5 Cadeiras Clássicas

ChairClass_banner.jpg

Cinco cadeiras desenhadas por grandes nomes, você provavelmente já viu essas cadeiras em algum lugar, elas foram criadas de 1898 a 1937, mas parecem e poderiam ter sido criadas ontem com computador, modernos dados ergonométricos e software sofisticado, e são sem dúvida exemplos de que um design genial é imortal.

ChairClass_Barrel.jpg
A “Barrel Chair”, foi desenhada em 1937 pelo arquiteto americano Frank Lloyd Wright para a casa de Herbert Johnson, em um aperfeiçoamento de um desenho seu de 1904. Wright via as cadeiras como um desafio arquitetônico, as linhas simples de suas cadeiras permitiam fácil produção mecânica, tornando-as mais acessíveis. Em 1901 disse a Arts and Crafts Society que acreditava que a máquina liberava as belezas da natureza contidas na madeira.

“Barrel Chair” na About.com.

ChairClass_Paimio.jpg
O arquiteto finlandês Alvar Aalto quando desenhou o Paimio Sanatorium, na Finlândia entre 1928 e 1930, usou a perspectiva do paciente criando um ambiente sereno, mas vivo, nenhum detalhe escapou de sua atenção da cor amarelo canário das escadas a uma torneira em que a água não faz barulho ao sair, para não incomodar os pacientes. Além do sanatório Aalto desenhou também todos os móveis entre eles a “Paimio Chair” (model 41), projetada para aliviar a respiração dos pacientes tuberculosos e feita de madeira por ser mais quente e confortável que o metal.

Veja mais sobre Alvar Aalto no Design Museum e sobre a “Paimio Chair” no MOMA.

ChairClass_Argyle.jpg
O arquiteto e designer escocês Charles Mackintosh, foi fortemente influenciado pela arte Celta e Japonesa, e seus projetos combinavam a tradição cultural e habilidade com uma aparência contemporânea. Uma de suas cadeiras mais famosas é a “Argyle Chair” desenhada originalmente em conjunto com uma mesa de jantar, em 1898, para o Argyle Street Tea Room em Glasgow na Escócia.

ChairClass_Willow.jpg
Um de seus designs mais impressionantes e únicos, a “Willow Chair” foi criada para ser usada no centro do salão do Willow Tea Room, em Glasgow, e era usada pelo supervisor do salão de chá que recebia os pedidos dos garçons e jogava bolas coloridas, para cada prato no menu, por um tubo diretamente para a cozinha que funcionava no porão.

Saiba mais sobre os trabalho e as cadeiras de Charles Mackintosh no site da Charles Rennie Mackintosh Society.

ChairClass_RedBlue.jpg
O holandês Gerrit Rietveld se formou em arquitetura em 1919 e seu trabalho mais importante, a Schroder House em Utrecht, tem íntima relação com seus designs para móveis. A famosa “Red & Blue Chair” foi desenhada em 1917, nada parecido havia existido antes. A estrutura é muito simples e apesar de não ser acolchoada é muito confortável.

A idéia para este post veio da loja SteelForm.com, em Siena na Itália, em que esbarrei sem querer enquanto pesquisava Frank Lloyd Wright, após ler um artigo excelente sobre a construção de um de seus projetos 50 anos após a sua morte, você pode ver esse artigo no site da Apple Pro Profiles e vale a pena, pois a casa é incrível.

Visite nossa seção Cadeiras.

Autor: Dado Ellis

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */