Meu Novo Nokia N95

Esse post é diferente dos demais, que não chego a chamar de review pois não usei uma metodologia bem definida, apenas o poder de “fuçar” de um aficcionado em gadgets. O alvo é o “celular” da Nokia, o N95[bb]. Coloquei entre aspas porque às vezes esqueço que o “bichinho” pode ser usado para falar também. Trouxe de NY na semana passada e no último sábado teve seu lançamento aqui nas lojas brasileiras.

Vamos aos destaques: GSM quadband e já 3G também (HSDPA); conversa com vídeo, no caso de estar em uma rede HSDPA (acho que no Brasil chega no ano que vem); EDGE com suporte a DTM (dual transfer mode), que permite usar voz ao mesmo tempo que transfere dados (não pausando mais a transferência como antes); uma telinha de 2,6 polegadas (240×320 pixels) que muda o brilho conforme a luminosidade ambiente; câmera digital de 5 mega pixels com lente Tessar Carl Zeiss e auto foco; filma em 640×480 pixels com sistema anti-vibração, a 30 quadros por segundo; duplo slide, ou seja, você pode “deslizar” a face dele para cima ou para baixo, depedendo se quer o tecladinho numérico ou os controles multimedia, sendo que ao expor os controles multimedia, a tela fica no modo “paisagem”; GPS com um software incrível pré instalado; infravermelho; bluetooth; wi-fi b/g; saída para vídeo; entrada para cartão micro-SD (e já vem com um de 1GB dentro); e algumas outras coisas que só vou descobrir lendo o manual (não consegui começar ainda!).

Bem… Quando olhei o aparelhinho pela primeira vez foi o máximo! Lindo! Prateado na frente, meio lilás (lilás?!) atrás quase todo tela e poucos botões abaixo e uma camerazinha acima (de baixa resolução, apenas para videoconferência). Deslizar para cima e para baixo é uma delícia, mas não senti muita firmeza no mecanismo, pois tem uma certa folga para os lados que me pareceu um defeito de acabamento.

Coloquei meu chip, a bateria, o cartão de memória que veio na caixa e logo liguei, pois nunca segui aquela recomendação antiga (não tenho visto mais nos manuais dos aparelhos com as baterias de hoje) de deixar carregando por 12 horas antes de usar a primeira vez, e vou te falar que nunca tive problema com baterias, até porque a vida útil delas geralmente é maior do que o tempo que ficamos com o mesmo aparelho.

O bichinho começou com…


…a entrada da Nokia[bb] já mostrando a qualidade excelente da tela. Agora queria fazer também um elogio para a TIM, que ao ligar meu aparelho importado, desbloqueado, pela primeira vez com o chip dela, já recebi por SMS, sem pedir, todas as configurações de MMS e internet da operadora. Não sei se todas estão fazendo isso, mas fiquei bem feliz por não ter que procurar tutoriais para fazer na mão ou procurar arquivos para baixar. A câmera é muito muito boa! As funcionalidades que o sistema Symbian deste telefone também estão todas à mão. É muito simples bater uma foto e depois mandar por e-mail, mms, imprimir ou transferir por bluetooth sem ter que procurar em diversos menus. A filmadora também é excelente e o antivibração funciona bem, além do zoom estar disponível para esta função também. Com o chip de 1GB dá para mais de 40 minutos de vídeo 640×480 @ 30fps no formato mp4. A qualidade de reprodução de vídeo também é fantástica. Instalei um divx player, que aceita os arquivos de legenda também. Depois basta ligar, através do cabo de vídeo (que já vem na caixa) e eu tenho um dvd!!! Qualquer filme divx e mp4 perfeito na usa TV, seja formato normal ou widescreen! Deixa eu falar sobre o GPS[bb], que é uma coisa pela qual estava com grande expectativa. Não gostei. Claro que é possível que em alguma ocasião específica eu use de forma produtiva mas até agora não vejo como. Quando abro o software de mapas (este sim, excelente) e este ativa o GPS, a busca por satélites começa. Tenho que estar com vista direta para o céu, acho que como qualquer GPS, mas este demoooooora muito para dar as minhas coordenadas! Ontem foram quase 5 minutos! Depois que o “link” está feito, acho que fica tempo real, porque mexo meu braço rapidamente com o telefone na mão e ele me dá a velocidade imediatamente (com aquela razoável margem de erro, claro).

Mas independente do GPS, o software de mapas achou quase todas as ruas que digitei (só procurei as mais escondidas). Os mapas de mais de 100 países não fica no aparelho, são baixados conforme a necessidade, quase sem a nossa intervenção, pois existe apenas a pergunta se aceitamos que o programa acesse a internet e de que forma será acessado (EDGE, Wi-fi, etc). O cálculo de rotas já vem no software gratuitamente, e os únicos módulos que temos que comprar, se quisermos é aquele que mostra, em tempo real, onde estamos na rota traçada e quanto falta para virar a esquina, e o outro que tem um verdadeiro guia de turismo para cidades e países diversos do mundo.

Falei da câmera, filmadora, reprodução de vídeo, áudio nem comentei pq não super vantagem nenhuma, GPS… O que eu esqueci? Ah o som para falar no telefone mesmo é muito bom, a qualidade do sinal melhor que o meu Motorola MPX220 que eu tinha, além da rapidez que fica pronto pra uso na passagem entre as áreas sem sinal e com sinal.

Softwares que instalei:

RoadSync da DataViz – Sincroniza wireless os meus e-mails, contatos e compromissos com o servidor Microsoft Exchange da minha empresa. Muito bom e ainda usa recursos disponíveis apenas no Microsoft Exchange 2007 como busca em itens que estão apenas no servidor.

TSMobiles – Um cliente tipo Remote Desktop Connection para acessar os meus servidores Windows.

Handy Safe – Guarda as minhas senhas de forma segura, criptografada, com versão desktop sincronizada (ainda não aprendi essa mágica da sincronização).

SmartMovie – Divx player, com suporte a legendas.

Fring – MSN, Skype, Google Talk e qualquer telefone SIP (coloquei o meu número Trinnphone lá e funciona perfeitamente) no seu celular, via wi-fi ou EDGE (no EDGE não gostei da qualidade da voz).

Lifeblog – Já vem no telefone mas coloquei a versão desktop também. É o máximo, pois todos os SMS, MMS, fotos e vídeos já feitos no telefone são copiados para o desktop e são montados em uma linha do tempo, ou seja, toda a sua vida, se registrada no celular, fica guardada no seu micro, e colocar online é opcional. Eu preferi não. Hehehe

Gente, esse post tá meio longo e prefiro terminar por aqui para não cansar mais quem ainda está lendo. Qualquer dúvida, “tamos aí”.

E finalizo dizendo que aprendi que apesar da perfeição do bicho, tudo tem que combinar com o dono, e estou quase descobrindo que prefiro um telefone mais “smartphone[bb]“, mais “business”, com integração melhor possível com o meu servidor Exchange que é onde tenho todas as minhas informações, resultado: estou procurando um telefone com Windows Mobile 6 e já encontrei alguns perfeitos, mas estão segurando tanto o lançamento… deve ser por causa do iPhone. Se alguém já souber de algum, manda!

Mais informações no site da Nokia Brasil:
http://www.nokia.com.br/nokia/0,,102854,00.html

Um hotsite interessantíssimo sobre o N95 da Nokia UK:
http://www.greatpockets.com

Autor: ematoma

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */