A Verdadeira Razão do Safari para Windows
O keynote de ontem foi bastante criticado e o Fake Steve Jobs disse que confessava que tinha sido um saco, afinal todos estavam esperando os novos iMacs (inclusive eu), mas era o WDDC, afinal de contas, um evento de desenvolvedores, e a Apple resolveu focar no seu lado software, que é um dos meus favoritos. O Leopard parece um sistema muito interessante, e a briga com o Windows Vista vai ser boa de assistir.
Mas o grande destaque (infelizmente negativo) do keynote foi mesmo o lançamento do Safari para Windows. Existe um relato revoltado do Joel On Software, chamando o Safari para Windows do browser mais lento do mundo, mas mesmo este artigo termina de forma curiosa, quando ele diz que o Safari começa a iniciar mais rápido a cada vez que ele roda o programa no seu Windows Vista, e termina em uma declaração de amor a Steve Jobs. O Fugita do TechBits achou o Safari decepcionante, e ele realmente é, mas devemos lembrar que é a primeira versão, e muita coisa pode mudar em poucos dias. Na minha opinião, a Apple é uma empresa muito séria, que cria programas muito bem feitos, e deve estar corrigindo os problemas para não pagar um mico deste tamanho. Pena que os programadores não conseguiram resolver isso a tempo de evitar as críticas de todos os blogueiros do mundo, incluindo eu. Desta vez o pessoal de Cupertino deu mole.
O BernaBauer não entendeu o porque do lançamento do Safari para Windows, mas eu li um artigo em que o autor explica as razões, e acho que ele acertou na veia. Qual o motivo para Steve Jobs e a Apple lançarem um Safari para Windows em plena WDDC? A razão é o iPhone. Steve foi criticado por ter dito no lançamento do iPhone que a Apple não ia permitir as aplicações de terceiros, então resolveu isso de forma simples, o iPhone roda web apps muito bem com a sua conexão Wi-Fi, e por isso foi dito no keynote, que qualquer programa que rode no Safari vai funcionar no iPhone. E quem vai escrever estes programas para rodar no iPhone? Até ontem eram apenas os programadores e desenvolvedores de Mac, e a partir de hoje, com o lançamento do Safari 3 nessa versão alpha sem vergonha, inclui também a grande maioria que trabalha com Windows na jogada.
O MeioBit e o MacRumours dizem que as páginas em Flash podem não rodar no iPhone, mas eu ainda tenho esperanças. Na minha opinião, mais uma vez, a Apple sabe muito bem o que está fazendo.
Via The Apple Press.