Project xCloud: streaming de jogos da Microsoft pra jogar em qualquer aparelho

Project xCloud da Microsoft rodando em um smartphone com o controle sem fio do Xbox

A Microsoft apresentou oficialmente o Project xCloud, sua solução para streaming de games que quer fazer pelos jogos a mesma coisa que o Spotify fez com a música ou o Netflix com filmes e séries, oferecer uma experiência que se adapta ao aparelho que os usuários estão usando em todos os momentos.

A visão da empresa é que o conteúdo esteja acessível para o usuário, não importa qual gadget ele esteja na mão. O Project xCloud entra em testes públicos a partir do ano que vem, e já conta com desenvolvedores que estão trabalhando para adaptar mais de 3000 jogos do Xbox One para a tecnologia de streaming da Microsoft.

Project xCloud da Microsoft rodando em um tablet

Jogos atuais e futuros estão sendo adaptados para serem usados com o Project xCloud, e testes já estão sendo feitos em smartphones e tablets usando um controle sem fio do Xbox ou então com controles por toques na tela dos aparelhos, através de uma camada de controles projetados para telas multi-touch.

A Microsoft cita seus quase 40 anos de experiência com games para garantir que está trabalhando para resolver questões de latência e outros problemas típicos do streaming de jogos, e também seus datacenters Azure espalhados pelo mundo como mostra de que será capaz de lidar com todos os eventuais problemas.

O Project xCloud vai rodar em redes 4G, mas certamente irá ter um desempenho muito melhor quando a conectividade 5G estiver entre nós.

Vale lembrar que outro dia mesmo, o Google anunciou que está entrando no mercado de streaming de jogos com o Project Stream, que permite jogar Assassin’s Creed Odyssey no Chrome.

Saiba mais sobre o Project xCloud no site da Microsoft.

Clique abaixo para ver o vídeo de demonstração do novo serviço de streaming de jogos da Microsoft.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */