I Forgot My Phone, ou a importância de desligar o celular e ir viver a vida

I Forgot My Phone

Apesar de ser um grande adepto dos gadgets e da tecnologia, devo dizer que estou preocupado com o futuro da humanidade. Sei que é um clichê usado desde filmes baratos de ficção científica até obras primas como Wall-E, mas estamos perdendo algo essencial no meio de tanta tecnologia, simplesmente por não sabermos qual é a hora de parar, ou no caso, desligar.

Existe hora pra tudo, mas algo fundamental para todos nós é a interação com outros seres humanos, parte mais importante das nossas vidas. Muitas vezes perdemos momentos incríveis que estão acontecendo do nosso lado, simplesmente por estarmos olhando pra telinha do smartphone. O vídeo I Forgot My iPhone mostra exatamente isto. O vídeo criado por Charlene deGuzman e dirigido por Miles Crawford foi publicado na semana passada e já tem mais de 9 milhões de pageviews.

Antes de continuarmos, recomendo que você assista:

É verdade que o vídeo chega a ser caricato e a incomodar em alguns momentos, mas só por ser verdadeiro. Nós viramos caricaturas de nós mesmos quando usamos nossos celulares em absolutamente todos os momentos, e isto pode ser muito prejudicial para nossa humanidade. Pode ser estranho ler estas linhas em um blog de gadgets (embora o DD seja mais que isto), mas realmente acredito que é preciso ir a um show e assistir com os próprios olhos, ao invés de filmar pra ver depois no YouTube.

Charlene conta que teve a idéia depois de ir ao show do seu DJ favorito, e perceber que não conseguia ver nada por causa de milhares de celulares na sua frente o tempo inteiro, com as pessoas postando as fotos no Instagram e no Facebook, e escrevendo tweets sobre como o show estava sendo incrível. Isso é algo que me deixa revoltado, a pessoa não está assistindo ao show, ela está simplesmente se mostrando pelas redes sociais. Quero deixar claro que nada tenho contra os smartphones, mas é preciso saber viver, como dizia a canção do Roberto e Erasmo. Quantas vezes você saiu com seus amigos para tomar um chopp e viu alguns deles passando a noite inteira com o iPhone na mão? Quantas vezes esta pessoa era você? Infelizmente eu também preciso me policiar para não fazer exatamente o mesmo. Se você perder estes momentos, também perderá relacionamentos, amizades e oportunidades.

Perdi um grande amigo ontem. Trabalhamos juntos quase 20 anos atrás, quando fizemos a capa do CD da banda The Funk Fuckers, depois caminhamos por estradas diferentes, ele virou programador e um grande DJ e eu me tornei um humilde blogueiro, mas sempre tivemos em comum nossa grande amizade, nosso respeito mútuo, além de muitas risadas e muita, muita música. Eu nunca mais vou poder ligar pro Rafa para conversar sobre a vida, nossas paixões e nerdices em comum, e até mesmo nossas rivalidades futebolísticas.

Como o replicante Roy Batty fala no final de Blade Runner, “todos estes momentos vão se perder no tempo como lágrimas na chuva”. Assistir a este vídeo e pensar nisto me faz valorizar cada segundo que passo longe do celular, do tablet ou do computador, e ao lado dos meus amigos. Muitas vezes é preciso desligar o celular para viver a vida.

Via Boing Boing.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */