Lumia 1020, com exceção da primeira, feita antes que a bateria do meu iPhone 5 acabasse.
Aguarde um review completo do Nokia Lumia 1020 e do Lumia 925 aqui no DD!
Saiba mais sobre o Lumia 1020 e sobre o Lumia 925 no Nokia Conversations.
Update: A equipe improvisada que montei com o Fernando Paiva do Mobile Time ficou em segundo lugar no desafio fotográfico do evento, que foi definido por número de likes, curtidas ou compartilhadas no Instagram, Twitter e Facebook, assim cada um de nós ganhou um Nokia Lumia 925. Parabéns a equipe que ficou em primeiro lugar e ganhou o Lumia 1020!