Meme: Os Livros da Minha Vida (Sci-Fi Edition)
Recebi o convite da minha amiga Veri do Geek Chic para participar do Meme Literário, e como andei muito ocupado no meu trabalho acabei atrasando em um mês o post. Como a tarefa de reunir apenas 5 livros em uma lista de favoritos é muito difícil para quem gosta tanto de ler como eu, resolvi falar sobre alguns dos meus favoritos no gênero ficção científica que tem muito a ver com o DD.
1) Foundation Series – Isaac Asimov
Asimov é um gênio da literatura, e Fundação é um livro que quebra muitos paradigmas. Fundação é na verdade a extensão de uma obra maior, da saga dos robôs, que só termina em Foundation and Earth. Os livros nos apresentam a personagens inesquecíveis como o matemático Hari Seldon e o personagem robô Daneel Olivaw. As influências do mestre Asimov na ficção científica são enormes, só para citar um exemplo, a cidade de Trantor, que ocupa toda a extensão do planeta, inspirou George Lucas em Star Wars.
2) Contato – Carl Sagan
Eu cresci assistindo na TV a série Cosmos, do astrônomo Carl Sagan, e quando soube que ele ia escrever uma obra de ficção, gostei do livro antes mesmo de ler. Contato foi um livro marcante na minha vida, com personagens muito especiais como Samantha Crowe, que depois foi muito bem interpretada no filme por Jodie Foster.
3) Hackers: Os Heróis da Revolução do Computador – Steven Levy
Neste livro escrito em 1984, Levy conta um pouco da história de pessoas como Steve Wozniak, Bill Gates, entre outros, e ainda nos apresenta ao conceito da ética dos “hackers”.
4) Red Mars, Green Mars e Blue Mars – Kim Stanley Robinson
Quando comecei a ler Red Mars, eu simplesmente delirei. É por histórias como esta que o meu gênero favorito é ficção científica. A história começa com os 100 escolhidos, que são enviados em uma viagem sem volta para Marte, a fim de colonizar e terraformar Marte. As descrições e explicações são perfeitas, e satisfazem mesmo ao mais nerd dos geeks (yours truly). O livro é atualíssimo, pois previu a descoberta de gelo em quantidade no planeta vermelho. Os três volumes mostram o passar do tempo e a mudança do planeta, além da evolução dos personagens principais. O único defeito desta saga é que ela acaba, mas isso abre oportunidade para conhecer o resto da obra de K. S. Robinson.
5) “Do Androids Dream of Electric Sheep?” – Philip K. Dick
O genial Philip K. Dick escreveu este livro em 1968, muitos anos de Ridley Scott transformá-lo no filme Blade Runner, um dos meus favoritos de todos os tempos. A minha admiração por Philip K. Dick é imensa, e adoro ler os contos e livros do autor histórias incríveis e visionárias que inspiraram outros filmes como Total Recall, A Scanner Darkly e Minority Report.
Agora gostaria de convidar para participar deste meme o Cardoso, o Morróida, o Fábio Seixas e o Berna Bauer.
Eu sei que as vezes é um presente de grego receber um convite para um meme, por isso se vocês não quiserem e/ou não puderem aceitar não tem o menor problema.