Alcatel 3C tem tela de bom tamanho é custa barato, mas hardware poderia ser melhor

Alcatel 3C

Recebemos para testes aqui na redação do DD o Alcatel 3C, e neste review, vou passar as minhas impressões sobre ele, que é um aparelho com custo acessível que pode ser uma boa entrada no mundo dos smartphones, para pessoas que tenham aparelhos sem acesso ao Whatsapp, por exemplo.

Se o usuário for mais avançado, o Alcatel 3C infelizmente não vai conseguir dar conta do recado, mas não é a isso que ele se propõe, para pessoas com esse perfil ele pode funcionar no máximo como um aparelho reserva.

Vamos começar pelo que ele tem de mais interessante, além do preço, sua tela LCD IPS de ótimo tamanho, 6 polegadas, que é o ponto alto do aparelho, ainda que com ressalvas, como a resolução relativamente baixa (720p) para suas dimensões e as bordas que são bem grandes, passando longe da tendência atual de bordas finas no mercado de smartphones.

Alcatel 3C

Outros trunfos do aparelho são o fato de ser bem leve, pesando cerca de 169 gramas, e ter suporte a dois chips SIM, algo importante para a sua categoria de preço, com a vantagem de trazer um terceiro slot para o uso de um cartão microSD, sem precisar deixar de usar um dos dois SIMs. Ah, e ele também conta com um sensor biométrico para ser desbloqueado pela digital do usuário, mas infelizmente, os elogios ficam mesmo por aqui.

O grande problema do aparelho é seu processador, um MediaTek quad-core de 1,3 GHz que é bem lento e antigo, além do fato do aparelho só contar com 1GB de RAM. Com esses dois calcanhares de Aquiles, o Alcatel 3C acaba levando um bom tempo para rodar os apps mais pesados, ou mesmo para realizar mesmo para as tarefas mais básicas do dia a dia. Tudo bem que não dá pra exigir muito, especialmente se levarmos em conta o seu preço de menos de R$ 500, aí fica claro que a escolha de hardware da empresa foi motivada para que ele ficasse bem acessível.

Em termos de conectividade, ele também segue o mesmo caminho de lentidão, e só tem suporte a redes 3G, e o Android é o 7.0 Nougat, o que também é uma pena. A bateria de 3000 mAh anima no papel, mas na prática, também não dura mais do que um dia de uso, e também não conta com carregamento rápido, e nos dois casos, o culpado para essas limitações é mais uma vez o seu processador antigo. Seria interessante se a Alcatel lançasse um aparelho com um processador um pouco melhor.

As câmeras do Alcatel 3C também não brilham, se me permitem o trocadilho, mas fazem o feijão com arroz básico, especialmente em cenas bem iluminadas. A câmera principal tem 13 megapixels e pode gravar vídeos em 720p. O recurso HDR, embora promissor, acaba não tendo o efeito desejado nas imagens produzidas. A câmera frontal tem 8 megapixels, e é apenas correta.

As câmeras do Alcatel 3C fazem o feijão com arroz básico, especialmente em cenas bem iluminadas, e pouco mais. Tirar fotos de noite com ele vai ser uma missão árdua, pois o nível de ruído acaba sendo bem alto. O recurso HDR, embora promissor no papel, acaba não tendo o efeito desejado nas imagens produzidas.A câmera principal tem 13 megapixels e pode gravar vídeos em 720p, enquanto a câmera frontal tem 8 megapixels.

A bateria de 3000 mAh anima no papel, mas na prática, também não dura mais do que um dia de uso, e também não conta com carregamento rápido, e nos dois casos, o culpado para estas limitações é mais uma vez do seu processador antigo. Um ponto positivo é que ele tem rádio FM e TV digital, recursos que devem agradarem cheio ao público alvo do aparelho. Para quem procura algo realmente barato, sem abrir mão de uma tela de bom tamanho, ele pode ser uma opção.

O Alcatel 3C é um aparelho que pode ser interessante para pessoas que não precisem de muitos recursos ou velocidade, ou seja, pode funcionar para um público específico, que não espera nada além de um smartphone básico, com uma tela de bom tamanho. Seu maior problema acaba sendo mesmo o seu desempenho, bem fraco para o uso diário.

Apesar de não ter exigido muito do aparelho nos meus testes, ele acabou mesmo assim revelando todas as suas fragilidades, mas no fim das contas, como disse no começo do texto, o Alcatel 3C ainda assim é uma boa porta de entrada para pessoas que ainda não tenham um smartphone.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */