Mini Turbina Gera Energia com Água da Torneira!

mini-hydro-turbine-01

Que tal produzir sua própria energia elétrica no banheiro, para alimentar um barbeador elétrico, uma escova de dentes elétrica ou até mesmo um secador de cabelo?

A “Mini Hydro Turbine” é um conceito de turbina elétrica que se prende a torneira da pia e gera eletricidade a medida que água escorre por ela. O conceito foi criado por Jin Woo Han e apesar de ser uma boa ideia, e ecológica, tenho minhas dúvidas de que iria gerar eletricidade suficiente para alimentar um secador ou qualquer outro aparelho maior.

A Mini Hydro Turbine viria também com uma bateria interna para armazenar a energia que não fosse utilizada. O produto é apenas um conceito e não está sendo produzido comercialmente.

Via Gadget Lab.

mini-hydro-turbine-02

mini-hydro-turbine-03

Tags: , ,

52 Comentários para “Mini Turbina Gera Energia com Água da Torneira!”

  1. Edmundo disse:

    Se a agua for disperdiçada, não acho que compesa, com tanta campanha pra evitar disperdicio, seria mais util se fosse através de energia solar, eólica, enfim, também duvido, mas como conceitual ta valendo

  2. jhonny rotten disse:

    Acho que seria uma boa quando você estiver usando a torneira, mas eu concordo com o comentario acima, de que se for para desperdicar a agua no que tanto o mudo discute atualmente, entao nao compensa usar esse motor só para fazer o desperdicio de água, bom essa é a minha opinião

  3. jonathands disse:

    @Edmundo , por isso a ideia é plugar na tomada e deixar uma bateria carregando ;)

    você ativa ela só quando for usar agua mesmo, bem esperto!

  4. Francis David disse:

    Não vai ser uma bateria de lition que vai guardar energia suficiente para eu eletro eletronico de banheiro, pra esse negocio funcionar vai ter que ser super dimencionado.

  5. Deve funcionar bem se ligado ao chuveiro. Com maior volume de água e maior tempo de água corrente deve dar um funcionamento legal. E nem precisa gerar muita energia. Desde que consiga alimentar uma lâmpada fluorescente do próprio banheiro, ou carregar algum gadget enquanto toma seu banho, já e uma boa!

  6. Edmundo disse:

    Jonathands, vc tem razão…depois que escrevi isso caiu a ficha, aliás caiu qd li, e entendi a ideia, bem tudo que diminua o gasto de energia compensa sim! eu estou fazendo um projeto de iluminação para meu apartamento todo ou quase todo com LEDs (diodos emissores de luz) quanto menos energia melhor e mais saudavel será.

  7. AtomicBlue disse:

    Demais! Pode ser usado em tudo o que é cano da casa; torneiras, chuveiros… acho sempre válido gerar energia de forma verde/não-poluente!

  8. Fernando Zanella disse:

    Olá pessoal, bela ideia!!!

    Mas não seria melhor se instalado na entrada da água na residência? Junto ao medidor, por exemplo. Acho que o rendimento seria melhor.

  9. Bruno disse:

    Achei muito interessante o conceito!
    Fico imaginando isso em um watercooler. Seria perfeito!
    Um sistema auto-sustentável, visto que o consumo de energia do sistema é pouco, pois somente a bomba d’água consome energia (12V), acho que seria uma solução viável.
    É pouco, mas é um começo!

    Abraço!

  10. Fred disse:

    Melhor seria aproveitado se instalado na descarga da privada! A cada descarga uma maior energia gerada.

  11. Gilson disse:

    A idéia é preciosa! E, concordo com o Fernando Zanella. Na maioria das vezes, a entrada de energia e água, ficam próximas. Se, apenas instalado junto à entrada de água, com devoluçao de energia à rede elétrica, gerando diminuição no consumo doméstico, já valeria a pena, que dirá (guardadas as devidas proporções) junto a entrada de água de grandes condomínios. E ainda, a mesma água passada para suprir um prédio de apartamentos, com sua caixa d’água no topo do edifício, ainda descerá pela tubulação para atender a cada um dos apartamentos. Sendo assim, talvez seja até possível que, a mesma água, no mesmo imóvel, possa acionar mais de uma miniturbina. Por que não?

  12. Jorge disse:

    Agora imaginem uma série de “mini-turbinas” geradoras de energia instaladas na saída da caixa-d´água ao longo de todo o cano? Qual a quantidade de energia que poderá ser gerada com 15 ou 20 “mini-turbinas”?

  13. André disse:

    Pergunto. Porque não se criam dispositivos como esse em todos os ponto de saida e entrada da água em um sistema, na cidade inteira?

    Imaginem a quantidade de energia que seria gerada. O custo dos geradores seria coberto com apenas um mes de uso.

    Assim o problema de falta de energia no futuro seria diminuido drasticamente.

  14. pk disse:

    galera, isso tudo e muito legal mas voces tao esqecendo uma coisa. Alguem ai ja ouviu falar no Principio de Concervacao da Energia? Tem um bom motivo pra todo mundo ter caixa dagua no alto do predio, pra aumentar a energia potencial da agua que vai ser transformada em energia cinetica quando voce abra a torneira (pra ter pressao). Se voce usa essa energia pra tocar uma turbina, a pressao que chega na sua torneira/ chuveiro vai ser baixa, e voce perde a energia que foi gasta levando a agua pro reservatorio da sua cidade, e posteriormente pra sua casa. Magica nao existe.

  15. Tops disse:

    Prestem atenção: se fossem instaladas na entrada da residência ou no chuveiro ou ao longo da tubulação, ocorreria perda de pressão nos pontos de consumo. a pressão mínima no chuveiro é de 2mca, por exemplo.

  16. John Paul disse:

    O molho sairia mais caro do que a macarronada. Levando em conta o principio da conservação de energia onde nada se cria, somente se transforma, a energia elétrica gerada seria muito pequena, acredito que não chegaria a acender um led quem diria alimentar um secador!!! Lembrando que ela irá obstruir o fluxo da água e colocar em série, você teria que ter uma pressão/vazão absurda para poder girá-las…
    Não podemos cair no erro do chamado “moto contínuo” onde não existem perdas…
    Mais um invento inútil e que irá poluir mais ainda o meio ambiente ao ser jogado fora pela quantidade de plástico…

  17. John Paul disse:

    Lembrando também que vc teria que deixar a torneira aberta por pelo menos 1/2 hora para carregar seu gadget… Piada isto…

  18. José Suricata disse:

    Vou instalar dois desses na rabeta de minha surfboard… quanto mais eu surfar, mas energia vou acumular para o ipod…huauauauha

  19. AtomicBlue disse:

    Você não teria que deixar a torneira aberta. A energia gerada pela corrente de água a cada vez que a torneira é aberta fica armazenada numa bateria. Assim que a bateria estiver cheia (ou não necessáriamente), você pluga seu gadget nela, e o recarrega.

    Como já foi explicado, pra isso serve a bateria. Pra ficar armazenando a cada vez que a torneira é aberta.
    Além disso, nos comentários tivemos várias idéias, como instalar em mais saídas/entradas de água dentro e fora de casa.

  20. Equilibrium disse:

    Ridícula essa torneira, se colocase um “catavento” no telhado e liga-se nessa “turbininha” teria um resultado bem melhor. Tem gente que não pensa mesmo…

  21. AtomicBlue disse:

    Essa mini-turbina é uma alternativa a energia eólica, solar, e tantas outras. É uma forma de tirar o máximo de proveito de toda energia cinética dentro de casa quanto possível, afinal, energia por meios renováveis, nunca é demais.

  22. Gilson disse:

    Exatamente, AtomicBlue. A idéia é tirar proveito de toda possível fonte de energia. Se a água chega fraca em casa, paciência. Em nem todas isso acontece. Como também sobre o telhado de algumas casas, não há tanto vento. Pensar que nossas limitações se estendem aos demais, isto sim, é limitado. A idéia em si, não é nova. A grande novidade aqui, creio, fica por conta de suas dimensões. E de possíveis acessórios, que naturalmente virão.

  23. musashidj disse:

    Pensei que gente inteligente estivesse lendo esse blog, mas acho que temos os velhos pensadores atados aos princípios de sempre.
    Cada um falou e falou mas nem um se prestou a pensar que o produto é pensado para uma simples torneira. Nem um pensou na proporção, sim, proporções senhores, apenas uma bem dimensionada à pressão de saída da caixa d´agua não digo ali depois do flanger mas logo antes do chuveiro, bica e boca do reservatório da privada ajudaria com uns poucos mas importantes watts a mais jogados todos num controlador que por sua vês ligado a um banco de baterias torna pequenos desperdícios em economia senão lucro num sistema de múltiplos geradores entre eles eólicos e painéis solares.

    Também, com um turbina bem dimensionada numa saída geral de esgoto cinza ajudaria no processo todo, a energia gerada com a água que não tem mais tanta pressão mas ainda pode mover esses pequenos moinhos tornaria mais produtiva uma casa ou edifício.
    Imaginem por exemplo a pressão que tem o esgoto de um prédio de 5 andares logo antes da fossa céptica, manutenção repugnante mas e a economia com a bomba d´agua é certa.

    Como o Top bem falou, um chuveiro precisa de no mínimo 2mca de pressão, imagine 2 ou mais juntando à isso a queda até a entrada da fossa, quem segura essa pressão ai?

    O produto foi mau pensado no tocante a onde instalar, mas no devido lugar na proporção certa tornaria uma casa mais econômica.

  24. Valnei disse:

    Pessoal veja bem! se colocar na entrada de agua da casa toda agua utilizada vai gerar energia e acumular em uma bateria e ser usada quando quiser, como energia solar.

  25. Roberta Assys disse:

    Se for instalado entre a saida principal da caixa dagua e a tubulacao, sim, poderia ser um experimento plausivel, pois m horarios de pico o fluxo e a pressão dagua estariam continuos.
    Mas isso é um conceito.

  26. Mauro Vieira disse:

    Parabéns a todos. É muito bom saber que tem gente pensando, discutindo e descobrindo que a caminhada é feita por passos. Vale a pena discordar, concordar, mas principalmente aproveitar e avançar. Ao final, tudo dá certo!

  27. Evandro disse:

    Li e pensei de cara na pressão diminuta da água…
    Mas como alguns falaram na caixa da água vou apresentar um solução totalmente plausivel.
    A água vem do cano com pressão…
    Quando chegar a altura da caixa da água e ter acumulado energia potencial, seria instalado um cano horizontal…
    logo um vertical com a “mini-turbina”…
    e desembocaria na caixa d’agua.
    Sem complexidade. Sem perder energia… Só utilizaria a pressão não necessária…
    A pressão que chega a torneira não mudaria pois a que chega a torneira é da energia potencial da altura da caixa da agua…

    OBS:
    Poderia ser instaladas várias dessas na altura do chão mesmo assim…
    Dai vem um retardado dizer que ia perder a pressão…
    Mas segundo uma matéria que vi…
    Já descobriram como as plantas levam a energia ao longo do caule sem gastar energia…
    Com “canos” infimos… a agua subiria “sozinha” e mesmo assim geraria a energia potencial.

  28. Luciano disse:

    Ei amigos acho q um bom lugar pra se instalar uma turbina seria na saida de agua da maquina de lavar, sai com boa pressão e é perdida….

  29. Flavio disse:

    Concordo com você, principalmente se partindo pelo tamanho do invento, não teremos potencia suficiente para alimentar cargas como iluminação que com certeza diminira cerca de 40% do consumo em uma residencia.

  30. Oscar Batista disse:

    Olá colegas!

    É muito interessante e de grande utilidade, no entanto, seria bem adequado para ser usado nos canos de recebimento de água de captação de chuvas nos telhados das residências, bem como seria mais vìável adaptar um armazenador de energia, nos momentos que ocorrerem as chuvas, o que poderia suprir todas a necessidade da residências e talves fornecer a outras residências.
    Solicito informações e pergunto em um velocidade de 6 km/h em um cano de um circunferência de 20 cm, quantos compartimentos de uma residência e equipamentos seriam beneficiados com este modelo.

  31. Eu tenho um projeto que funciona legal com um sisteima de distribuição de energia. um aparelho que gera energia usando a propria energia da sua casa com baixo consumo. Ao invés de voce consumir a energia que vem do relógio voce consumira a energia Gerada através da energia trazendo um lucro de até 80% por cento do seu consumo o aparelho atende a demande de carga de qualquer residencia ou comercio.Abraço Eugênio de Tres Lagoas MS.

  32. ORLINS SANTANA disse:

    Taí Eugenio, quero ver o teu projeto de 3 lagoas. Vou colocar o meu email. [email protected].
    Esta turbina funciona na saida do esgoto de um edficio Com um estabilizador.Mas não tão mini.Só para acender as luzes de leds de um playground. Ou ativar as camerasd do circuito fechao de vigilancia. Mesmo a bandidagem desligando a luz do predio, não poderia desligar o esgoto. Tudo com acumulador ou bateria recarregável. Dá certo.
    Orlins

  33. ivaldo disse:

    falaram tanto e esqueceram de mensionar a instalaçao na entrada da caixa da agua eu tenho um em casa efunciona muito
    bem eu uso em duas lampadas economica de 9vts

  34. elcio disse:

    muito boa a invenção. Com relação a possivel diminuição de pressão nas torneiras, o invento pode ser aperfeiçoado utilizando-se contra-pesos tais como se utilizam em grandes motores estacionarios. Neste sistema, a arrancada é um pouco pesada mas logo que o sistema começa a funcionar, os contra-peso dão velocidade a turbina e aumentam dessa forma a velocidade da agua na torneira e torna mais eficiente a mini turbina.

  35. wesley disse:

    bom eu nÂo entendi nada dessa esplicasÂo eu so queria saber como e trazida a ernegia eletrica ate nossas casas

  36. Christian disse:

    Estou participando pela primeira vez deste blog, e gostaria de elogiar a iniciativa dos responsáveis, ou do responsavel, Parabens.
    Os assuntos comentados sao bem interessantes e o nivel dos participantes tb.

  37. alessandra disse:

    eu gostei muito

  38. alessandra disse:

    olha eu achei interesante por que me ajudou na escola e ne um trabalho eu estou na quarta serie

  39. José disse:

    Acho q não viável, uma vés q, haverá desperdicio de água.Li, recentiomente,sobre um motor elétrico,auto-alimentado por um eletroima,em vias de,ja estar pronto p/ mercado.Como ja dizem q há um carro movido à pressão de ar,seria o mesmo princípio,só q em fase de teste.se vigorar este invento,adios combustivéis fósseis,alcool e outros tão caros como locaite de esquerda.

  40. Adriano disse:

    brilhante idéia, melhor ainda se pudesse produzir energia para ligar o chuveiro, enquando toma banho, gera sua própria energia.

  41. Moro em uma cidade que tém quinto maior reservatôri do Noedeste abastece mais de dois milhoões de pessoas,tém hojé uma capacidade de mais quinhetos milhões de mt. cubicos.poque nâo instalar mini turbinas na saida do reservatõri.Foi progamado a instalação de tubinas as mesmas ficaram enferrujando por muito tempo e sumiram até hojé.

  42. Renato g da costa disse:

    Gostei muito de todas participações,
    eu queria saber se alguém pode informar
    como conseguir “as mini turbinas.Agradeço
    a todos.

  43. ATILIO disse:

    Tenho mais uma alternativa bem simples paro o uso desse aparelho para somar com todas que ja foi idealizadas, mas é apenas uma teoria teria que alguem fazer para comprovar como eu não tenho esse aparelho!
    usa o mesmo principio do aquecimento de agua com energia solar usando materiais reciclaveis como cano, caixa de leite longa vida e litro de retri de platistico tipo garafa pet. a agua quando atinge uma certa temperatura dentro desses tubo ela sobe e volta para caixa se instalar essa mini turbina no retorno para caixa poderia gerar energia – talvez. se somar o que iria economizar de energia os chuveiros eletricos talvez seria ate maior que a energia que iria produzir. Valeu galera peço desculpas se falei bestiras so quero contribuir. Fiquem com Deus muita paz

  44. miro disse:

    sera que nao pode usar duas caixa de agua com uma bomba de agua a caixa de agua que estiver no alto dese a agua ate a caixa de baixo e vovimenta o gerador que vai gerar ernegia para movimenta a bomba para mandar a agua de volta para caixa de cima novamente ai fica sirquito contuno

  45. miro disse:

    eu acho que usando um gerador da serto sim nesse sentido que eu estou falando

  46. O ideal e conectar esta turbina, na saida de água de chuva que vem do telhado, e ser conectada em uma bateria para acumular energia, ou montar um sistema rotativo, onde uma turbina tocaria uma bomba continua que tocaria outra turbina para gerar energia e alimentar um outro aparelho.

  47. Use água da CHUVA, O ideal e conectar uma turbina, na saida do cano, que vem do telhado, e armazenar esta água em uma caixa que tera uma bomba tocada por esta turbina e recircular esta água, para acionar uma outra turbina, que podera usar energia armazenada em bateria para usar a energia e qualquer aparelho.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Compulsivo disse:

    GReader: Mini Turbina Gera Energia com Água da Torneira! http://tinyurl.com/d8ew2c

  2. design // projeto conceitual muito criativo de torneira que gera eletricidade: http://is.gd/rNse

  3. Mais uma idéia verde que, em larga escala, funcionaria muito bem: http://tiny.cc/nlWx7

  4. Raoni Cardoso disse:

    Hj fiquei pensando em algo original p o seminário d Energia, aí depois d ter uma idéia descubri q ela já foi pensada http://migre.me/WQYx :(

  5. Raoni Cardoso disse:

    Hj fiquei pensando em algo original p o seminário d Energia, aí depois d ter uma idéia descobri q ela já foi pensada http://migre.me/WQYx :(

Deixe um comentário

XHTML: Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>