Até que ponto você chegaria para fazer uma Selfie?

Eu tenho visto muita gente fazendo loucuras para ficar famoso no Instagram. Virar o tal do “influenciador” é o que muitos procuram. Ou seja, ter tantos seguidores na rede social que empresas os contratem para fazer propagandas de produtos. Outros querem só serem populares e manter uma rede social bem abastecida de fotos bacanas. Nem que para isso você tenha que fingir ser o que não é. O crescente número de pessoas que perdem a vida ao fazerem selfies em locais proibidos ou perigosos é um exemplo do que anda acontecendo no mundo.

Mas, temos aqui um caso muito engraçado (e perigoso ao mesmo tempo). Muitas pessoas estão se dirigindo até a Sibéria, na Russia, para fazer fotos em um lago de águas extremamente azuis. O lago se encontra na cidade de Novosibirsk e já foi apelidado de “Maldivas de Novosibirsk”.  Você pode dar uma olhada nesse link e ver como as pessoas curtem fotografar por lá. Mas, a realidade é muito estranha. O lago, na verdade, é artificial e é simplesmente um depósito de cinzas, detritos tóxicos, da Estação de Aquecimento e Eletricidade Número 5, uma usina de energia de propriedade da Siberian Generating Company. A água extremamente azul é o resultado de sais de cálcio e óxidos metálicos que são despejados na água. Essas coisas não tornam o lago radioativo ou venenoso, mas tornam a água alcalina, com pH acima de 8, e podem causar irritação na pele e reações alérgicas.

Alguns sites brasileiros noticiaram esse fato dizendo que as pessoas vão até lá enganadas com a beleza do local, mas não é bem assim. A empresa dona do lago faz extensa campanha avisando as pessoas do perigo do local, inclusive com postagens em redes sociais, mas os invasores (é uma área particular) acham que vale a pena enfrentar o perigo por uma foto bacana. Fora as irritações de pele, a empresa avisa que o fungo do lago é extremamente lamacento e que é quase impossível sair de lá sozinho se você decidir entrar na água. Mesmo com todos os avisos vemos pessoas andando pelas águas com canoas e até com unicórnios de borracha.

Sinceramente, não vejo possibilidade desse tipo de coisa melhorar. As pessoas cada vez mais vão ficar imersas nas redes sociais e procurando mais e mais possibilidade de chamar a atenção. Creio que as estatísticas de morte e acidentes em relação a selfies só vão crescer.

 

Fonte: New York Times

/* Track outbound links in Google Analytics */