Minha Vida com o Nokia N95 8GB

Eu testei o Nokia N95 de 8GB todo preto durante os últimos meses, e posso dizer que fiquei muito bem impressionado. Não são apenas todos os seus recursos como GPS, conectividade 3G, Wi-Fi, Bluetooth estéreo e o seu slide duplo com teclas de áudio dedicadas, mas acima de tudo a câmera, que praticamente fez parte da minha família nestes últimos meses, em fotos perfeitas e filmes com qualidade de DVD.

Fazer o unboxing do N95 8GB é uma experiência muito agradável. Dá para ver o cuidado da Nokia para valorizar o seu produto. De cara podemos notar as diferenças para o N95 original, a começar pela embalagem. A tela do N95 8GB tem uma resolução QVGA (240 x 320 pixels) e é um pouco maior, com 2.8” contra 2.5” do N95 original. Já as teclas de navegação são um pouco menores, mas muito fáceis de usar. A bateria agora é de 1200 mAh, que dura muito mais do que a do modelo anterior. A câmera perdeu a sua tampa protetora, mas sinceramente acho que isto não faz a menor falta.

Perto dos 160MB do modelo original, os 8GB de capacidade do N95 é de tirar o fôlego, suficientes para guardar até 20 horas de filmes ou até 6000 músicas, sem falar nos programas, jogos do N-Gage e muito mais.

Clique abaixo para continuar lendo este post sobre o N95 8GB.

Como eu já comentei numa matéria, para o N95 ser perfeito, só faltava mesmo uma tela touchscreen. Como usuário de um celular touchscreen, nos primeiros dias de uso fiquei tentado a usar os dedos para selecionar os ícones na tela, mas depois me acostumei, porque a navegação com o botões funciona bem. E é preciso dizer que telas touchscreen são ótimas, mas nada é melhor do que um teclado de verdade na hora em que você quer fazer uma ligação rápida. Também é possível escrever pequenos textos com relativa rapidez no teclado do N95, e ele funciona com teclados Bluetooth externos, o que é muito perfeito para um blogueiro que precisa anotar as eventuais idéias de posts e colunas que podem surgir a qualquer momento.

Como eu já disse antes, a câmera de 5 megapixels com filmadora é o ponto alto do N95, e a minha função favorita no celular. Esta câmera com flash Xenon LED e lentes Carl Zeiss substituiu perfeitamente a minha câmera digital porque tira ótimas fotos em macro, além de boas imagens mesmo em condições de baixa luz. É bom lembrar que além dos 8GB de memória interna, o N95 8GB também tem um slot para cartões microSD de até 16GB, elevando a capacidade para 24GB. Esqueçam a frase anterior, que foi puro delírio da minha parte.

Outro ponto muito importante para um amante da música é o player, com o seu próprio teclado slide. Eu estou sempre escutando músicas enquanto ando pela rua, e ele substituiu o meu iPod com louvores nesta questão, graças ao controle remoto do headset, que tem botões dedicados para iniciar, parar, voltar e avançar as músicas, além do microfone para atender chamadas. Infelizmente não deu para testar o N95 com headsets Bluetooth estéreo porque eu ainda não comprei estes fones de ouvido, mas isto está na minha lista de prioridades.

O Nokia N95 8GB não é tão fino quanto o meu celular, mas se você levar em conta que ele substitui um telefone, MP3 player, uma filmadora e uma câmera digital ao mesmo tempo, o tamanho é totalmente aceitável, e além do mais, ele passou bem no teste de ser levado no bolso da calça jeans. O GPS com Nokia Mapas e Google Maps é um capítulo a parte, mas o principal é que o N95 também funciona como um navegador dando instruções a cada curva. Incluído com o celular estão 6 meses de uso do serviço Nokia Mapas. Outra dica é se associar ao Ovi, que junta os mais diversos serviços da Nokia.

Uma das melhores coisas do N95 é o fato de que ele tem uma boa integração com o Exchange e outros serviços para acessar seus calendários, e-mails e contatos na rede da sua empresa, assim se você alterar um contato na rua, ele será atualizado automaticamente na sua agenda principal.

Você pode instalar diversos tipos de programas, como por exemplo o OfficeSuite, você pode abrir, editar e até criar documentos do PowerPoint, Word e Excel, o que pode aumentar muito a sua produtividade quando você estiver longe do escritório.

Ele já vem com alguns demos de jogos do N-Gage, como o Asphalt 3 da Gameloft e o FIFA 07 da Electronic Arts. O acesso a web pelo browser da Nokia é difícil no começo, mas você acostuma. Você também deve ficar de olho nas últimas novidades de programas para instalar, mas alguns são essenciais, como o YouTube, Fring, Qik e Opera Mini. Confira aqui uma lista de 50 programas imperdíveis para o N95 8GB criada pelo N95 Blog.

Eu testei o sync do N95 com o Windows Vista e achei perfeito. Ao conectar o celular em um computador conectado a web e instalar os programas, você vai ter um acesso completo ao seu N95. O LifeBlog é bem interessante, mas não testei muito a fundo. O Sync com o Mac também funciona muito bem, com o programa Nokia Multimedia Transfer. É muito fácil enviar músicas do iTunes para o N95, nada pode ser mais simples, assim como importar as fotos pelo iPhoto.

A Nokia também está mandando muito bem na promoção do produto, porque além da ótima campanha NJornadas, também lançou o Nokia Sem Limites, um blog escrito pelos meus amigos Deive Pazos e Alexandre Ottoni do Jovem Nerd contando várias dicas e programinhas para instalar no N95, além de fazer uma promoção que vai dar um N95 8GB! Outro ponto a se destacar é a inauguração da Nokia Store SP, em São Paulo, uma das 10 lojas conceito da marca espalhadas pelo mundo.

Em um próximo teste vamos dar uma olhada no Nokia N81 aqui no DD, e em breve faremos um post sobre o famoso 5800 XpressMusic, o primeiro celular touchscreen da Nokia que reacendeu a minha esperança de um futuro N-Series que una o útil ao agradável, juntando uma tela touchscreen com um teclado QWERTY, que poderia aparecer em um terceiro slider, quem sabe.

Meu veredicto final sobre o N95 8GB é altamente positivo, seja como telefone celular ou como câmera digital. O N95 8GB é uma ótima escolha, e está facilmente entre os meus aparelhos favoritos da Nokia. Mas acho que o melhor elogio que posso fazer ao N95 8GB é que este post deveria ter sido feito em um mês, mas acabei ficando três meses com o aparelho. E confesso que ao mal devolvi o N95 8GB, já estou com muitas saudades, especialmente da câmera e do GPS!

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */