Resenha: iPhone XS Max, um ano depois (agora rodando o iOS 13)

iPhone XS Max

Estou usando há alguns meses o iPhone XS Max que a Apple enviou para testes, e durante todo esse período ele desempenhou bravamente o papel de meu principal aparelho, com resultados altamente satisfatórios. Eu estou muito impressionado com o desempenho e a qualidade do smartphone, especialmente se lembrarmos que ele já tem um ano no mercado.

Uma das vantagens da mudança incremental de design da Apple nos últimos anos é que o iPhone XS Max conta com praticamente o mesmo visual do novo 11 Pro Max, com exceção das câmeras, que no novo modelo chamam bem mais atenção.

Por dentro, a Apple continua a dar as cartas no mercado de processadores mobile, o que significa que, mesmo um ano depois, o processador A12 Bionic do iPhone XS Max ainda possa ser considerado muito poderoso, sendo capaz de lidar com praticamente qualquer função que seus usuários precisem.

Minha história pessoal com o iPhone e o iOS

Apesar de ter dado uma de early adopter e ter comprado o iPhone original no mês do seu lançamento em 2007, já faziam alguns anos que estava na turma dos Androids, com o quais me aprendi a me virar muito bem, mesmo sem poder usar as centenas de apps e jogos que comprei pro iOS.

Poder instalar os jogos e apps que eu tanto usei vários anos atrás foi uma experiência nostálgica muito boa. A maioria deles está atualizada para o novo iOS, mas existem alguns que ficaram no tempo, perdidos, mas no geral, a minha sensação ao voltar a usar iOS foi a de voltar para casa, podendo revisitar apps que faziam parte da minha vida, e dos quais tinha me despedido por não terem versões para outros sistemas.

O meu último iPhone tinha sido o 6S, então pra mim a mudança não tem nada de sutil, e a minha experiência com o iPhone XS Max foi realmente impressionante. É claro que durante todo esse tempo, tive e usei diariamente um iPad, então a minha saída do sistema da Apple foi só nos smartphones.

Como estava afastado do iPhone há tanto tempo, tive que me acostumar com uma mudança bem radical, a retirada do meu amado plug de 3,5mm para fones de ouvido, mas como meu principal fone de ouvido no momento é Bluetooth, então não senti tanto a sua falta quanto imaginei que sentiria. Ouvir música com os fones da Apple (que são sempre de boa qualidade) usando a porta Lightning é algo com o qual você se acostuma rápido, só é preciso cuidado para não estragar o conector.

iPhone XS Max

Uma das coisas mais legais do iPhone XS Max é sua câmera, repleta de recursos e funções bem úteis. Essa não é uma câmera para quem gosta de mexer em mil configurações e tirar uma fotos totalmente personalizadas, mas sim uma que otimiza todos os elementos para que a foto saia o melhor possível.

iPhone XS Max

Com suas duas câmeras (normal e telezoom), o iPhone XS Max é bem versátil, e mesmo sem ter a câmera com lente grande angular dos novos iPhones 11 Pro, ele é capaz de tirar fotos incríveis e gravar vídeos lindos. A câmera do iPhone XS Max é a única câmera que eu tenho usado nos últimos meses, e estou plenamente satisfeito com a qualidade das imagens que eu tenho produzido com ela.

Novidades do iOS 13 disponíveis no iPhone XS Max

Com o novo iOS 13, alguns recursos dos novos iPhones podem ser aproveitados e usados no iPhone XS Max (e também nos outros modelos lançados ano passado, o iPhone XR e o iPhone XS). Já que acabei de falar da câmera, um detalhe dela que funciona muito bem no iPhone XS Max com o novo iOS é o novo aplicativo de fotos e vídeos, que permite uma edição completa de vários aspectos da imagem.

Modo retrato com fundo branco

O Modo Retrato também ganhou a possibilidade de ajustar o brilho do rosto da pessoa em foco, além do novo recurso Luz Brilhante Mono, para fotos monocromáticas com o fundo todo branco, um efeito bem interessante que você pode ver na foto acima (não se assuste com o meu rosto).

Um dos recursos mais esperados do novo iOS 13 é o modo noturno, que eu já usava e adorava no Mac, e estava realmente contando os dias para poder usar no iPhone. Pra quem prefere o modo normal durante o dia, dá pra ajustar o modo noturno para ser ativado automaticamente todos os dias com o pôr do sol, ou em qualquer horário que o usuário escolher.

Além dos apps nativos da Apple, o modo noturno do novo iOS já conta com o suporte de vários aplicativos que fazem a transição para o modo normal automaticamente, seguindo o que foi definido nos ajustes do sistema. Outros apps estão sendo adaptados e serão atualizados para funcionar com o modo noturno. É um prazer usar apps com o modo noturno, um recurso que eu já não conseguiria viver sem.

O teclado ganhou um utilíssimo novo trackpad escondido na barra de espaço, que pode ser acionado ao pressionar o teclado, assim o teclado se torna um trackpad para o usuário encontrar o ponto exato que quer editar no texto. Esse truque é excelente, e realmente pode agilizar a vida de quem quer digitar em um iPhone.

Outra ótima novidade é que agora é possível usar o Swype no iOS. Tudo bem, os usuários de Android já podiam fazer isso faz tempo, mas em um iPhone, o recurso só existia até agora em aplicativos de teclado pagos. Por falar em textos, é importante saber como interagir com eles no novo iOS. Um duplo clique sobre uma palavra seleciona só ela, enquanto um clique triplo seleciona a frase inteira. Se você quiser o parágrafo inteiro, é só dar um clique quádruplo.

iPhone XS Max

Algo que eu recomendo é colocar novos botões do Centro de Controle, como o modo de economia de energia, ativar o modo noturno, um timer, e até mesmo uma lupa, que no novo iOS ganhou até mesmo a possibilidade de acionar o flash para iluminar o que você está querendo ver mais de perto, algo muito útil pra quem tem vista cansada como eu.

Outro botão interessante que pode ser adicionado no Centro de Controle é a gravação de tela (se for compartilhar, por favor edite o vídeo para remover o começo da gravação, quem for assistir agradece desde já). Ao clicar em alguns botões, é possível acessar opções, ajustes ou atalhos do app ou recurso escolhido, algo também muito bem-vindo no ecossistema da Apple.

A opção para silenciar ligações de números desconhecidos também é uma verdadeira mão na roda, que pode ajudar muito na paz de espírito do usuário, ao livrá-lo de vez da chatice infinita de ligações não solicitadas, a imensa maioria para venda de produtos ou serviços que você nunca vai querer comprar.

Pode ficar tranquilo que as ligações dos números de seus contatos, chamadas recentes ou sugestões da Siri irão tocar normalmente, só que todas as outras serão enviadas direto para a caixa postal, e depois disso serão mostradas na lista de chamadas recentes. O modo de economia de dados também é uma boa notícia para quem vive lidando com os planos de operadoras que insistem em acabar antes do previsto.

Uma das mudanças que mais me agradou é bem sutil, quando você está ouvindo uma música ou outro áudio, e clica nos botões de volume, uma barra aparece na tela, e pode ser usada para aumentar ou diminuir a altura do áudio deslizando os dedos para cima ou para baixo.

No Safari, ou outro programa que mostre uma grande quantidade de texto, você pode pressionar a barra de rolagem para deslizar o dedo para cima ou pra baixo e navegar rapidamente pelo conteúdo. Ao pressionar sobre a barra de rolagem, o iPhone dá um retorno por vibração na tela para indicar que você entrou neste modo. No novo iOS, Outra novidade interessante do Safari no novo iOS é a possibilidade de agendar o fechamento automático das suas tabs, que pode ser feito todo dia, toda semana ou todo mês.

Ao tirar um printscreen, o novo iOS agora tem a opção página Inteira, que captura todo o site que você quer registrar, e não só uma única tela. Algo que é bem útil, mas está bem escondido no novo sistema. O novo iOS 13 também juntou o Find My Phone e o Find My Friends no app Find My, que concentra amigos e aparelhos em um só lugar.

Estou doido para testar e conhecer os novos iPhones, mas a verdade é que o iPhone XS Max já um excelente companheiro, capaz de me acompanhar no meu uso intenso diário por vários anos ainda. A Apple cria produtos que duram, e esse é um dos seus maiores méritos.

Mesmo um ano depois, o iPhone XS Max ainda é muito recomendável para quem está interessado em um smartphone de altíssima qualidade com tela grande, mas pagando um preço mais acessível que o valor de um modelo novo, que é bem salgado (o iPhone 11 Pro está custando R$ 7.599 na versão de 64 GB).

Outro ponto altamente positivo do novo iOS 13 é o Apple Arcade, mas isso não vai dar pra abordar nessa resenha, vou deixar pra outro review somente sobre o serviço de streaming de games da Apple. Para saber todos os novos recursos do iOS 13, incluindo a nova versão 13.1.3 lançada ontem, é só visitar o site da Apple.

Essa resenha do iPhone XS Max com o iOS 13 também vai dar origem a um vídeo bem legal lá no canal do Digital Drops no YouTube, se quiser se inscreva logo para ser avisado quando ele for lançado na semana que vem.

Muito obrigado a todo mundo que leu esse review, quem tiver gostado, é só compartilhar com os amigos. Até a próxima resenha!

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */