Seed Bomb, Uma Bomba Ecológica
A Seed Bomb é um conceito para uma “bomba” feita em plástico biodegradável que ao ser lançada solta sementes para reflorestar áreas devastadas. Segundo os designers Hwang Jin wook, Jeon You ho, Han Kuk il e Kim Ji myung, as bombas seriam lançadas por um bombardeiro, e trariam várias cápsulas em seu interior.
Cada cápsula teria um solo artificial com as sementes que seriam plantadas no local da queda. O solo artificial seria suficiente para a planta se manter sozinha, enquanto a própria umidade da planta não derrete o plástico.
Via Yanko Design.
Clique abaixo para ver outras imagens.
![]()






Conceito super interessante…
Mas que pais vai querer usar bombardeiros para isso? Eles só querem saber de matar matar matar…
[...] é tão propício para que haja uma evolução das plantas. A fonte para a matéria está aqui: DigitalDrops Tags: bomba, digitaldrops, arvore, semente, [...]
muito legal, mas as partes que se soltam (as partes com plastico) também são biodegradaveis?
Lindo post, Nick! Adorei a idéia. Acho que aqui nas encostas da Serra do Mar, o povo do SOS Mata Atlântica usou algo parecido – não com plástico biodegradável – para reflorestar as encostas de Cubatão.
bj
xou demorou
para ler e ter
A meu ver não há necessidade de toda essa parafernália tecnolólica.
Bastaria uma boa quantidade de sementes lançadas de um helicóptero e a natureza sozinha se encarregaria de germiná-las, sem bombardeiros nem plásticos biodegradáveis.
Acho interessante porém acredito numa ação em larga escala envolvendo muitas nações, organizações, comunidades, famílias, isto é, usar esta idéia para reconstruir valores de preservação não basicamente comerciais, porque isto tem um custo e pode ser veículado não somente com bombardeiros, mas simplesmente através das mãos humanas, mãos que não querem mais destruir, mas pode replantar e aprender a cuidar e assim mudar sua realidade local.
Achéi a idéia muito interessante e tenho certeza que será um sucesso para o reflorestamento de áreas degradadas em todo planeta. Essa idéia tem que ser divulgada para grande números de pessoas, quanto mais gente estiver envolvida, maiores serão as chances do sucesso verde (ambilentalistas, Engenheiros Florestais, Técnicos Agrícolas e Entidades tais como: EMATER/EMBRAPA/MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE)
PARABÉNS AOS CRIADORES DA BOMBA VERDE.
Laércio – Pedro Leopoldo – MG – lasofe2007@yahoo.com.br
Imagine a seguinte situação: Alguém está acampando numa floresta, olha para o céu, vê várias bombas caindo, acha que é um atentado terrorista, em desespero sai correndo, tropeça em uma pedra, cai e bate a cabeça, morre, cai uma seed bomb dentro da sua orelha, nasce, cresce, se combina com o DNA humano, ocorre uma mutação genética, ela recebe capacidade para se locomover e se alimentar de carne, injeta seu DNA modificado em outas plantas, cria um exército para se alimentar de carne humana e vingar a morte dos seus parentes vegetais, legumes e árvores, ocorre a extinção humana e as plantas dominam o mundo. Depois cai um meteoro, mata todas as plantas, o planeta fica inabitável por milhares de ano, a temperatura e a poeira suspensa abaixam, volta ao estado de possibilidade de vida, as moléculas orgânicas se organizam formando seres com vida que evoluem até chegar a espécie humana ou Deus enjoa de criar pessoas virtuais no Second Life e resolve criar um humano real, ele destrói as plantas e polui o ambiente para construir casas, a temperatura mundial aumenta, pessoas começam a ter consciência ambiental, cria seed bombs para reflorestar áreas desmatadas, lança elas, tem alguém que está acampando numa floresta, olha para o céu, vê várias bombas caindo, acha que é um atentado terrorista, em desespero sai correndo, tropeça em uma pedra, cai e bate a cabeça, morre, cai uma seed bomb dentro da sua orelha …
É um ato de se lisonjear-se, vejo que as proporções e teses implantadas são imprescindíveis. Digo que: “apenas quando olharmos e nos vermos frontalmente saberemos então que, o mundo deve se unir para que não se detenha o motivo de vivermos com união”.
Incrível é saber que realmente o mudo dá voltas.
Deus abençoe todos vocês.
essa foi a maior sacada de todso os tempos
Espetaculaaaaarrrr. O governo Obama deveria comprara a idéia e no lugar das bombas de morte poderia lançar no oriente médio estas bombas da vida. Com certeza seria visto com melhores olhos e recberia muitos elogios.
mas, e se alguém quiser usar pra disseminar plantas – pragas em plantações agrícolas, na Floresta amazonica??. Falo em guerra biológica?, rss.
pense positivo!!!
Se um recurso como este existe ?eu so não entendo porque ainda não houve um bombardeio nos parques nacionais e nas areas publicas que tem se trans formado em deserto e nosso pais e em tantas terras devastadas pelos grileiros, seria uma verdadeira maravilha.
Grande invento esse, parabens aos criadores dessa bomba, assim o nosso planeta sera reflorestado muitro mais rápido.
aew achei a idéia bem malukera e axo q pode dá certo, só falta acabar com a crise ._O
é super legal esse projeto, eles já deviam fazer isso faz muito tempo, pois o aquecimento global só vai aumentando e as florestas que sulgam o gás carbônico do ar que destrói a camada de ozônio estão sendo desmatadas sou a favor da ecologia e da Seed Bomb.
Que coisa de retardado, o dinheiro que eles gastariam pra fazer essas bombas, desenvolver esse projeto e combustivel para o avião. Tornaria isso inviavel. Pq eles não usam o antigo metodo da enxada na epoca das água uai, muito mais barato e rapido e ainda vai dar emprego pra esses peão desempregado.
Muito interessante, mas a idéia original é de Masanobu Fukuoka, escritor de The One Straw revolution. O saudoso sr. Fukuoka conceituou (acho que ele não gostaria que dissesem que criou, pois essa parte ficou, na realidade, com a própria natureza) as nendo dango, bolinhas de argila, e teve essa idéia, só que mais verde e simples ainda. Leiam e pesquisem!
ideia linda, mas aposto que eles só colocam sementes de Pinus e eucalipto dentro das bombas e fazem uma maravilha de “reflorestamento” com elas.
não dá pra remanejar áreas com plantas nativas jogando semente do céu, não.
Quanto vai custar? Educação é fundamental. Previnir é mais barato e eficiente.
Acho interessante, mas devemos lembrar que existem diferentes tipos de solos para cada tipo de mata…
Existem tipos de plantas que não se replanta assim!
Você recoloca as árvores, mas e todos os animais que ali estavam, as outras plantas, fungos, etc?!
Não temos que nos preocupar tanto assim com o reflorestamento, mas com o desmatamento!
Já pensou?!
Assim fica fácil!
O cara desmata tudo, depois o povo joga bombas com sementes de árvores.
De certa forma ajuda, mas não resolve o problema!
Aproveitando o assunto, encesso com uma frase que tem tudo a ver com o assunto:
“O mal se corta pela raiz!”
Tenham todos um ótimo dia!
Um abraço!
Sucesso!
Correção!
escrevi “encesso”, mas o correto é “encerro”!rs
erros básicos de digitação na madrugada…rs
Achei demais!
Até parece que se inspiraram no clipe do Pantera, que homenageia o Black Sabbath, da música Planet Caravan.
Assistam no You Tube. Vale a pena!
Uma utopia que pode virar realidade!
http://www.youtube.com/watch?v=7iywTZfwj5k
Muito interessante!
Mas em que ano fariam os testes do “bombardeamento”
e qual[is) país(es) colocaria em prática, inicialmente?
Abraço!
Interessante isso. Quero ver isso na prática. =)
Ótima idéia! Bem que os inventores poderiam tentar introduzir esse pensamento ao povo palestino!
coisa ótima para quem quer ganhar dinheiro com ecologia . bombardeiros custam milhões de dólares. capsulas com sementes aperfeiçoadas geneticamente também . um sonho para o agro-business. sem aquele povinho chinfrim dos moradores locais para se integrar a mata a ser reflorestada…
Deixem-se de invensões inuteis que não funcionam porque precisam de grandes recursos financeiros.Deiam emprego aos milhões de desempregados com empresas bem geridas e produzam aquilo que a indústria precisa para os biocombústiveis.
Acredito que este projeto só será viável se aplicado em áreas de difícil acesso como o deserto do Saara, onde é inospto, e em áreas da Amazônia que se localiza via satélite o desmatamento.
É mais barato passar um trator abrindo as covas e jogando as sementes como já é praticado na agricultura…
teria que haver um estudo biológico para não plantar vegetal exótico que não pertenci aquele bioma.
a ideia da bomba verde é boa mais tem muitas peças que esta faltando para este quebra-cabeça.
O Discovery Channel divulgou há uns meses um documentário propondo a alguns cientistas que desenvolvessem uma bomba destinada a reflorestamento que fosse eficiente. Usando este conceito que tá sendo divulgado neste post eles chegaram a conclusões interessantíssimas. Vale a pena conferir!
Nao seria mais pratico e barato criar (e cumprir) uma lei que obrigasse os proprietarios de imoveis rurais a manter determinado percentual de seu imovel reflorestado? Apos o prazo estipulado, aquele que não tivesse cumprido a norma, teria o seu imovel desapropriado para reforma agrária. Sei que a fiscalização de todos os imoveis seria impossível, mas, uma boa parte poderia ser fiscalizada por algum orgao do governo para que se cumprisse a lei. Assim o reflorestamento seria com plantas nativas e a custo minimo, com grande chance de sucesso.
Muito bom! Grande invento!
Mas quando irao usa-las?
Bom talvez os politicos no Brasil queiram usar elas assim conseguem roubar mais dinheiro. Pedem dinheiro para investir nas bombas, usam a metade do dinheiro ou menos para as bombas e o resto colocam no bolso deles; ai desmatam mais as florestas pra pedir mais dinheiro e ai vira um ciclo de mais roubo de dinheiro publico!
Mas a idea eh muito boa!
Existe um brasileiro em São Paulo que tem a mesma idéia e chama de “árvores flecha”. É o mesmo cara que fez chover em São Paulo com o avião! O custo e a eficiência do método certamente não são viáveis, por enquanto. Acredito que o trabalho social de plantio com a comunidade, gerando emprego, renda, educação ambiental e bem estar através da formação de áreas verdes na comunidade é o ideal a ser perseguido.
Abraços.
Isso na verdade parece akeles “carros conceito”, ou as roupas apresentadas em semanas de monda! A idéia é excelente, mas seria viavél (custo X benefício)? Pode ser que tenhamos mais pra frente algo parecido com esses dispositivos, mas tecnologia custa caro e muitos estudos são necessários para avaliar a efetividade deste processo. (quem garante q um desses projéteis não vai cair de ponta cabeça e a planta ou nao iria nascer ou cresceria defeituosa?) E outra, pra grandeas áreas isso né? e áreas planas, por que em locais de econsta seria dificil a implantação sem desencadear um processo erosivo ou sem que este dispositivo “role morro abaixo”.
O importante é ver que existem pessoas preocupadas com a questão da recuperação do meio ambiente, já que, como vemos, a grande maioria está mais preocupada em não segurar um pedaço de papel na mão para poder jogar no lixo mais próximo, e acaba jogando no chão mesmo.
São pequenas atitudes individuais que vão fazer com que não precisemos (um dia) ter que pensar em “bombas” de árvores para reflorestamento.
É tudo uma questão de atitude.
E sim, uma coisa está diretamente relacionada à outra.
Abraços!
Pense… Aqui no Brasil se agente colocar toretes de caquinha em uma banquinha, na Avenida Presidente Vargas, botar o preço mais baixo e der bobeira, pode crer que vão roubar, imagina estas capsulas caindo aqui na nossa terrinha, neguinho vai roubar só para destruir, somente por não ter o que fazer, afinal essa é a nossa cultura!!!
Seed Bomb. Sem dúvida é fruto do trabalho de alguém que está preocupado com a destruição do Planeta. Tem desvantagens mas , tambem tem muita utilidade em grandes áreas. Para ser usado devidamente e com segurança, precisa ser utilisada com um acompanhamento técnico especializado. Não se pode colocar qualquer espécie em qualquer lugar. Depende do clima e solo. Os aviões que trafegam pelos desertos deveriam levar um pouco de semente e soltá-las ao sobrevoarem áreas degradadas mas para isto seria necessário conhecer as condições climáticas da região a ser repovoada. É aí que entraria a particiação de instituições como as escolas de agronomia, a EMBRAPA, EMATERCE, SEMACE, Instituto Chico Mendes, SOS Mata Atlântica, etc. Outra alternativa seria sobrevoar comunidades isoladas e soltar pacotes de sementes acompanhadas de um manual de instrução para que as próprias comunidades fizessem o seu trabalho de repovoamento de áres em degradação. As escolas deveriam tambem serem inseridas nesta luta em defesa do meio ambiente, não apenas com leitura e teoria em salas de aulas mas, que cada aluno tivesse a missão, como parte do currículo, de apresentar, depois de um período, uma certa quantia da árvores plantadas como aplicação prática de seu aprendizado. Todos contribuindo fica mais fácil vencer o enigma da destruição do Planeta.
Antonio dos Santos de Oliveira Lima
Engenheiro Agrônomo
Cruz/CE
limagronomiacruzce@yahoo.com.br
Alguém já pensou como isso seria possível ambientalmente???
A idéia é boa, mas ingênua.
Se o solo não tem vegetação (a ponto de precisar disso) ele não tem capacidade de desenvolver este vegetal, mesmo que dentro da bomba tenha uma terra fértil. É pouca e não dá!
Teria que ser feito um estudo no local e determinar o melhor tipo de trabalho a ser feito para recuperação dessa área degradada.
Só jogar semente é válido (como fazem alguns animais), mas isso dentro de áreas que já tenham uma boa vegetação e estrutura para tal. Sendo assim, não precisa de tanta coisa.
É isso!
[]’s
Li as opiniões de várias pessoas sobre a “nova bomba” e vi que existem prós e contras. Achei interessante, mas, não resolverá o problema já criado pelo homem na natureza pelo simples interesse financeiro.É tempo de educação e de procurar amenizar o fracasso florestal da humanidade,plantando
sim, as espécies necessárias para as matas ciliares e cabeceiras de rio etc.mas, com emprego para muitas pessoas que estão precisando de trabalhar. Só para convencer nesta área do Paraná,sudoeste,da qualidade de uma espécie”casuarina sp” levei quinze anos, ainda 18 anos de estudos em Londrina,PR.
Hoje tenho um plantio de 25 000 exemplares aqui na região.
E tudo foi plantado à mão.
Nada deve ser plantado sem acompanhamento, senão as formigas e
outros insetos se encarregarão de atrapalhar o plantio.
O brasileiro precisa aprender que nada se consegue fácil, como reconstruir a natureza divina de nossas florestas,o que podemos fazer é amenizar o problema.
BOM DIA a todos
BENITO CAPUTO
Se soubermos usar a tecnologia para o bem com certeza so trará beneficios, mas a maioria usa para destruir, no entanto é louvavel tudo que é para nos dar melhores condições de vida. Estaremos atento para criticar e elogiar nas horas certas.
Bastante interesante,ppal/e p/ áreas pouco povoadas e de difícil acesso, mas aparente/e 01 método caro.
Entretanto, há mais de 15 anos, meu pai guarda semendes de ipê amarelo,árvore que possui em seu quintal,para fazer tbém bombas de semente (como já chamávamos) mas c/ ovos de galinha já esvaziados e c/ a casca nova/e colada c/ mistura de água e farinha, e depois, atiravamos p/ a mata ao decermos a Serra do Mar.
Isso qualquer pessoa pode fazer, na região a que tiver acesso, sem ter que esperar o governo se mexer ou simplesmente ficar esperando que ocorra algum dia!!!
Bombas de Plantas! rs
Futuramente poderão ser usadas em marte quem sabe se a atmosfera for propicia.
Simplesmente fantástico….o preço poderá ser alto,o que poderá ser um problema….msm assim é um projeto promissor
Sem palavras!!Genial!Parabéns aos criadores!Só falta alguém de bom senso que compre a idéia para vermos isso em prática!
No Brasil ja tem uma tecnica muito mais simples e eficiente do que esta, consiste em jogar sementes envoltas com um gel, que ao cair na area alem de fixa-la no local, principalmente em encosta de morros, serve tambem de alimento para planta.
Adorei a ídeia, a intenção é ótima, e queria saber se quem criticou negativamente já plantou alguma árvore um dia??? e o que tem feito para o reflorestamento/desmatamento??? A situação do planeta é desesperadora e qualquer ação positiva é bem vinda, melhor que ficar olhando o fim do verde sem fazer nada…
Surpreendo-me com grande imaginação, e tecnologia. Pesquisas assim estão crescendo cada vez mais no Brasil, gerando renda para os centros de pesquisas. Fico pensando nos custos que o governo teria para a produção dessas “bombas”,será mais econômico do que gerar emprego para as familias que vivem nessas areas desmatadas, que ganham a vida cortando árvores para madeireiros inlegais? Porque não transmitir a responsabilidade de reflorestamento para essas familias? Dando a elas condições dignas de vida, para simplesmente plantar? A resposta é mais complexa do que o próprio estudo para criar essas “bombas”! Podemos resumir da seguinte forma, o governo é a prostituta profissional dos madeireiros!!
Idéia bacana, mas esqueceram de apontar a AMAZÔNIA como risco de DESERTIFICAÇÃO.
Aqui em São Paulo, se não me engano nos anos 1980, o governo de São Paulo lançou cápsulas com sementes e meio germinativo apropriado para brotamento, na serra do Mar na região dos municípios de Cubatão, Santos afim de recuperar a mata Atlântica da erosão causada pela poluição da COSIPA.
E deu certo. Muito certo, basta ver o resultado.
Nssa idéia os pioneiros foram os paulistas!
Achei interessante e vem para contribuir com a restauração de áreas degradadas.
[...] suposto crânio alienígena em Marte – Techzine Download: Windows Seven – Microsoft Tecnologia: Seed Bomb, uma bomba ecológica – Digital Drops Imagens: Steve Jobs com cara tipográfica – Nerds Somos Nozes Filmes: Iron Man 2 – [...]
A ironia presente no comentário 10 –mandou bem– reflete justamente a própria ironia com a qual o ser humano se desenvolveu, evoluiu, e segue construindo sua própria destruição — reflexo da tamanha ignorancia que lhe cega.
Ações tão mais simples seriam capazes de mudar a realidade
devassaladora que estamos e continuamos seguindo até ela. Mas no final das contas, quem sabe, vai ser necessario esperar chegar a uma situação tão caótica para idéias tao mirabolantes.
não existe plástico biodegradável. o plástico que chama biodegradável se decompõe em partículas pequenas, mas não se desfaz, continua poluindo.
Realmente, o Homem sempre quer reinventar o mundo.É um verdadeiro absurdo,utilizar tanto recurso e tecnologia,para algo
muito simples.BASTA UMA DECISÃO POLÍTICA,REFLORESTAR É BOM,PRECISA QUE A MÍDIA,ANTES DE PROMOVER SOMENTE O SENSACIONALISMO,ADOTE COMO PAUTA ASSUNTOS COMO ESSE,REFLORESTAMENTO,RECICLAGEM DE LIXO, PLANEJAMENTO FAMILIAR,
PLANEJAMENTO URBANO,ENFIM UAM POLÍTICA POSITIVA DE CONSTRUÇÃO,
RECUPERAÇÃO DO PLANETA ONDE TODOS VIVEMOS.EM CONTRAPONTO A
FALSA LIBERDADE DA MISERIA,DA SOLUÇÃO DE MERCADO.
=AGORA O DESTAQUE TEM QUE SER FEITO PARA COISAS SIMPLES,ESSE
APARATO TECNOLÓGICO PARA JOGAR SEMENTE,CHEGA A SER RIDICULO.
É A MESMA COISA DO QUE COMPARAR,O COMPLEXO INDUSTRIAL MILITAR
COM O COMBATE A FOME DOANDO ALIMENTOS.
VAMOS REFLORESTAR O MUNDO EDUCANDO E PRATICANDO SEM ESPERAR
POR UMA FORMULA MÁGICA.
Com apenas nove escravos e há mais de duzentos anos foi plantada a Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro. Isso prova que não faltam ideias e métodos eficientes e eficazes, em qualquer época, para resolver o problema do desmatamento no mundo. No caso do Brasil, contudo ficará um grave problema para ser resolvido e que é o causdor dos nossos grandes males: a falta de educação do nosso povo.
achei fantastica a ideia, porem o homem esta se distanciando das leis naturais.Temos tanta gente precisando de trabalho para sobreviver.Sera que não vai esta beneficiando apenas uma minoria e desequilibrando mais aindao planeta .Falo a favor de uma agricultura natural .SOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nooossa!!!
Até que enfim um humano pensou
em algo bom para o Planeta!
Vamos ver se as autoridades mundiais usam essa bomba
melhor do que eles usaram as que acabam com tudo.
temos que nos preocupar com o desmatamento!
porque se não vamos ter que mudar acorda nossa bandeira de verde para cinsa.
E eu progetista, engenheiro e arquiteto que só quero desmatar para construir,const. e construir, como é que fico ?
Isso é muito interessante, e seria muito ótimo p/ a vida terrestre. seria bom também algo p/ a ajudar na nossa atmosfera…
Okay … fuiii …
Imprecionante1!! O ser humano eh a unica especie que ainda nao evoluil… Em vez de se adaptar ao meio, tenta de todas as formas adaptar o meio a seu modo. Enfim… quem ja leu a Teoria Gaia deve entender do que estou falando. Tbem fico imaginando ateh que ponto chegarah a “criatividade” humana. Seria tao facil se todos fizessem uma unica coisa… fazer o que eh certo, sempre! e tudo estaria resolvido. Nao teriamos mais crimes, nem crimes ambientais, nao teriamos a ganancia que existe hoje, nao precisariamos nos trancar, fechar, cercar, colocar alarmes nos objetos,… so teriamos que respeitar. E eh uma pena porque, talvez, precisaremos destruir o planeta e se sobrar alguem quem sabe isso mude. Nao acho que serao novos modelos de bobas ou plantas (OGMs)que nos ajudarao, se nao houver conciencia dos nossos atos.
Penso que a mudanca acontece de dentro para fora e nao eh dificil, nao tem custo algum, pelo contrario so nos traz beneficios…
Sou eng. Florestal e teria mil e um argumentos a favor ou contra a tal bomba, mas achei mais importante descutir o certo e errado. Nao precisamos de novas solucoes e sim a mesma de sempre… faca so o que vc acredita ser o certo consigo e que nao prejudique os outros, “RESPEITO” sempre!
Pense nisso!
Sem dúvida uma idéia interessante, mas o pessoal que trabalha com reflorestamento, em especial os da engenharia florestal, sabem que existem uma série de relações entre as espécies de uma floresta, e o reflorestamento tem que levar em conta todos esses fatores, principalmente a parte de manejo.. tem que ser meio manual… não dá pra ser bombástico!
Realmente a idéia é boa, mas acho pouco aplicável para reflorestamento, onde as técnicas utilizadas atualmente são baseadas no plantio de mudas, pois as sementes florestais não são tão adaptadas como as gramas, capim, etc… Acho que primeiro temos que conhecer as espécies florestais, antes de pensar em idéias mirabolantes que não tem aplicações práticas para nos ajudar a reverter o desmatamento.
Em uma área degradada, a recomposição da mata se faz por etapas. Em primeiro lugar aparecem as espécies pioneiras, mais rústicas, tolerantes ao sol pleno, de pequeno a médio porte, crescimento rápido e menos exigentes. Após estabelecido o que chamamos “mato”, composto destas espécies e arbustos, que normalmente são as consideradas pragas da lavoura, começam a surgir as espécies intermediárias, que se aproveitam da sombra das primeiras, e depois as chamadas “climax”, que são arvores de grande porte e longevidade, que dominarão a mata, reduzindo as pioneiras a um percentual muito menor, formando o chamado sub-bosque.
Soma-se a isso, diversos outros fatores de estudo da região, como:clima, altitude, solo, banco de sementes…
Postanto, essa não é a melhor maneira de reflorestamento!
Amei o final da Fic do Agnaldo.
[...] biodegradável que ao ser lançada solta sementes para reflorestar áreas devastadas. Segundo os designers Hwang Jin wook, Jeon You ho, Han Kuk il e Kim Ji myung, as bombas seriam lançadas por um [...]
Gente isso já existe no Brasil a tempos, um senhor nipo-brasileiro inventou com um mecanismo semelhante porém mais simples…
Abrass
Me fascinou! Fiquei super interessada! É uma ótima maneira de tentar ’salvar’ o planeta.
Olha só, o post ‘bombou’!
É uma idéia interessantíssima, se fosse aplicada para reflorestar Marte!! Po, as idéias para “salvar o meio ambiente” vem me enchendo o saco com estas bizarrices. Estes projetistas nunca pensam no custo/unidade destas loucuras. Não seria mais barato e socialmente correto contratar PESSOAS+enxadas+mudas para realizar este serviço centenas de vezes com mais eficiência????
TODA inovação passa primeiro pelos custos de implantação. E de idéias boas o inferno está cheio!
O conceito é muito interessante, mas é necessário que se conheça a totalidade de um processo de desertificação, ou de redução de diversidade por ação antrópica. Ao se remover a cobertura vegetal de um bioma, como o da floresta amazônica, toda a questão morfoclimática se altera e, possivelmente, nós jamais coseguiremos recompô-lo na forma e diversidade que possuía. Assim, o projeto de plantio com as tais Seedbombs parece muito mais interessante para a silvicultura, como as culturas de pinus e eucalipto, do que para recomposição florestal para fins ecológicos.
Parabéns pela iniciativa. Vou colocar um link em meu blog apontando para o vosso.
@RenatoDoidera Hahaha. Exatamente! Que bombardeiem a Mata Atlântica e as áreas em desertificação no nordeste! http://bit.ly/o45V6 #SeedBomb
RT @aventureiros Seed Bomb – Conceito de Bomba Ecológica – Muito legal a idéia // http://bit.ly/o45V6
Seed Bomb, Uma Bomba Ecológica http://tinyurl.com/q7u7bf Great!
[...] conceito de “seed bomb” criado por alguns designers internacionais bombou (com o perdão do trocadilho) na web nos [...]
@vicky_cristina mais um pra tua mono http://bit.ly/o45V6
[...] Via Digital Drops [...]
Magnífica idéia!!!! Pois estamos precisando dessas tecnologias, para tentar a conter o aquecimento global e não deixar o planeta se defender sozinho, pois se isso acontecer, nós vamos sofrer as consequencias, como ja esta acontecendo!!!
“Bomba ecológica” é o que o mundo precisa! http://bit.ly/o45V6
“Bomba ecológica” é o que o mundo precisa! http://bit.ly/o45V6 via @stefanie_cruz
Vamos bombardear o mundo http://tiny.cc/SzZBo
Na guerra pela sustentabilidade vale tudo: até bomba ecológica! Essa promete reflorestar o campo de batalha: http://migre.me/1E1z
Que idéia do cara…o, bomba ecológica http://migre.me/3ooF
Não vai dar certo!!!
Se lê cada uma nos depoimentos. Aonde já se viu reflorestar áreas degradadas deste jeito, pior ainda, plantar no deserto… não é bem assim! E todo o trabalho de correção do solo (fertilidade, acidez, condições básica para a vida continuar naquele ponto). O Engenheiro Agrônomo realiza bem este papel.
A idéia é inviável, uma floresta se mantêm, por formar um ecossistema.
Mesmo escolhendo espécies nativas do local, se não existir mais o ecossistema, a planta não vai resistir.
Vocês estão deslumbrados, as fotos são legais, mais a realidade é outra.
Quando as cápsulas de plástico biodegradável caírem ao solo, vão se espatifar, dai adeus solo artificial ao redor da semente.
Deveriam se preocupar mais com a educação ambiental, poluir menos, separar o lixo, cobrar mais das autoridades… faça a sua parte, comece plantando uma árvore e a cuide.
Bombas ecológicas http://bit.ly/bcH5LG http://bit.ly/9bQMea