Como Criar um Blog de Sucesso! – Movimento Blog Voluntário

mov_blog_voluntario.jpg

Este post faz parte do Movimento Blog Voluntário, criado para combater o analfabetismo digital.

Existem muitas dicas e tutoriais de como criar um blog, e como não quero soar repetitivo, vou tratar do assunto de outra forma, tentando passar apenas a minha visão de como criar um blog, e depois de muito esforço, alcançar o sucesso, e o respeito dos seus leitores e dos demais blogueiros. Não tenho a menor pretensão de escrever um tutorial completo, e sim falar sobre os motivos e inspirações que levam alguém a criar um blog, e o que é mais importante nesta história.

Se você está animado para ter um blog, a primeira coisa que você deve pensar é sobre o assunto, que deve ser algo do qual você goste muito, e do qual tenha a necessidade de escrever e dar a sua opinião. Se o assunto for do interesse dos leitores, seu blog pode alcançar um enorme sucesso de público, mas esta deve ser a conseqüência, e não o propósito de criar um blog. O principal é que o assunto seja do seu interesse, ou ainda melhor, algo pelo qual você seja apaixonado. É muito importante também escolher um assunto sobre o qual você pode acrescentar a sua opinião e fazer a diferença, e não ser simplesmente mais um blog no infinito de blogs que existem por aí.

Existem muitos blogs no mundo, e apesar de existirem leitores para todos, é essencial que você se destaque, se quiser alcançar o mínimo de sucesso. Uma ótima dica para alcançar este objetivo é fazer um blog de nicho, que fale sobre um assunto específico, assim você vai criar um vínculo com os seus leitores. É claro que você pode atingir o sucesso com blogs de tema livre, mas na maioria dos casos, ter um tema definido é o caminho mais fácil para chegar lá.

Só para dar o meu exemplo pessoal, meus dois blogs de mais sucesso são o Digital Drops, este blog dedicado a gadgets que você está lendo agora, e o Blog de Brinquedo que fala sobre… brinquedos, é claro! Ter um nicho bem definido é muito importante, pois isto vai dizer qual vai ser o seu público, se ele vai ser grande ou não, além de tornar mais fácil a tarefa de encontrar anunciantes no futuro, se tudo der certo.

Um dos erros mais comuns de quem está criando um blog é copiar os textos de outros blogs, muitas vezes sem dar o crédito ou sequer um link, o que vai deixar o autor do texto original chateado, e com toda a razão, diga-se de passagem. Dá muito trabalho fazer a pesquisa sobre o assunto do post, levantar informações adicionais, e escrever seu próprio texto, mas sem isto seu blog NUNCA vai fazer sucesso.

Se o seu blog tiver conteúdo original e relevante, ele vai ser lido e alcançar os seus objetivos. Se o seu blog se limitar a copiar o conteúdo dos outros, ele nunca vai ser nada além de uma cópia barata. Não vou discutir o assunto novamente aqui, mas os leitores do Digital Drops já sabem muito bem o quanto isto me tira do sério. Se você estiver chegando aqui agora, é só ler este post, ou então este, para saber a minha opinião sobre plágio em blogs.

Também não adianta escrever dois posts por semana e achar que o blog vai fazer sucesso naturalmente. Não adianta se iludir, não existe nenhuma mágica, apenas trabalho, muito trabalho. Pense numa planta, ela só cresce se você regar, colocar adubo e cuidar dela, não é? Com um blog é a mesma história, se você não se dedicar, ele nunca vai ser lido, e muito menos se tornar uma referência no seu nicho.

Um dos primeiros passos para se criar um blog, pelo menos na minha opinião, é registrar um domínio. É claro que você pode usar serviços como o Blogger ou WordPress.com, que são simples de instalar e configurar, além não terem custo, mas se você realmente quer que o seu blog se destaque da multidão, é fundamental que ele tenha um domínio próprio, que seja ao mesmo tempo bem fácil de lembrar, e que de preferência tenha uma relação com o tema escolhido.

Para ser um bom blogueiro, é vital que você não tenha problemas em precisar trabalhar a qualquer hora do dia ou da noite, e esteja sempre de olho em tudo o que acontece no seu nicho. O ritmo de um blog não é para qualquer um, por isto se você não for capaz de manter o um fluxo constante de posts, é melhor nem começar.

Se for bem feito e tiver potencial, seu blog pode ser uma excelente oportunidade para você encontrar um emprego, além de abrir muitas outras portas na sua vida profissional.

O importante é que você sempre passe a sua opinião, e seja coerente com ela, caso contrário nada disto vai se concretizar. Conquistar a credibilidade do seu público é algo que demora a acontecer, mas pelo qual vale muito a pena lutar com todas as forças.

Depois que o blog estiver pronto, e que você já estiver dominando a arte de blogar, existem milhares de ajustes e providências para aumentar a visitação e visibilidade do seu blog, mas isto já é assunto para outros posts.

Espero que este post ajude alguém a criar seu próprio blog. Se este for o seu caso, depois que seu blog estiver pronto, não se esqueça de me avisar qual o endereço nos comentários!

Visite o site do Movimento Blog Voluntário para ver outros posts desta iniciativa.

Se você está mesmo interessado neste assunto, recomendo muito a leitura destes posts:
Interney.net – O que é um blog ou weblog ? Como fazer/criar um blog ? Quer se tornar blogueiro ?
Blog da Maysa – Como aumentar as visitas em seu blog ou site
Quero ter um Blog – 11 motivos para você ter um blog de uma vez por todas
Efetividade – Vai criar um blog? Aprenda as receitas de sucesso dos blogs mais conhecidos

Leia também aqui no DD: Participe Você Também do Movimento Blog Voluntário.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */