Rumos e Tendências da Blogosfera Brasileira
Foi publicada ontem no HiTech Live a etapa do Debate da Blogosfera Brasileira na qual eu participei, “Rumos e Tendências da Blogosfera Brasileira”. Os debatedores foram Cilene Bonfim, Bia Kunze, Manoel Netto, Marco Gomes, e o rebatedor foi o Ricardo Cabianca. Como vocês já sabem, este debate foi convocado pelo Wagner do Boombust.
Tomei a liberdade de reproduzir este ótimo bate-papo para os leitores do Digital Drops. Além das perguntas, o Ca’bianca também deu ótimas opiniões.
O texto completo você lê no HiTech Live ou depois do jump.
Leia também: Acompanhe o Debate da Blogosfera Brasileira!
Via HiTech Live e Boombust.
Clique abaixo para ler a nossa etapa do debate.
FALANDO SOBRE A BLOGOSFERA
De Cilene Bonfim para Bia Kunze
O que você acha da blogosfera brasileira?
Resposta:
Para começar, o termo ‘blogosfera’, dá uma impressão negativa de ‘panelinha’, não gosto muito. Mas eu considero que os blogueiros brasileiros estão entre os melhores do mundo. Não importa se são blogueiros independentes ou vinculados aos grandes veículos. Brasileiro gosta de socializar e é por isso que blogs fazem tanto sucesso aqui. Mídias colaborativas têm tudo a ver conosco.
Mas confesso que acho errado quando a ‘blogosfera’ se une para se fazer de vítima diante da chamada ‘mídia tradicional’. Os blogs não precisam disso, sua força já está mais do que provada. Não é apontando o dedo e esbravejando contra as outras mídias que se adquire respeito.
Nunca sofri preconceito por ser blogueira, mas por ser uma ‘mulher dentista’ que fala de tecnologia, sim. Meu blog me abriu muitas portas, tanto para minha profissão como na área de comunicação, onde estou investindo metade do meu tempo hoje.
Não me considero uma purista de blogs, sou partidária da convergência. E é disso que eu e o público brasileiro gostamos
O rebate do Ca’bianca
Realmente Bia. Concordo com a sua afirmação de que a mídias colaborativas e redes sociais tem tudo a ver com os brasileiros, afinal somos conhecidos como um povo social, que recebe todos muito bem e gosta de fazer amizades. E como também gostamos de nos expressar, de falar, de colocar a boca no trombone, as ferramentas fáceis de publicação de conteúdo e informação tendem a crescer.
Em se tratando da blogosfera, aquela onde o consumidor, o ser humano mortal tem voz e milhões podem ouvir (ler), ela está mesmo ganhando força e vai receber muita “pancada” por estar crescendo. Como fazemos parte dela, podemos até achar graça, mas para posicionar no mercado – pelo menos aqueles que usam a estrutura de um blog de forma profissional ou como cartão de visita, devem pelo menos mostrar que não é bem assim, que “batendo” a gente abaixa a cabeça. Mas sim, sou da paz e tem espaço para todos…
De Nick Ellis para Manoel Netto
Está acontecendo uma discussão lá fora sobre o impacto das redes sociais como o Facebook no futuro dos blogs, e porque alguém manteria um blog podendo ter uma página pessoal em um destes serviços, que serviria aos mesmos propósitos. Você acha que as redes sociais podem mesmo ameaçar o futuro dos blogs?
Resposta
Ameaçar eu não digo, mas com o crescimento das redes sociais e o consequente lançamento de novas funcionalidades – como blogs e fotologs internos – eu acredito que iremos presenciar uma espécie de migração para esses serviços dos atuais blogs pessoais, os verdadeiros diários virtuais. Mas veja que mesmo dentro de um facebook, gazaag ou orkut, um blog ainda é um blog. Os blogs que são escritos por profissionais de alguma área, especialistas em algum assunto ou os “amadores profissionais” continuarão seguindo seu caminho e cada vez mais próximos do que vemos hoje somente em grandes portais e imprensa tradicional.
O rebate do Ca’bianca
Isso é uma representação de que distribuir informação e conhecimento pode ser feita de qualquer maneira, através de vários canais e ferramentas na web. O que imagino – e talvez tentando conceituar – é que a blogosfera, como conhecemos hoje, irá se tornar uma estrutura particular de se fazer chegar informação para milhões de pessoas de forma irrestrita, já as redes sociais o farão de forma, mas segmentada e exclusiva, visto que para ter acesso ao conteúdo disponível nelas (nas redes sociais) é necessário estar lá dentro. De qualquer forma, é natural que com o passar do tempo, os canais vão se adaptando e se posicionando em seus nichos…é ….pode ser….quem sabe?
EM BUSCA DO SUCESSO E O CAMINHO PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO
De Cilene Bonfim para Manoel Netto
Fazer um blog falando sobre a novidades tecnologicas é o primeiro passo para o sucesso?
Resposta
Não. O primeiro passo para o sucesso é criar um blog em que você possa escrever com propriedade e dedicação. Não adianta escolher um assunto que você não domina ou não ter tempo para atualizá-lo, fazer propaganda dele, investir seu tempo e recursos financeiros. Uma outra opção seria criar um blog sem tema definido, genérico, mas a blogosfera já está muito saturada – falo por experiência própria – e ganhar espaço é bastante difícil. Se você escreve bem, se você domina o assunto que escolheu, se dedica tempo para escrever, ajustar template, estudar SEO, frequentar eventos, criar seu networking, você já deu vários passos em direção ao sucesso.
O rebate do Ca’bianca
Esta receita para crescer e aparecer, dada pelo Manoel Netto devia ser cobrada…rs. É quase óbvio, mas sabemos que muitos não pensam assim. Mas tudo bem, a nossa blogosfera está em eterna evolução e a cada passo alguns níveis serão constituídos. Penso que existirão os blogs que levam informação e conhecimento novo e de qualidade para todos, teremos blogs que são opiniões pessoais, de consumidores, de pessoas comuns e talvez por fim os blogs que só replicam informação. E isso tudo, dentro de centenas de segmentos, pois concordo com o Manoel – e é uma característica da nossa vida cotidiana – que quanto mais segmentado, mais fácil é para o leitor, que não perde tempo (que hoje já é curto) buscando informação.
De Nick Ellis para Marco Gomes
Em primeiro lugar, parabéns pelo sucesso do boo-box, uma refêrencia de sucesso para todos na blogosfera brasileira. Quais são os caminhos para a profissionalização da blogosfera brasileira? Você vê espaço para a criação de um “Federated Media” no Brasil, ou seja, uma empresa que negocie espaços publicitários em blogs de uma mesma rede?
Resposta
Obrigado pelo reconhecimento, estamos trabalhando bastante para fazer o boo-box cada vez mais eficiente pra blogueiros, leitores e e-commerces.
Em minha opinião a blogosfera não precisa se profissionalizar completamente, podemos ter probloggers e funbloggers convivendo pacificamente. Acho muito legal não termos essa divisão de castas na blogosfera brasileira, torço para que tal divisão discriminatória nunca exista. Eu, por exemplo, adoro ser um funblogger e não precisar atrair leitores paraquedistas com títulos sensacionalistas pro Google comer no café da manhã.
Eu gosto de enxergar blogs como representações de humanos na Internet, o verdadeiro avatar virtual é o blog e não um bonequinho em 3D tosco, eu já tinha um cérebro funcionando antes de ter roupas maneiras e um chapéu nigeriano.
Humanos se reúnem desde que alguém entrou numa caverna, fez uma fogueira dentro e desenhou umas cenas maneiras nas paredes, a popularização das vilas de blogs é uma evolução natural, e onde tem gente reunida tem alguém querendo vender coisas.
As redes de anúncios irão surgir, mas eu prefiro apostar no caminho do controle nas mãos do autor. Você está criando conteúdo? Então você decide qual anúncio será associado à esse conteúdo.
Se criarmos ferramentas de inserção de anúncios suficientemente simples as redes de anúncios se tornam desnecessárias. Mesmo os grandes anunciantes poderão acessar milhares de blogs se entrarem em contato com o construtor da ferramenta, disponibilizando seu anúncio pros blogueiros usarem, se o anúncio for bom, os blogueiros irão usar e o marketing funcionará.
Eu acredito nas na formação de comunidades de blogs, mas nem todo anúncio precisa ser negociado com a rede, cada blogueiro pode ter o controle do marketing que será associado a seu conteúdo.
O rebate do Ca’bianca
Bem, para começar Marco, onde você comprou aquele chapéu tinha….? esquece…rs. Voltando à parte interessante. Como já fui anunciante, e atendimento de agência de propaganda, sei como é difícil escolher e acertar no melhor canal de mídia. Não é a toa que existe até premiação para o profissional de Mídia nas agências, afinal, é através dos canais de mídia (entendam contato) que uma marca chega até seu público alvo. Gosto desta visão de que o autor de um blog tem que ter o controle do que aparece lá, visto que é a “cara” dele, e não vai querer aparecer de modo “feio” para seus leitores – que é a razão da sua existência. Mas trazendo para o mundo prático, é bem capaz que a necessidade provoque a formação de uma estrutura para mídia em vários blogs. E para finalizar, espero também que não aconteça uma profissionalização de toda a blogosfera, para que possamos ter espaço para todos, bem democrático, mas como citei no rebate anterior, creio que haverão nichos de blogueiros…
De Marco Gomes para Nick Ellis
Você acha que o blogging como conhecemos hoje será uma “profissão”, em termos legais, algum dia? Você aposta que a atividade de blogueiro profissional vai crescer numericamente ou acredita que vá definhar por não ser sustentável?
Resposta
Acho que a profissão de blogueiro vai crescer muito nos próximos anos, graças ao aperfeiçoamento das ferramentas de monetização e também pela união e troca de informações entre os blogueiros.
Para ser bem sucedido, no entanto, o blogueiro profissional vai precisar das mesmas coisas que um trabalhador precisa no mundo real, ou seja, muito estudo e pesquisa, sorte e acima de tudo muita dedicação e trabalho para criar um conteúdo de qualidade que se destaque na verdadeira multidão de blogs que surgem a cada dia.
Acredito que o blogueiro que escreve textos de qualidade e dedica o seu tempo ao seu blog de forma profissional vai colher muitos frutos no futuro.
O rebate do Ca’bianca
Boa Nick, boa resposta para uma excelente e oportuna pergunta. Blogar de forma profissional, ou seja, ganhar dinheiro com o que escreve e\ou usar o blog como peça de divulgação, relacionamento e cartão de visita é igual a qualquer outra atividade profissional. Só não sei Marco, como se dará a profissionalização de forma legal como citou. Lembro que no início da web, houve uma discussão sobre a criação de novas carreiras, de webdesign por exemplo e como acabou a profissão de datilógrafo, é bem capaz que algumas Carteiras de Trabalho sejam carimbadas como “Blogueiro”, “Blogalista”, “Bloguicitário”…e por aí vai!
Pergunta do Manoel Netto (para todos os participantes)
Com o aumento do foco em blogs pelas outras mídias, inclusive possibilitando a atuação de blogueiros em eventos como imprensa e despertando a rivalidade de jornais grandes (vide campanha do Estadão), você acha que a tendência é que blogueiros famosos virem colunistas em jornais/revistas/portais ou que os blogs irão competir em pé de igualdade com esses veículos em pouco tempo?
Resposta do Marco Gomes – Hoje já podemos ver vários cenários diferentes, temos blogueiros como colunistas em grandes veículos, blogs incomodando portais, redes de blogs mais poderosas que alguns exemplares de mídia impressa.
Para o futuro eu aposto num “agregador de Blogs”, uma mistura de Interney Blogs, Wikipédia e BlogBlogs, e esse sim, irá competir em pé de igualdade com qualquer grande veículo de comunicação, porque assim como a Wikipédia, terá muito mais editores e produtores de conteúdo que qualquer jornal jamais conseguiu contratar.
Eu não acredito que a nata dos blogueiros será absorvida pela mídia mainstream, aposto num novo veículo (ou mais de um), formado por blogueiros, muito mais ágil e sincero, mas com seus próprios defeitos e qualidades.
Resposta do Nick Ellis – Não acredito que os blogueiros famosos virem colunistas em portais, jornais e revistas, a não ser em casos especiais e muitas vezes temporários, como os blogs do Mr. Manson no G1. É claro que existem outras exceções, mas considero que isso não é uma tendência e não vai se tornar uma regra.
Para mim a grande força dos blogs é justamente poder mostrar um ponto de vista diferente do tradicional, com isenção e opinião. Caso os blogueiros sejam absorvidos pela estrutura vigente, acredito que muitos vão perder o foco, e o impacto dos seus textos também não será o mesmo. Como conseqüência, os blogs também perderão muitos dos seus leitores mais fiéis.
Ao manter o blog fiel ao seu estilo de escrever e as suas opiniões, os blogueiros famosos vão ter a condição de competir de igual para igual com qualquer veículo de comunicação. Para mim a tendência natural é mesmo o crescimento e valorização dos blogs como modelo.
O rebate do Ca’bianca
Vou aproveitar a pergunta e dar minha resposta. Até poderemos ver alguns bloggers indo para em jornais/revistas/portais. A grande questão é se estes canais assumirão as características de um blog, que entendo ser um “bate-papo” de grande interatividade, textos apresentando opiniões pessoais, centenas de links e uma forma de ajudar o leitor a encontrar informação além do que ele conhece. E sem dúvida nenhuma, veremos blogs disputando atenção com outros canais – que chamamos de tradicionais.
MOBILE BLOGGER – A REVOLUÇÃO DE BLOGAR DE QUALQUER LUGAR
De Nick Ellis para Bia Kunze
Hoje em dia o micro-blogging está em evidência, graças ao sucesso do Twitter, Pownce e outros concorrentes. Este estilo de blogar pode ser feito a partir de dispositivos móveis com muita agilidade e facilidade. Como você acha que isto vai influenciar a blogosfera brasileira?
Resposta
Blogueiro é ‘novidadeiro’ e criativo por natureza, adora incorporar novidades ao seu ‘ninho’ para que todos vejam e interajam.
Os sistemas de blogging ‘on-the-go’ são uma mão na roda para quem quer abastecer seu site de qualquer lugar. A única barreira no Brasil, os preços dos aparelhos e serviços, está começando a cair. Podemos esperar para breve a blogosfera adotando em massa essas novas facilidades, como já acontece com serviços 2.0 de conteúdo multimídia
O rebate do Ca’bianca
Bia, é claro que você é a pessoa mais indicada para afirmar isso e acredito que quando pudermos soltar uma informação na rede, a qualquer hora e de qualquer lugar, conheceremos a verdadeira revolução, fruto do espaço amplo para a voz do povo!
Do Marco Gomes para Bia Kunze
Você é um caso claro de profissional de área não diretamente relacionada a tecnologia, mas que, sendo uma geek de sangue forte, ganhou notoriedade escrevendo sobre algo estranho à seus companheiros de profissão. Vivendo em meio a uma blogosfera que vive discutindo sobre plugins em PHP para WordPress, códigos JavaScript para customizar templates, técnicas de marcação para pescar paraquedistas, como você prevê a entrada dos não-nerds na blogosfera do futuro? Precisaremos de maneiras ainda mais fáceis de blogar para pessoas que mal sabem usar e-mail? Ou você acha que, para produzir conteúdo relevante, as pessoas sempre precisarão gastar alguns minutos da vida entendendo as diferentes maneiras de postar uma imagem?
Resposta
Quem se interessa por algo de verdade, vai a fundo, pesquisa, se informa… se não fosse assim, eu viveria apenas entre brocas, bisturis e motorzinhos.
Mas no mundo da tecnologia, não basta o usuário se interessar por alguma coisa. Hoje, a web se tornou uma ferramenta de trabalho importante – inclusive os blogs! – e não é mais um reduto de nerds!
E-mail, IMs, blogs, wikis… são ferramentas de comunicação que vão além dos meros “interessados em tecnologia”.
Por sua vez, para quem está do lado de lá, como fornecedor de produtos e serviços, vale a máxima de oferecer novidades cada vez mais user-friendly. Ou idiot-proof, como preferir… É uma lição que todos têm a aprender com a Apple. Senão, morrerão na praia
O rebate do Ca’bianca
Para facilitar devia repetir aqui o rebate anterior, mas não farei isso. Só complementando, blogar é uma forma de expor nossa opinião para milhões de pessoas. Quando este canal, junto com demais outros, ganharem mais facilidades e estarem disponíveis para todos, tenho certeza que uma grande mudança na humanidade irá acontecer. Exemplos para reflexão: a globalização e a velocidade da informação (um vulcão explode no Japão e sabemos aqui no Brasil em questão de pouco tempo, inclusive afetando nossa economia).
A BLOGOSFERA NÃO TEM FRONTEIRA
De Nick Ellis para Cilene Bonfim
Como você está fora do Brasil, deve ter uma perspectiva diferente do que acontece na nossa blogosfera. De acordo com o Wikipedia, o português é a sexta língua mais falada do mundo, e a língua mais falada da América do Sul. Como você avalia a perspectiva de sucesso da nossa blogosfera em outros países que falam o português como Portugal, por exemplo, e quais seriam os passos necessários para uma internacionalização dos nossos blogs?
Resposta
Infelizmente não acho que a língua portuguesa, mesmo com esses milhões de falantes, vá ser sucesso na blogosfera. Não tem como? E não vejo muitas perspectivas para nós que escrevemos em português, mas mesmo assim existe um enorme mercado fora do eixo Europa, Estados Unidos que podemos dominar, mas sempre seremos considerados de segunda classe, acho. O Futuro da blogosfera está no inglês que já domina tudo e no espanhol. Fora disso não tem muito futuro. Acho que os brasileiros que dominam bem o inglês deveriam começar a escrever em inglês. Como os noruegueses fazem. Os blogs deles de sucesso são escritos em inglês e fazem enorme sucesso entre os americanos.
De Cilene Bonfim para Nick Ellis
Que blog dar mais lucros para voce? seu blog em ingles? ou em portugues?
Resposta
Apesar de ainda estar entre os meus projetos ter um blog em inglês, ainda não tive tempo de começar, mas enquanto isso escrevo regularmente no blog Coolest Gadgets. Neste blog eu recebo por post publicado, e como preciso fazer um post com um número mínimo de palavras, acabo gastando um bom tempo para criar cada notícia.
Acredito que se eu escrevesse no blog em inglês com a mesma regularidade que escrevo no meu próprio blog em português, eu certamente teria um rendimento muito maior, mas como escrevo no máximo um post por dia, o meu blog em português acaba me dando mais retorno e lucro.
De qualquer forma não existe comparação entre a rentabilidade de um blog em inglês e um escrito em português, desde que os dois tenham um conteúdo de qualidade, é claro. Só como exemplo, se você tem um blog escrito em inglês e consegue uma referência de blogs famosos como o Gizmodo ou o Engadget, ou então colocar uma notícia do seu blog em destaque no Digg, vai obter como retorno um enorme fluxo de visitantes, o que aumenta e muito a rentabilidade do blog.
O rebate do Ca’bianca
Aqui foi quase um bate-volta, mas o assunto é de estrema relevância para os rumos e tendências da blogosfera brasileira. Está claro que temos capacidade de ganhar outros mundos e experimentar novos sabores. O Nick e a Cilene são catedráticos em afirmar que além do espaço que ainda existe no Brasil, ele é milhões de vezes maior fora de nossas fronteiras. E como a Bia citou um pouco mais acima, brasileiro está entre os melhores bloggers do mundo, pois sabemos nos expressar, somos simpáticos e conhecemos de tudo um pouco. Portanto, comece a exercer seu lado internacional.
A partir daqui, quando terminaram as perguntas e respostas, eu deveria fazer um fechamento…ok, vou fazer, mas a Cilene Bonfim mandou sua visão sobre os rumos e tendências da blogosfera brasileira:
Opinião da Cilene Bonfim
Num futuro bem próximo os blogs vão se tornar tão competitivos, mas tão competitivos que somente os muitos bons irão sobreviver. E esses serão indexados, para usar uma palavra do meio, pela mídia tradicional, que vai deixar de ser tradicional e deve se adaptar muito bem aos novos meios. E porque eles vão se adaptar? Porque eles têm muita experiência nessa área e precisam apenas contratar esses novos profissionais que estão surgindo.
O blogueiro do futuro tem que ser multimídia, ou seja, tem que saber tudo e falar de tudo. Hoje quem dá dicas de como fazer as coisas num blog, dicas de tecnologia, vira um sucesso, mas a nova geração já vem pronta nesse quesito. Essa nova geração não quer saber de dicas porque eles nasceram usando computadores de alta geração, games e etc. Eles já sabem tudo. Talvez as pessoas chamem essa nova fase de WEB 3.0. Essa geração totalmente alfabetizada tecnologicamente quer tudo muito rápido, então o blogueiro do futuro tem que saber passar sua mensagem no máximo em 2 parágrafos porque eles não têm tempo para ler duas laudas e nem paciência. O profissional blogueiro, ou outro nome que venha a ter, será muito, mas muito valorizado do mercado de trabalho.
Rumos e tendências da blogosfera brasileira
Agora sou eu (Cabianca). Está claro que pela experiência histórica, principalmente na história da web, qualquer previsão tem chance de acontecer como não acontecer. Lembram que diziam que a internet não ia vender produtos? Lembram que diziam que com o crescimento da web o rádio ia sumir? Lembram que diziam que os blogs eram feitos por adolescentes como um diário virtual? Lembram???
Pois bem, eu me lembro.
Conversando com um grande amigo e conhecedor do mundo virtual, o Gil Giardelli, ele disse que a blogosfera ainda tem características de vanguarda. Eu o questionei sobre isso dizendo que concordo em parte, mas daqui a seis meses, bem contados, não será mais uma vanguarda e estará mais concretizada do que agora. A velocidade da web (que todos conhecemos) é real e a blogosfera – que está dentro da web – é um acelerador.
Como os blogueiros debatedores afirmaram aqui, sabemos blogar. É claro que estamos vivenciando uma situação de conhecimento e por isso que debates como este são bem vindos e necessários, bem como o encontro que irá acontecer daqui a dois dias em São Paulo.
Agora fecha os olhos e imagina….
Quando a web surgiu, ela era uma menina na pré-adolescência, cheia de vontade de aparecer, sair sozinha, mas ainda tinha a boneca ao lado do travesseiro.
Agora, esta menina é uma adolescente, querendo esconder as espinhas no rosto, descobrindo as mudanças em seu corpo e organismo, tropeçando, descobrindo o mundo, tentando entender seu lugar no mundo.
Daqui a seis meses, ela vai tirar carteira de motorista…..
Afirmo e assino embaixo, que os blogs são e serão um verdadeiro e potente canal de comunicação e relacionamento. E o mundo precisa destes canais, para fazer a roda girar.
Como postou meu outro amigo Wagner Fontoura, sigam-me os bons!