Dicas de estudo para quem deseja fazer vestibular para publicidade

Pessoa usando o notebook para estudarPrestar vestibular é bastante difícil em todos os sentidos. Há muita concorrência, e as melhores universidades contam com um ingresso realmente complexo. Além disso, vale lembrar que tem pessoas na quarta ou quinta tentativa — e vão disputar com você.

Em resumo, você precisa se sobressair em meio a multidão e, embora não seja simples, uma pequena mudança de perspectiva pode ajudar. Pense que, na verdade, você precisa ganhar de si mesmo para conquistar uma vaga.

No fundo, não existem outros candidatos: é só você contra você mesmo!

Com isso em mente, vamos a algumas técnicas para aumentar suas chances de ingresso. Não deixe de ler tudo!

1. Fique craque em Português

Todos os vestibulares do país têm algo em comum: eles requerem domínio da Língua Portuguesa. Isso faz sentido quando pensamos que esse é nosso próprio idioma.
Porém, note que, via de regra, não usamos o Português requerido pelos vestibulares. De fato, estamos falando da norma culta, não da linguagem do cotidiano. Ou seja, é necessário estudar bastante para gabaritar as questões no vestibular.

A ideia geral é sempre a mesma: entenda e domine o básico. Afinal, depois será fácil compreender a parte complexa do idioma — e dominar o básico já garante muitos pontos.
Lembre-se que saber Português vai te ajudar bastante na carreira. O pessoal da Planejador Web domina o idioma!

2. Treine redação todas as semanas

Para um estudante do nível superior, é vital saber escrever muito bem. Por isso que todos os vestibulares cobram uma redação, por mais básica que seja.
No entanto, tenha em mente que não é fácil articular ideias sem estar treinado. Da mesma forma, há estruturas textuais que devem ser respeitadas.

Alguns vestibulares, por exemplo, cobram um texto no estilo “carta”. Outros, porém, preferem um texto argumentativo. Até texto estilo “ensaio” pode ser cobrado de você.
Para conseguir o domínio sobre a escrita, o melhor a ser feito é escrever. Portanto, escreva pelo menos 1 texto por semana.
Aproveite as plataformas como Medium.com para tornar seus textos públicos.

3. Organize seu estudo

Estudar não é fácil, mas essa tarefa pode ser simplificada através de uma boa organização. Antes de montar um cronograma, tenha em mente que dominar o básico é melhor do que avançar muito nas matérias.

No entanto, jamais deixe de ler todo o conteúdo que cai no vestibular, mesmo que isso signifique apenas uma leitura por cima.
Para montar um bom cronograma de estudos, uma técnica infalível é estudar as provas anteriores do vestibular desejado. Dessa forma, você terá uma ideia das matérias principais e a forma como são cobradas.

Separe cerca de 2 horas de estudo por dia, em ciclos de estudos de 30 minutos.

4. Monte mapas mentais

Uma maneira de decorar muito conteúdo em pouco tempo é através de mapas mentais. Em resumo, são estruturas com linhas, cores e desenhos, assim como textos e referências, que remetem a algum conteúdo.

A ideia é tornar o conteúdo visível, fazendo com que o cérebro armazene-o de diversas formas.

5. Faça resumos diretos

O cérebro aprende de duas maneiras: a forma passiva e a ativa. A passiva acontece quando um mesmo material é visto mais de uma vez, e o estudante não se esforça para aprendê-lo.

Já a ativa faz uso de estruturas do cérebro para facilitar o aprendizado, como o sistema motor. Dessa forma, o estudante escreve o que aprendeu em forma de resumos. Criar áudios explicando com suas palavras também vale!

A ideia é que sejam resumos diretos e que façam sentido para você. Ou seja, é um material que, quando relido por você, fará sentido e forçará seu cérebro a revisar o conteúdo.

6. Realize revisões de maneira periódica

Agora que você entende um pouco mais como o cérebro funciona, devemos ensinar mais um segredinho: o poder das revisões periódicas.

Em resumo, nós aprendemos aquilo que mais usamos e, com o tempo, usamos esse conhecimento de forma automática. É como andar de bicicleta ou dirigir um carro: você não pensa no que está fazendo, apenas faz.

As revisões periódicas funcionam da mesma forma. De início, revise todos os dias após aprender algo novo, por cerca de uma semana. Depois disso, faça uma revisão trimestral. Quando a prova estiver próxima, faça mais uma revisão.

7. Dedique-se a cobrir furos em seu conhecimento

Antes de ir para matérias mais complexas, tenha certeza de que aprendeu todo o básico primeiro. Uma maneira de fazer isso é ter humildade e revisar, desde a base, todo o conteúdo.

8. Aprenda técnicas para lidar com a ansiedade

Por fim, não adianta estudar se na hora da prova tiver um ataque de ansiedade. É por isso que aprender técnicas de respiração podem ajudar muito.
A ideia é simples: a ansiedade está no futuro, ou seja, ela está antevendo um evento perigoso — no caso, a prova, o resultado, etc. Para evitar essa sensação, foque em algo que está no presente: a sua respiração.

As técnicas apresentadas neste post com certeza vão te ajudar na hora do vestibular!

/* Track outbound links in Google Analytics */