Motorola Dext com MotoBlur, Um Android com Vida Social

motorola_dext_1

Recebemos da Motorola o Motorola Dext com MotoBlur, que pode ser definido como um celular com ênfase no lado social. Se você é como eu, está sempre checando seus e-mails e o que seus amigos andam dizendo no Twitter e outras redes sociais. Buscando acompanhar este ritmo, o Motorola Dext traz o MotoBlur, uma interface para a sua vida social, na qual você cria uma única conta e acessa widgets com o seu Gmail, Twitter, Facebook, Picasa e até o Orkut. Vale a pena avisar que o Dext passa a fazer isto automaticamente, por isto é bom preparar o seu plano de dados, senão a sua conta vai ficar bem alta. Como acompanho muitas pessoas no Twitter e Facebook, não consegui me acostumar com a luz de notificação que ficava acesa quase sempre, então resolvi desligar este recurso. Outro detalhe é que quando você segue muitas pessoas, fica praticamente impossível acompanhar tudo pelos widgets.

Para facilitar e agilizar a digitação de e-mails e atualização do seu perfil nas redes sociais o Motorola Dext (que lá fora se chama Cliq) tem um ótimo teclado QWERTY em um slide-out com direito a iluminação traseira e um botão de navegação direcional bem útil, que supera até mesmo o do seu irmão maior Motorola Milestone (que no exterior é conhecido pelo simpático nome de Droid). O Android é um sistema que cada dia me agrada mais, principalmente pelo acesso completo e irrestrito que oferece aos recursos do Google, que eu uso o tempo inteiro. O Dext roda a versão 1.5 do Android (também conhecida como Cupcake), mas fica aqui a esperança de que ele ganhe uma atualização em breve para rodar a versão 2.0 (Donut) como o Motorola Milestone ou a versão 2.1 (Eclair) do recém lançado Nexus One.

A duração da bateria de lítio polímero (1420 mAh) pode ser um problema para quem usa o celular de forma ininterrupta como eu. A Motorola diz que ele dura até 6 horas de conversação e até 320 horas em standby, mas o problema é que eu estou quase sempre conectado ao Gtalk, Twitter e outros serviços, e por isto a bateria vai indo embora ao longo do dia. É claro que, ao contrário do iPhone, você tem sempre a opção de comprar uma bateria reserva. O Dext tem A-GPS (com Google Maps) que pode ser usado para localizar o celular em caso de perda ou roubo e para mostrar sua localização para seus amigos através do Google Latitude.

Você pode instalar outros programas no Android Market, mas infelizmente o excelente Google Goggles ainda não está disponível nesta versão. Além da conectividade 3G HSDPA, o Motorola Dext tem Bluetooth A2DP 2.1 e Wi-Fi 802.11 b/g. Sua tela touchscreen capacitiva de 3.1” (320 x 480 pixels) tem uma resolução de 320 x 480 pixels, sendo capaz de mostrar até 256 mil cores. O Dext também tem acelerômetro e sensor de proximidade. A câmera de 5 megapixels tem foco automático e faz geo-tagging das suas fotos. Apesar de não ter Flash, o Dext tira boas fotos durante o dia. A memória interna é de apenas 1GB, mas o Dext tem um slot microSD que reconhece cartões de até 32GB (ele já vem com um cartão de 2GB).

O Motorola Dext é um celular muito interessante, que eu recomendo para quem precisa estar sempre atualizado com o mundo das redes sociais. Atualmente eu confesso que tenho usado mais o Motorola Milestone (aguarde review em breve aqui no DD), mas sinto falta de alguns recursos do MotoBlur.

Saiba mais sobre o Dext com Motoblur no site da Motorola.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */