Conhecendo a Barra de Tarefas e Outros Recursos do Windows 7

Windows 7 Testers

E nosso tema desta semana no Windows 7 Testers são os recursos da área de trabalho do Windows 7. E mais uma vez, o Windows 7 faz jus a sua fama de simples e prático com recursos que facilitam bastante no dia a dia. Como usuário de Macs há anos, eu nunca entendi porque a busca do Windows (XP ou Vista) era tão confusa, enquanto a do OS X era tão fácil. Desta vez, os desenvolvedores da Microsoft acertaram, e o Desktop Search do Windows 7 faz exatamente o que se espera, ou seja, encontra o arquivo ou programa que você precisa de forma eficaz e instantânea. E os resultados são todos divididos em categorias, o que facilita a tarefa de encontrar precisamente o que você está procurando.

A barra de tarefas também ganhou recursos interessantes, e com o Windows 7 agora você pode fixar seus programas favoritos ali, algo bastante lógico e que funciona muito bem. Visualmente, esta barra de tarefas lembra o dock do OS X, a grande diferença é que ao passar o mouse sobre os programas da barra de tarefas do Windows 7 você pode visualizar todas as janelas, e até mesmo navegar por elas. Ao passar o mouse sobre uma das janelas, o programa aparece aberto na tela inteira. E ao clicar com o botão direito sobre o ícone de um programa na barra de tarefas, você pode ver uma lista dos últimos arquivos que abriu com aquele programa, algo bastante útil.

O AeroShake e o AeroPeek também são ótimos para quem precisa rodar vários programas ao mesmo tempo. Com o AeroShake, você pode “sacudir” a janela do browser, por exemplo, e temporariamente esconder todas outras janelas de qualquer programa. Quando estiver satisfeito, pode sacudir novamente e voltar com todas as janelas que estava trabalhando. O recurso funciona com o mouse, mas faz mesmo sentido para quem usa monitores multi-touch e pode usar gestos para sacudir a janela. O AeroPeek é algo que se usa a cada instante. Deixando o mouse sobre um ícone qualquer na barra de tarefas, você esconde todos os outros programas deixando uma marca transparente da borda de cada uma das janelas, e ao mexer o dedo, tudo volta ao normal. Você também pode clicar sobre o canto direito inferior da tela para esconder mesmo as janelas.

Este post faz parte da ação Windows 7 Testers.

Clique abaixo para ver um vídeo, com direito a participação especial na narração do herdeiro do Digital Drops!

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */