PSPgo, o retorno do PSP?

white_psp_goSaiu no último dia 01 de Outubro, a mais nova aposta da Sony na área do entretenimento eletrônico. O mesmo bom e velho PSP com uma reformulação pra lá de inovadora, pelo menos para o sistema. Essa é a quarta versão do console que está no mercado japonês desde dezembro de 2004, e no mercado americano e mundial desde março de 2005. As três alterações anteriores foram bem singelas perto do novo modelo “go“. O disco exclusivo do sistema chamado de UMD, deu lugar a um espaço interno de 16GB onde você compra os jogos via download. A sacada é boa, já que o UMD era considerado por grande parte das empresas de games o ponto negativo do aparelho. O modelo 3000 continua no mercado como um console mais barato, e o go chega como uma espécie de PSP de luxo, para um mercado mais requintado.

Faz algum tempo que o PSP passa por dificuldades. Apesar de grandes empresas dando suporte, o mercado de portáteis está na mão da Nintendo, com o DS. A pirataria é outro fator que fez o PSP afundar, a Sony lutou bravamente contra e tentou bloquear nos três últimos modelos, falhando em todas as investidas. Pensando em “matar dois coelhos com uma cajadada só”, a Sony tirou o drive de UMD e investiu no conteúdo por download que segundo ela, é livre de pirataria. O problema é que o modelo 3000 ainda continua no mercado…

O PSPgo entra no mercado com uma biblioteca de 225 títulos, filmes (exclusivo pros EUA), quadrinhos, séries de TV (exclusivo pros EUA) e clássicos de PSOne. Comparando o hardware com o modelo 3000, sua tela cai levemente de tamanho, de 4,3 polegadas, foi para 3,78. A memória interna de 16GB pode ganhar um acréscimo, aceitando o qualquer tamanho de Memory Stick Micro, antes o PSP aceitava cartões Memory Stick Duo. E por fim, o go tem Bluetooth. O preço é US$ 250 nos EUA contra os US$ 170,00 do modelo 3000.

Tivemos o prazer de testar o aparelho na E3 em Los Angeles em Junho passado, e contrário às críticas que o aparelho recebeu por ai, eu acho ele muito bom. Ele é mais leve, um posicionamento dos controles de forma mais bem distribuída, seguindo um pouco o design do GBA Advance SP, o portátil mais confortável que eu já joguei.

Links:
Meio Bit – Testamos o PSPgo
PSPgo website

Leia também aqui no DD:
Sony PSP-Go com Tela de 3.8” e 16GB de Capacidade
Sony PSPgo PSP-N1000 Apresentado Oficialmente na E3 2009

Autor: Spencer Stachi

Gamer de nascença, consultor de jogos como bico e designer como profissão.

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */