Osmo Mobile 3: nosso review sobre o ótimo gimbal da DJI

Osmo Mobile 3

Testamos nos últimos meses o Osmo Mobile 3, nova versão do gimbal da DJI que transforma o smartphone em uma câmera com estabilização. A nova versão conta com vários recursos interessantes e muitas melhorias em relação ao Osmo Mobile 2, que eu tenho e uso há um bom tempo.

O resultado final das imagens fica bem próximo do que pode ser produzido com o Osmo Mobile 2, ou seja, um vídeo gravado em um smartphone que é perfeitamente estabilizado.

Se preferir o review em vídeo, é só clicar abaixo para assistir (aproveite pra se inscrever no canal do DD):

Um formato bem mais compacto

Pra começar, o seu formato é bem mais compacto por si só, e ele tem uma outra carta na manga, agora também pode ser dobrado para ocupar ainda menos espaço.

Quando está dobrado, o Osmo Mobile 3 fica incrivelmente portátil, e pode ser levado facilmente dentro de qualquer mochila. Mesmo aberto, a diferença de tamanho entre ele e seu antecessor é realmente impressionante.

A grande diferença é que na nova versão, todo o trabalho é realizado aqui com maior praticidade, não só pelo tamanho, portabilidade e peso, mas também pelos recursos de software e botões, que foram pensados para que ele seja usado com apenas uma mão.

Troca da orientação do smartphone em um botão

Outra coisa que mudou bastante, é que na versão anterior, era preciso tirar o smartphone do suporte e girar a base para usar o aparelho na vertical, algo que você nem sempre precisa fazer, mas que é muito importante para gravar Stories para o Instagram, por exemplo.

Botões do Osmo Mobile 3
No Osmo Mobile 3, basta dar dois cliques no botão M que ele muda a posição de horizontal para vertical na hora. Ao ser clicado por três vezes, ele deixa o smartphone em um modo de espera, e assim, ajuda a economizar a bateria quando não estiver em uso.

A troca de orientação pode ser feita inclusive durante uma gravação, o que pode gerar efeitos interessantes. Além do tamanho, essa é a diferença mais importante entre essa versão e a anterior. A DJI realmente soube ouvir e aprender com os seus usuários, que certamente perdiam um bom tempo com isso.

Encaixe do smartphone foi totalmente repensado

Na nova versão do gimbal, ficam acessíveis o tempo inteiro tanto o conector de energia do smartphone quando a entrada de 3,5 mm para fones de ouvido ou microfone (caso ele conte com uma, é claro). O botão de joystick agora é voltado para dentro, o que dá um encaixe melhor com o dedo. O botão de zoom na lateral só funciona com o app DJI Mimo.

Bordas que não apertam os botões

As laterais do suporte que se prendem ao seu smartphone agora não são mais retas, e assim, os botões na lateral não são mais pressionados sem querer quando você encaixar o smartphone, uma mudança bem útil. O gimbal pode ser usado com smartphones com telas de até 7,08 polegadas.

Outro detalhe que parece pouca coisa, mas que faz toda a diferença, é simplesmente colocar o smartphone e centralizá-lo no suporte.

Se cada vez que o usuário queria trocar de aparelho, precisava fazer um processo demorado no Osmo Mobile 2, agora a tarefa ficou absurdamente fácil. Basta colocar o smartphone que os motores do gimbal vão deixá-lo na posição correta.

No modelo anterior, eu tinha feito uma marcação feita com lápis das posições correta dos dois smartphones que geralmente usava com o gimbal. Com o modelo novo, eu não precisei mais que me preocupar com isso, basta encaixar qualquer smartphone e começar a usar.

Apesar disso, vale perder alguns segundos para tentar deixá-lo o mais centralizado possível, pois quanto mais estável ele ficar inicialmente, menos vai gastar a bateria do gimbal. De qualquer forma, a diferença para o modelo anterior é realmente imensa também nesse quesito.

Botão gatilho está de volta

Botão de gatilho está de volta

Assim como nos drones da DJI, existe o modo esportivo, que deixa os motores do gimbal mais ágeis, o que vai gastar mais bateria, é claro. O botão gatilho na traseira do gimbal permite trocar o modo normal para o modo esportivo, basta clicar uma vez e depois clicar e manter o botão pressionado.

Ao ser clicado duas vezes normalmente, o botão gatilho também centraliza a posição do gimbal, algo bem importante no dia a dia. Essa centralização acontece com o gimbal na posição vertical ou na horizontal.

Base torta é um dos problemas

Base do novo gimbal não é mais reta

A base do Osmo Mobile 3 tem um suporte para tripés que é muito útil. A DJI tem alguns acessórios e um combo bem interessante, mas ele funciona com qualquer tripé. Apesar disso, a parte de baixo não é reta como a do modelo anterior, assim ele não fica em pé sozinho.

Bateria com excelente autonomia

A bateria tem uma excelente duração, e chega a 15 horas de uso. Ela pode ser inteiramente carregada de duas a três horas na tomada usando o novo conector USB-C. Na minha experiência de usar o gimbal todos os dias para gravar o meu projeto diário no YouTube, ele precisa ser recarregado uma vez por semana e olhe lá.

Outro detalhe bem interessante que ele herdou do modelo antigo é a saída USB protegida por uma tampa, que pode ser usada para carregar a bateria do smartphone, mesmo enquanto ele estiver sendo usado. Isso pode ser muito útil em certas situações.

Conexão com smartphone é feita pelo app DJI Mimo

A conexão entre o gimbal e o smartphone é feita via Bluetooth, mas agora é feita usando o app DJI Mimo, o mesmo usado no Osmo Action e no Osmo Pocket. No iOS, todos os recursos estão disponíveis, mas no Android, o app tem algumas limitações, como a falta da opção de gravar vídeos com 60 quadros por segundo.

Usando o app, você tem acesso a várias funções que são perfeitas para quando o gimbal está montado em um tripé ou suporte. Entre elas, o modo panorama, câmera lenta e hyperlapse.

O modo de rastreamento Active Track 3.0 da DJI, que inclusive pode ser usado no modo Hyperlapse. Para usar o ActiveTrack, basta desenhar um quadrado sobre a área da imagem que você quer rastrear. O ActiveTrack não funciona com o modo esportivo ligado.

As câmeras frontal e traseira reconhecem gestos para começar a gravar, o que pode ser uma bela ajuda para quem precisa gravar vídeos sozinho. Quando você começa a gravar assim, o ActiveTrack 3.0 é automaticamente acionado para reconhecer o seu rosto.

O modo Story promete gravar vídeos com movimentos pré-definidos, mas por enquanto ainda é muito engessado pro meu gosto.

Preço no Brasil

Osmo Mobile 3

O estabilizador Osmo Mobile 3 custa a partir de R$ 1099, pode ser comprado em várias lojas no Brasil.

Saiba mais sobre o Osmo Mobile 3 no site da DJI.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */