“Unboxing” do Nokia Booklet 3G
Celulares hoje em dia já podem ser considerados computadores de bolso. A quantidade de funções é tão grande, que alguns aparelhos encontram-se num limbo entre serem celulares comuns (ou smartphones) e netbooks. A verdade é que esses aparelhinhos já possuem muito mais poder de processamento e funcionalidades que muitos dos computadores de uma década atrás. Titio Bill deixou a Lei de Moore meio de lado quando disse que ninguém jamais precisaria de mais que 64KB de memória, talvez esse patamar hoje esteja em 64GB e em breve estaremos falando de TeraBytes. Partindo dessa premissa, a Nokia foi o maior fabricante de computadores do mundo em 2008. Acha estranho? Pare para pensar e veja do que é capaz um N97 ou um iPhone, por exemplo (vídeo após o jump).
Pensando nisso, a Nokia resolveu partir para o ataque e entrar no mercado de netbooks, diversificando a sua área de atuação. Com o crescimento vertiginoso do marketshare do iPhone e a contínua expansão dos BlackBerrys, a empresa das terras geladas resolveu se movimentar. Se essa atitude foi correta, é difícil dizer. Uma boa análise sobre o Nokia Booklet 3G lançado pela Nokia em agosto foi feita pelo Cardoso, no MeioBit. O netbook foi mostrado aqui e aqui no Digital Drops. O vídeo abaixo mostra o “unboxing” do equipamento, apresentando o conteúdo da caixa. Em breve teremos reviews mostrando se realmente ele entrega o que promete, como a alegada duração de 16h da bateria.
As configurações do equipamento mostrado incluem um processador Atom Z530, disco rígido de 120GB, 1GB de RAM, rede Wi-Fi 802.11n, e HDMI. Possui menos de uma polegada de espessura (0.78″ para ser exato) e um slot para SIM card hot-swap, além de integração com o serviço Ovi Maps.
Clique abaixo para ver um vídeo.