Astrofotógrafo do Ano de 2019 – veja os selecionados

Fazer astrofotografia pode parecer fácil, mas não é. A maior parte das pessoas acha que é simplesmente apontar a câmera fotográfica para o céu e fazer uma longa exposição. Na verdade é isso mesmo, mas existem várias técnicas, acessórios e formas de edição da imagem para chegarmos a um resultado deslumbrante. Quando o fotógrafo se anima ele já está comprando telescópios com plataformas giratórias que acompanham a rotação da terra e câmeras especiais para fazer empilhamento de foco. Eu me considero um extremo amador nessa área. Com o equipamento que tenho faço apenas uma categoria de astrofotografia, a paisagem noturna. Nunca conseguiria uma foto do espaço profundo.

Mas, tem gente que consegue fazer coisas maravilhosas do quintal de casa. A maior parte dos astrofotógrafos são entusiastas da prática e aprimoram sua técnica cada vez mais com o passar do tempo. E todo ano temos um concurso fotográfico que reúne o que de melhor foi produzido dentro dessa área. O Royal Observatory Greenwich, em associação com a Insight Investment e a BBC Sky at Night Magazine , divulgou nessa semana os pré-selecionados para concorrer ao título de Astrofotógrafo do Ano. Tanto fotógrafos profissionais quanto amadores enviaram seus trabalhos para o décimo primeiro concurso até o momento. Este ano, o recorde foi quebrado mais uma vez com mais de 4.600 inscrições enviadas de 90 países em todo o mundo.

O fotógrafos concorrem em 9 categorias:

  1. Paisagens
  2. Aurora
  3. Pessoas e Espaço
  4. Nosso sol
  5. Nossa lua
  6. Planetas, Cometas e Asteróides
  7. Estrelas e Nebulosas
  8. Galaxias
  9. Fotógrafo de Astronomia Jovem do Ano (astrofotógrafos com menos de 16 anos)

Os vencedores do concurso de 2019 serão anunciados em uma cerimônia de premiação no National Maritime Museum em 12 de setembro de 2019. As fotografias vencedoras, juntamente com uma seleção de imagens selecionadas, serão exibidas no National Maritime Museum de 13 de setembro de 2019. O vencedor geral receberá £ 10.000. Os vencedores de todas as outras categorias e o Fotógrafo de Astronomia Jovem do Ano receberão 1.500 libras. Há também prêmios para os segundos classificados (£ 500) e altamente elogiados (£ 250). Os vencedores do Prêmio Especial receberão £ 750. Todas as inscrições vencedoras receberão uma assinatura de um ano para a revista BBC Sky at Night .

Ficou curioso para ver um pouco das fotos selecionadas? Vejam abaixo só uma pequena amostra e fiquem impressionados como eu fiquei. Ainda tenho que comer muito feijão com arroz para chegar perto.

© Yifan Bai (China), Albany Milkyway

© James Stone (Austrália), Aurora Australis da Praia Beerbarrel

© Bud Martin Budzynski (UK), Coming in to land at Mare Crisium Spaceport!

© Péter Feltóti (Hungary), Milky Way Centre

© Tom Mogford (UK), Our Moon

© Alastair Woodward (UK), Out on a Limb

© Nicolai Brügger (Germany), Road to glory

© Petar Babić (Croatia), The Carina Nebula

© Connor Matherne (USA), The Horsehead and Flame Nebula

© David Ros Garcia (Spain), The last of us 2.0

© Bernard Miller, Martin Pugh (USA), The Sculptor Galaxy

/* Track outbound links in Google Analytics */