Valve e HTC Vive: interatividade total e um controle em cada mão!

valve_steamvr_htc_valve_2

A Valve aproveitou esta semana de MWC e GDC para apresentar o SteamVR, sua própria solução de realidade virtual para competir com os produtos da Oculus, Sony e Samsung. Criado em parceria com a HTC, o headset Vive Developer Edition tem uma diferença fundamental em relação a concorrência, a interação. Com o HTC Vive você realmente pode interagir com os cenários e objetos, podendo inclusive andar por um ambiente de 4 metros quadrados, além de usar dois controles que se tornam objetos manipuláveis dentro do jogo, o que facilita muito a tarefa de controlar o ambiente virtual.

Eu testei o Oculus Rift na CES em janeiro, e fiquei muito bem impressionado, mas segundo quem testou o Vive VR, o headset da Valve e HTC está em um nível superior, pois a resolução é maior, assim como a taxa de quadros por segundo, isto sem falar nos controles, que permitem uma sensação de imersão muito maior do que usando um gamepad.

O sistema é de fácil instalação, e funciona com duas bases (câmeras) que capturam onde você está em cada momento, e que você coloca em cantos opostos da sala. O kit de desenvolvimento vem com um headset Vive, mais duas bases e dois controles e deve ser lançado no segundo semestre por um preço ainda não informado, que não deve ser nada barato, mas que deverá valer a pena para os entusiastas de games e fãs da Valve e do Steam.

A Valve também mostrou na GDC como chegou até o Vive e o SteamVR, com uma galeria dos aparelhos VR que vem desenvolvendo faz um bom tempo atrás de portas fechadas, confira no The Verge.

Saiba mais sobre SteamVR e o Vive na Valve.


valve_steamvr_htc_valve

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */