Gadgets da casa do futuro, disponíveis hoje

Existe um ditado que diz que o futuro começa hoje. No que diz respeito às novas casas e às novas tecnologias, o futuro começou ontem. E você pode estar atrasado para descobrir as últimas traquitanas desenvolvidas para fazer da sua residência o lar dos mais modernos equipamentos, como estes a seguir.

PHOTO by Pixabay

Campainhas

Sim, o velho ‘blim-blom’ foi substituído. Agora existem modernas campainhas que incorporam câmeras de vídeo de alta resolução que mostram o visitante da cabeça aos pés. A campainha inteligente também captura qualquer objeto a menos de 20 cm da porta – um desempenho melhor do que o velho olho mágico. E todas as imagens são enviadas para seu celular. Então, nem é preciso estar em casa para atender à porta.

Fechaduras

Mas o que seria da porta sem uma fechadura? As mais modernas conseguem perceber se alguém está parado na frente dela e nesse caso aciona a câmera embutida e manda a imagem para você e gravando na nuvem ao mesmo tempo. Se estiver escuro, a fechadura percebe e aciona o modo infravermelho. Para abrir, pode-se escolher o método – digital, código numérico, acionamento sem fio por NFC, Bluetooth, Homekit, pela voz e – quem diria – até usando uma prosaica chave.

Aspiradores

O velho aspirador de pó está definitivamente sendo substituído por robôs. E ter um robô para limpar carpetes é especialmente útil onde há muita área a ser coberta. Imagino que aqueles cassinos de Las Vegas, enormes e totalmente acarpetados, tenham vários deles. Mas mesmo que você não frequente a roleta do Bellagio, preferindo a versão online, o aparelhinho mantém sua utilidade. Já há vários modelos no mercado, com variações na capacidade de aspiração, na detecção de obstáculos e no retorno automático para a base carregadora.

Lâmpadas

Depois de mais de um século, já estava na hora de melhorarem as velhas lâmpadas. O bulbo de vidro foi substituído por um material inquebrável (fica a dica para telas de celular), e agora é possível ter uma lâmpada LED que literalmente pode ser amassada, e ainda assim continuar iluminando. Ideal para lugares de alto risco de impacto, como porões, garagens, sala do videogame ou tetos baixos em geral.
Luminárias

Sabe quando você quer ir ao banheiro a noite, e fica tateando a parede, procurando o interruptor da luz? Coisa do passado. Agora há luminárias inteligentes, mais espertas que um simples sensor de movimento. As novas invenções conseguem identificar um corpo humano num raio de seis metros e, ao mesmo tempo, perceber a luminosidade do ambiente. Se o resultado da soma for gente no escuro, ela acende.

Cabides

Sim, você leu direito. Os cabides também evoluíram, e agora têm tecnologia embarcada. Com formato mais encorpado e bateria embutida, os cabides eletrônicos são capazes de manter as roupas sem odores, através da dispersão de partículas neutralizadoras. Também reduz o pólen grudado nas peças, o que é especialmente útil para quem tem alergias. Mas não jogue fora ainda os velhos cabidinhos de madeira. Com o preço de US$ 396 por unidade, você pode querer limitar seus cabides eletrônicos a um ou dois por armário.

Vasos sanitários

Você já deve ter ouvido falar das privadas fabulosas no Japão. Mas a tecnologia avança rápido, e hoje o mundo inteiro pode ir ao banheiro em um vaso sanitário hi-tech. As versões mais modernas têm assento aquecido, jato íntimo automático com temperatura regulável, secagem com ar quente, desodorização através de filtro de carvão ativado, acionamento com o pé e função auto-limpeza. Para controlar toda essa parafernália, uma tela de LCD. E, para os fotossensíveis, luz suave para uso noturno.

PHOTO by Pixabay

Controle central

Todas essas evoluções já estão disponíveis no mercado, algumas, porém, apenas para importação. Mas não se esqueça que, na casa moderna, há um equipamento que não pode faltar, o controle central com o qual todos os aparelhos se conectam – o seu smartphone. Cada vez mais, o antigo telefone está se tornando algo muito mais amplo, uma espécie de macho-alfa dos aparelhos eletrônicos. Uma posição que certamente não será desafiada pelo seu cabide, sua luminária ou por sua privada.

/* Track outbound links in Google Analytics */