Um Robô que se Adapta ao Ambiente

robotstarfish.jpg

Cientistas anunciaram ontem um novo robô que tem a habilidade de sentir o ambiente e de se recuperar de danos inesperados, o que pode ser muito útil em terreno perigoso, e parece ter sido inspiração da trilogia Matrix. Os seres vivos conseguem perceber o que acontece ao seu redor e ajustar o seu comportamento, e ao machucar a perna, por exemplo, colocam mais peso na outra perna, para não aumentar o ferimento. Os robôs não tem esta capacidade, pois são programados para funções específicas, e ao sofrerem danos param de funcionar, ou então perdem a maior parte das funções.

O novo robô tem a capacidade de improvisar uma solução no caso de qualquer imprevisto, e pode se recuperar usando seus sensores de movimento para criar uma versão virtual de si mesmo em um modelo computadorizado interno. Cada vez que ele dá um passo, ele atualiza o modelo e usa estes dados para criar o próximo passo. Para dar um exemplo prático, os cientistas retiraram uma parte de uma das suas quatro pernas, e mesmo assim o robô conseguiu manter o seu equilíbrio. Ele é conhecido como Starfish, por causa da estrela do mar que consegue se regenerar um dos braços que tenha perdido em um acidente.

Os pesquisadores esperam usar a tecnologia do Starfish para construir outros robôs mais resistentes, e também para fazer pesquisas sobre o comportamento humano e também o dos animais. Vocês sabem onde isto vai parar, não é?

Assista a um vídeo clicando aqui.

Via LiveScience.

Não deixe de ver o protótipo do Starfish depois do jump.

robotstarfish2.jpg
/* Track outbound links in Google Analytics */