Meme: Como eu Blogo

dd_colors.jpg

Eu sei que o assunto é totalmente off-topic em um blog de tecnologia e gadgets como o Digital Drops, mas fui convidado pelo Leo Pinho do blog TNow para participar do meme “Como eu Blogo” e resolvi aderir, porque achei o tema muito interessante.

Para criar o conteúdo, a primeira etapa é a pesquisa, que é profunda e às vezes até exaustiva, mas sempre muito gratificante e divertida. Eu passo várias horas diariamente buscando no meu Google Reader as novidades mais interessantes e originais para o Digital Drops e também para o outro blog no qual estou escrevo, o Coolest Gadgets.

Para parafrasear o meu amigo Marcelo D2 e o Grandmaster Flash, estou sempre a procura da notícia perfeita.

Clique abaixo para continuar lendo o post.


A minha busca me leva muito além dos blogs nacionais e dos escritos em inglês, pois diariamente leio blogs japoneses, chineses, holandeses, italianos, franceses e até africanos. O trabalho não termina quando eu encontro o post, pois sempre vou até o Google buscar mais informações sobre a empresa, e também faço uma pesquisa no Technorati para ver o que outros blogs estão falando sobre o assunto.

Em um mundo perfeito, eu teria mais tempo para fazer a garimpagem, e depois criaria todos os posts em uma outra etapa, mas como eu também trabalho o dia inteiro prestando serviços de webdesign para uma empresa, acabo fazendo a pesquisa quando tenho um tempo ao longo do dia ou até mesmo na madrugada da noite anterior.

Depois que encontro uma notícia que eu considero relevante, eu faço uma busca no meu próprio blog para encontrar posts relacionados ao assunto. O próximo passo é interpretar, traduzir (no caso do DD) e depois redigir os posts. Como todos sabem, criar um título chamativo e interessante é muito importante, tanto para chamar a atenção dos leitores quanto dos serviços de busca.

Todo este processo significa que eu dedico no mínimo a metade do meu dia ao Digital Drops, mas o meu maior objetivo é conseguir me dedicar por completo ao blog. Já fui criticado pela quantidade de posts que eu coloco por dia, mas isto é uma opção minha, já que a minha meta ao criar o DD foi ter um blog do nível de um Engadget ou Gizmodo, mas escrito em português. De qualquer forma, o meu opção é sempre pela qualidade, e não pela quantidade.

Manter o Digital Drops diariamente é um enorme prazer, uma alegria, e o trabalho que eu mais gosto de fazer no mundo. E isto, modéstia a parte, se reflete em todo o sucesso que o blog alcançou em apenas um ano de vida.

Queria convidar os seguintes bloggers para participar do meme:
Veri do Geek Chic
Fabião do Dinheiro Compra Felicidade.
Nando do Undergoogle.
Rafael do Rafael Arcanjo.
e Romullo do Blog do Noel.

Se vocês já estiverem participando, é só me dar um toque.

Queria agradecer ao Leo pelo convite e ao Fabio Seixas por ter criado o meme.

Abraços, Nick Ellis
Editor – Digital Drops

/* Track outbound links in Google Analytics */