Vingadores: Era de Ultron: prepare seu coração! (Resenha sem spoilers)
Fui convidado pela Marvel/Disney para assistir Vingadores: Era de Ultron em primeira mão na semana passada, mas foi pedido para que ninguém escrevesse sobre o filme antes de hoje, dia 21/04. Em primeiro lugar, queria dizer que achei o filme perfeito, sem nenhum defeito, muito pelo contrário, uma quantidade imensa virtudes. Avengers 2 não é apenas um filme, é uma experiência cinematográfica.
Dito isto, vale um disclaimer. Eu simplesmente adoro filmes de super-herói, e entre os Avengers estão alguns dos meus preferidos de todos os tempos. Além disto, também devo dizer que adorei o primeiro filme dos Vingadores, mas na minha humilde opinião, Era de Ultron supera o anterior em todos os quesitos. Esta resenha elogia bastante o filme, mas não comete nenhum spoiler, ou pelo menos não que o trailer já não tenha mostrado. Aliás, antes de continuar lendo, assista ao trailer pra ir entrando no clima.
Em sua despedida da franquia, Joss Whedon não quer deixar pedra sobre pedra, e estou falando de forma literal. Apesar da ação constante desde os primeiros minutos de exibição, os personagens nunca são esquecidos, assim como as suas motivações. A chegada da Scarlet Witch e Quicksilver (Bruxa Escarlate e Mercúrio pros íntimos) agrega bastante ao filme (e ao time), com ótimos desempenhos de Elizabeth Olsen e Aaron Taylor-Johnson, mas quem ganha todas as cenas em que participa é mesmo James Spader, ou melhor, a voz dele, interpretando de forma magistral o robô mega inteligente Ultron, que entra pro rol dos maiores vilões de filmes inspirados em HQs.
O filme é o encerramento oficial da Fase 2 do universo cinematográfico da Marvel Studios no cinema, fechando com chave de ouro, diga-se de passagem. A Marvel acerta mais uma vez, dando esperanças aos fãs de que veremos mais filmes como Avengers 2 e Capitão América: O Soldado Invernal e menos filmes como Iron Man 3, que foi uma decepção, pelo menos na minha humilde opinião. Não é o caso de A Era de Ultron, definitivamente.
Mark Ruffalo e Scarlett Johansson merecem os parabéns pela química em cena, seja como Bruce Banner e Natasha Romanoff ou como Hulk e a Viúva Negra, como você pode conferir abaixo em uma cena do filme. Aliás a química entre todo o elenco é impressionante. Assista por sua conta e risco, não aceito reclamações depois, hein?
Como sempre acontece em seus filmes, a Marvel capricha muito no bom humor, e neste aspecto o destaque é o Hawkeye de Jeremy Renner, simplesmente sensacional, além do mestre Robert Downey Jr. como Tony Stark. Sim, a Hulkbuster faz sua estreia nas telas de cinema de forma simplesmente espetacular. É de perder o fôlego.
Muito se falou sobre uma suposta cena pós-créditos, e sinceramente, eu não sei de nada. Dito isto, pretendo ver de novo e ficar até o fim da sessão para ter certeza que não cortaram nada da versão que eu assisti. E mais não direi pra não estragar a experiência de vocês, só posso garantir que a diversão é imensa. Nota 10/10.