Cobertura do Evento “Latest Creation” da Apple ao Vivo!
O evento de apresentação do Tablet da Apple acabou de começar na Califórnia, e como sempre você acompanha tudo aqui no Digital Drops. Fique ligado neste post para conferir todas as novidades.
Steve Jobs está no palco. Antes de apresentar o que todos estão esperando, ele fala um pouco sobre os números que refletem o sucesso da Apple.
O iPod já tem mais de 250 milhões de unidades vendidas. E a Apple já tem 284 lojas com a sua marca, que no último trimestre tiveram 50 milhões de visitantes. A AppStore do iPhone e iPod Touch já conta com mais de 140 mil programas, e já foram baixados mais de 3 bilhões de aplicativos.
Steve pergunta se há espaço para um meio termo entre os notebooks e os smartphones. Se a Apple vai entrar neste mercado, tem que oferecer algo a mais. Steve apresenta a plateia o iPad!
O iPad é bem fino, e você pode personalizar a tela inicial como quiser. Segundo Steve, oferece a melhor experiência em navegação na web que você já experimentou! O iPad toca vídeos do YouTube em HD, e segundo Steve, é muito melhor que um laptop, e muito melhor que um smartphone.
Steve faz uma demonstração do programa de e-mail, com uma teclado QWERTY de ótimo tamanho na tela. Ele mostra o calendário que tem o tamanho de um calendário de verdade.
A iTunes store está totalmente integrada ao iPad, assim você pode assistir a filmes e séries de TV de forma bem simples. A interface tem janelas pop que aparecem com detalhes sobre a música ou álbum que você está olhando. Steve mostra o programa de fotos, que funciona como o do iPhone.
Steve faz a demonstração do programa de mapas, e a resposta na tela é instantânea. Ele mostra um clipe do filme Star Trek em HD.
Agora o que todos estavam esperando, as especificações de hardware do iPad. Este novo objeto de desejo tem uma tela multi-touch capacitiva de 9.7″ e apenas 1,27 cm de espessura. Ele tem de 16GB a 64GB de capacidade, e processador Apple A4 de 1GHz. O iPad pesa 680 gramas e tem uma bateria que dura até 10 horas de uso.
Steve chama Scott Forstall para o palco para apresentar os programas e jogos. O iPad pode rodar todos os programas do iPhone sem qualquer tipo de modificação. Ele também pode rodar os programas e jogos em tela cheia, se você preferir.
Scott faz uma demonstração com o app do Facebook, e demonstra um jogo em OpenGLS. E diz que se o desenvolvedor fizer uma adaptação em seu programa ou jogo, o iPad pode rodá-los em tela cheia sem nenhum tipo de truque com um excelente resultado. A Apple está lançando um SDK hoje para isto.
Scott chama Mark Hickey da Gameloft ao palco, que faz uma demonstração do jogo N.O.V.A., com controles personalizados e comandos feitos com gestos.
Scott volta ao palco e chama Martin Nisenholtz para fazer uma demonstração do programa do New York Times, reescrito especialmente para o iPad. Segundo ele, a Apple capturou a essência de ler um jornal, oferecendo uma experiência superior.
Scott volta ao palco e chama Steve Sprang para fazer uma demonstração impressionante do programa Brushes, que vai estar disponível no lançamento do iPad.
Scott volta e chama ao palco Travis Boatman da EA, que apresenta uma versão do Need for Speed Shift criada especialmente para o iPad. Travis diz que programar para o iPad é meio diferente, é como “segurar uma tela HD na frente do seu rosto. É bem cool”.
Chad Evans da MLB.com sobe ao palco para mostrar seu programa, que conta com vídeo ao vivo integrado no aplicativo.
Scott volta e diz que enquanto esperamos pelo lançamento dos programas desenvolvidos para o iPad, podemos rodar todos os nossos programas antigos do iPhone e iPod Touch.
Steve Jobs sobe ao palco para falar sobre o leitor de eBooks nativo do iPad. Ele agradece a Amazon.com pelo “pioneirismo”, e diz que a Apple vai “subir nos ombros deles” com o programa iBooks, que conta com uma estante de livros e a sua própria loja integrada, a iBook Store. O iBooks usa o formato ePub, e permite que você troque as fontes das letras.
Steve chama Phil Schiller ao palco para falar sobre o iWork no iPad. Phil apresenta os programas Numbers e Keynote que aproveitam os recursos multi-touch do iPad. Cada programa do iWork vai custar US$ 9.99.
Steve Jobs volta e fala como o iPad pode ser sincronizado pela USB como qualquer iPhone ou iPod. Todos os iPads têm Wi-Fi nativo, e alguns modelos terão conectividade 3G. A Apple fez acordos com operadoras nos Estados Unidos para oferecer o iPad com plano de dados de 250MB por US$ 14.99 mensais, ou com um plano ilimitado por US$ 29.99 por mês.
Todos os modelos do iPad 3G são desbloqueados, e usam chips microSIM GSM. O iPad vai custar a partir de US$ 499 no exterior. Vamos conferir os preços de todos os modelos: US$ 499 pelo iPad de 16GB, US$ 599 pelo de 32GB, US$ 799 pelo de 64GB. Se você quiser um modelo com conectividade 3G, vai pagar mais US$ 130, ou seja, US$ 629 pelo de 16GB, US$ 729 pelo de 32GB e US$ 829 pelo modelo de 64GB.
O lançamento é em 2 meses, e no caso dos modelos com 3G, em 3 meses. A Apple também vai lançar alguns acessórios bem interessantes, como um dock que transforma o iPad em um porta-retratos digital, um dock especial com teclado e um case.
Steve descreve o iPad como a tecnologia mais avançada com a qual ele trabalhou na Apple. Ele diz que a Apple está na interseção entre a tecnologia e as artes, e com isto, encerra o evento.
Aguarde um post exclusivo sobre o novo iPad aqui no Digital Drops!
Todas as fotos usadas deste post são do Engadget, que fez um excelente LiveBlog deste lançamento.