Dia do Orgulho Nerd? Dia do Orgulho Geek? Não, Hoje é o Dia da Toalha!

douglas_adams

Todo ano é a mesma coisa. Alguém sempre vem me falar em orgulho nerd, e quando explico que isso não existe, a pessoa fica chateada comigo. A data de hoje é importante pelo grande escritor Douglas Adams, autor da saga do Guia do Mochileiro das Galáxias, que com seu bom humor e sua genialidade celebrou a humanidade de cada um de nós. Quem é nerd mesmo, sai hoje com a sua toalha pendurada, em memória de Douglas. Dia do orgulho geek foi algo inventado pelo blogueiro espanhol Germán Martínez em 2006, comemorado no dia 25 de maio por ter sido o dia do lançamento de Star Wars, A New Hope em 1977. O problema é que dia do orgulho nerd não existe, foi algo inventado no Brasil para vender jornal e revista.

Towelday-Innsbruck

O “Towel Day”, ou Dia da Toalha, foi celebrado pela primeira no dia 25 de maio de 2001, duas semanas depois de morte de Douglas, e portanto bem antes do Dia do Orgulho Geek. Expliquei que todos os fãs de Douglas Adams devem levar uma tolha com eles em uma entrevista que dei com vários outros geeks e nerds para o Fantástico, mas é claro que cortaram isso da edição.

Dois anos atrás eu escrevi sobre o assunto no TechTudo, onde eu trabalhava como editor-chefe, e fui atacado de todas as formas por nerds orgulhosos. Nerd que é nerd não sente orgulho, ele é nerd e pronto. Queria ver um nerd orgulhoso na hora de sofrer bullying em uma época que isso nem tinha nome. Hoje em dia, quando tudo que os nerds gostavam está na moda e muitos deles viraram CEOs, ficou muito fácil dizer que é nerd, mas isso não é motivo de orgulho.

Como nerd que sou, no passado celebrei a data e Douglas com uma música no meu projeto diário musical (e maluco), o 366 Músicas. Confira todas as homenagens no site do Towel Day, mantido por amigos dele. Para celebrar o dia de hoje, saia com a sua toalha e leia algumas frases incríveis do Douglas Adams no Good Reads!

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */