Lente Óptica Eletrônica, O Formato das Coisas que Virão?
Eu sempre adorei ficção científica, e não é à toa que minhas séries de TV favoritas quando eu era um garoto nos anos 70 eram Star Trek e O Homem de 6 Milhões de Dólares. A tecnologia imaginada nestas séries e nos grandes clássicos da Sci-Fi cada vez mais se aproxima da realidade, e uma prova disto é este protótipo para uma lente óptica eletrônica, uma espécie de “tela” semi-transparente com luz LED integrado em uma lente de contato que recebe 330 microwatts sem fio através de um transmissor de rádio frequência. No futuro, este tipo de lente poderia ser usada em outras coisas como binóculos digitais, visão noturna ou até mesmo sensores que informariam o nível de glicose no sangue, por exemplo.
A ideia é que no futuro, uma lente de contato tenha centenas de LEDs que formariam imagens na frente do seu olho, uma visão biônica como a de Steve Austin. Difícil também não lembrar do Exterminador do Futuro e do Iron Man (lembra do Jarvis?). Segundo o pesquisador Dr. Babak Parvis (sem trocadilhos, por favor) da Universidade de Washington (em Seattle), “já é possível imaginar um futuro no qual uma simples lente de contato pode se tornar uma plataforma de verdade, como o iPhone é hoje, no qual seria possível rodar diferentes programas”.
É claro que ainda existe um imenso caminho a ser percorrido, mas é difícil não ficar empolgado. O Dr. Parvis fala em colocar um transmissor em um próximo protótipo. Agora imagine uma lente de contato com uma câmera para tirarmos fotos e enviá-las sem fio para um celular ou notebook? Eu não posso falar pelos outros, mas eu sempre sonhei com algo assim. E a bem da verdade, quando eu criei este humilde blog, foi justamente para falar sobre este tipo de coisa.
Saiba mais na h+ Magazine.
Via Slash Gear e Slashdot.