BarCamp Rio 2007: Resumo das Atividades

Aconteceu no domingo passado o primeiro BarCamp Rio, no auditório do RDC na PUC-Rio, organizado por mim, com apoio da Ideiasnet e suas empresas iMusica, Coolnex Cards, Bolsa de Mulher e NetMovies, além do Vilago e do BlogBlogs, as quais eu agradeço imensamente pela força e pelo apoio, sem os quais o BarCamp Rio não teria saído do papel.

Graças ao apoio da Ideiasnet, nenhum blogueiro ficou de barriga vazia, pois tivemos um belo café da manhã e coffee-break. O evento também contou com uma parceria com o Metrô Rio, que disponibilizou dois bilhetes (sendo um duplo) e um mapa do Rio de Janeiro para todos os inscritos voltarem para casa e conhecerem um pouco mais da cidade. A Ideiasnet, Vilago e BlogBlogs patrocinaram as camisetas do evento que foram distribuídas para todos os inscritos. Também quero fazer um agradecimento especial ao Aranha do Instituto Gênesis da PUC-Rio, por toda a força que ele nos deu.

Vamos ao que interessa: O encontro reuniu a nata da blogosfera[bb] Brasileira, com direito as presenças ilustres de mais de 160 blogueiros, entre eles Edney Souza, Alexandre Inagaki, Alexandre Fugita, Bruno Alves, Marmota, Carlos Cardoso, Luís Gravatá, Mr. Manson, Fabio FZero, Wagner Tamanaha, Cris Dias, Fabio Seixas, S1mone, Ian Black, Nando Kanarski, Rafael Slonik, entre muitos e muitos outros, tantos que não dá para citar todo mundo por aqui.

No início do evento fiz a distribuição dos pacotes de Coolnex Cards da Blogosfera, cujo objetivo principal era aumentar a interação entre os participantes durante o BarCamp Rio. O objetivo foi plenamente alcançado, e durante todo o dia os participantes assediaram os blogueiros que tinham cards para completar a sua coleção. Eu era o único que tinha dois cards para distribuir, pois além do card do Digital Drops, eu também tinha o card temático do BarCamp Rio, e não voltei com nenhum card para casa.

Vamos lembrar como foi o BarCamp Rio. Na parte da manhã tivemos no auditório a apresentação “Crise existencial do conteúdo 2.0”, feita por João Carlos Caribé. Depois entrou em cena Miss Moura, que falou sobre Orkut e e-CRM. Eu odeio Orkut, mas a discussão foi bem interessante.

Depois Galileu Vieira, que é Diretor de Novas Tecnologias da Microsoft, mexeu na ferida durante a discussão “Velha Mídia x Nova Mídia”, perguntando porque uma empresa deve investir em blogs, se o retorno da mídia tradicional é aparentemente mais efetivo? Nesta hora o auditório pegou fogo, com todos tentando justificar porque apostar na nova mídia era proveitoso.

No Espaço Aberto do RDC (as mesas do lado de fora), tivemos uma palestra sobre “Jornalismo Colaborativo”, e depois a reunião do HadouCamp, que vai ser um BarCamp só sobre vídeogames[bb]! Eu não preciso nem dizer que já estou inscrito e dou a maior força para este evento, não é?

Na volta do almoço, Alexandre Inagaki e Edney Souza fizeram no auditório uma apresentação sobre o Interney Blogs e falaram sobre modelos de negócio, mídia-kits e outras coisas muito importantes para os blogueiros. Este também foi um dos pontos altos do evento, mesmo que o assunto tenha caído para a monetização e adsense, que era um assunto teoricamente “proibido” no BarCamp. Do lado de fora, rolou um ótimo papo sobre o framework CakePHP.

barcamprio_2.jpg

Depois do coffe-break, foi a vez de Liana Brazil e Russ Rive do SuperUber subirem ao palco do auditório. Liana e Russ apresentaram seu blog Interface e mostraram um vídeo com as últimas e incríveis instalações multimídia interativas que eles desenvolveram nos últimos tempos.

O pessoal do Descolando! apresentou um case do seu serviço, uma rede social na qual alunos podem avaliar e dar notas para os seus professores. Enquanto isso, do lado de fora do auditório, nas sacadas do RDC, o papo estava quente. Bruno Alves reunia uma roda de blogueiros, enquanto Marco Gomes do Boo-box apresentava excelentes novidades, a inclusão das lojas Americanas.com e Submarino no serviço.

Para finalizar, fiz minha apresentação dos Coolnex Cards da Blogosfera, entregando os kits completos com os cartões para cada blogueiro, menos o Guilherme do Papo de Homem que não pode comparecer, e o Conrado Navarro do Dinheirama, que precisou ir embora mais cedo.

O tempo infelizmente foi curto para tantas discussões e conteúdo, e não conseguimos realizar algumas apresentações, como a do Bruno Alves e do Paulo sobre SEO e Blogs. Nosso objetivo inicial era ter marcado o BarCamp em dois dias, sábado e domingo, mas infelizmente não foi possível, pois esta era a única data disponível até o final do ano na PUC.

A verdade é que se nós tivéssemos a nossa disposição algumas salas, o BarCamp teria sido ainda melhor, com mais discussões, mas de qualquer forma acho que o BarCamp Rio foi em um evento válido e proveitoso, uma experiência enriquecedora para todos que estiveram presentes, como bem disse o Sérgio Lima em seu blog. A maioria esmagadora dos posts sobre o evento elogia a organização e o conteúdo. Eu agradeço a todos os presentes pela participação. Que venham os próximos BarCamps!

Confira as fotos do BarCamp Rio no Flickr.

Segue uma lista de repercussões do BarCamp na blogosfera, que será atualizada:

Pensar Enlouquece
BR Point
Interney
Nababu
Colméia
John Bayens
Marco Gomes (Boo-box)
Luana Furtado
S1mone
Work Class Anti-Hero
Geek Chic
Rockerspace
Oito Passos
Sérgio Lima
Webpaulo
Treta
TechBits
Gravateiros
Diário do Rio
Diversos
Cobalto
Tomate Cru
Bruno Fontes
Blog Rio Temporada
Gema Carioca
Jovem Nerd
Futilidade Pública
Madame Bela
Diversos
Maffalda
Ligeirinho
Receita do Sucesso
Renata

Clique abaixo para ver uma imagem do painel do BarCamp Rio.


barcamprio_3.jpg

/* Track outbound links in Google Analytics */