Galaxy S6 e S6 Edge: A Samsung está de volta!

galaxy_s6_1

Ontem na MWC em Barcelona, a Samsung apresentou seus novos smartphones topo de linha, o Galaxy S6 e o S6 Edge, uma novidade que tem curvas nos dois lados. O grande destaque é que eles são feitos em alumínio, e contam com um acabamento premium.

No ano passado, a Samsung optou por continuar no caminho de sucesso do S3 e S4 com o Galaxy S5, que além de tudo, era à prova d’água. Não deu certo, e a empresa percebeu que precisava ser mais ousada neste ano, para retomar o seu lugar de destaque no verdadeiro universo dos smartphones Android.

A prioridade aqui é oferecer um design que consiga ser atraente para novos consumidores, ao contrário do S5, que agradava aos fãs de longa data da linha Galaxy, mas não tinha muito apelo para o público em geral.

galaxy_s6_edge_2

Desta vez, a gigante Coreana se rendeu ao lógico, além de ter um design caprichado, um smartphone topo de linha precisa ser feito de materiais nobres, assim como seu principal concorrente. Na parte inferior, inclusive, o S6 e o S6 Edge ficaram bem parecidos com o iPhone 6 e 6 Plus, o que inclusive já está gerando bastante controvérsia por aí.

O S6 e o S6 Edge são os primeiros Galaxy topo da linha com a tampa traseira fixa, sem a possibilidade de trocar a bateria, algo que já está revoltando vários usuários tradicionais de Android, que gostaram menos ainda da retirada do slot para cartões microSD. Como os novos smartphones da Samsung tem versões de 32, 64 e 128GB, espaço não deverá ser um problema. O novo S6 não é mais à prova d’água, infelizmente, mas o novo design compensa de sobra este detalhe, mesmo caso da bateria selada, pelo menos na minha humilde opinião.

O S6 Edge é mais leve, com 132 gramas, enquanto o S6 tem 138, mas na espessura é o contrário, o S6 Edge tem 7 mm e o S6, 6,8mm. Por dentro, os novos S6 e S6 Edge também impressionam, com processador é um Exynos 7420 64-bit octa-core de 14nm, que a Samsung garante que tem excelente desempenho e permite uma ótima duração de bateria. Os novos smartphones também contam com 3GB de RAM DDR4, que também são rápidas e ajudam a economizar a bateria.

Os novos smartphones da Samsung contam com belíssimas telas Super AMOLED de 5.1″ com resolução Quad HD (1440 x 2560 pixels), o que significa uma densidade de pixels por polegada realmente absurda, 577 ppi. A tela é protegida por vidro Gorilla Glass 4, o que é uma ótima notícia se você vive derrubando smartphones no chão, como eu.

Uma mudança muito esperada é a do leitor biométrico do botão home, que agora funciona com um simples toque, sem ter que deslizar o dedo, algo que praticamente inutilizava o leitor do Galaxy S5.

galaxy_s6_camera

A câmera de 16 megapixels conta com estabilização óptica de imagens e abertura de f/1.9. Ela grava vídeos em 4K e tem HDR automático em tempo real, e também tira fotos e grava vídeos em condições de baixa luminosidade. Ao lado do flash, existe um sensor infravermelho de batimentos cardíacos que também ajuda a câmera a fazer o balanço do branco nas imagens. A câmera pode ser acessada com dois toques no botão home, mesmo quando o smartphone estiver com a tela apagada, e tem tempo de ativação de apenas 0,7 segundos. Para tirar os populares selfies, a câmera frontal tem 5 megapixels com a mesma abertura de f/1.9 e ângulo de 120 graus.

Para justificar a inclusão das curvas laterais do Edge, a Samsung pensou em algumas funcionalidades que parecem bem interessantes, mas que precisamos testar pessoalmente no dia a dia para avaliar com calma. Deslizando o dedo a partir da lateral escolhida, você pode acessar seus contatos favoritos, que serão salvos cada um uma cor diferente. Na hora que o telefone tocar e estiver com a tela para baixo, a lateral da tela vai acender na cor do contato que estiver ligando.

A bateria do Galaxy S6 é de 2550mAh, e a do S6 Edge, 2600mAh, possivelmente para compensar o gasto extra na tela. Ela também tem carregamento rápido, e apenas 10 minutos na tomada são suficientes para mais 4 horas de uso. Os novos smartphones Galaxy também contam com recarregamento sem fio de fábrica, e terão como acessório uma bateria extra, algo que eu não saio de casa sem.

Apesar do Galaxy S6 e S6 Edge rodarem o Android 5.0 Lollipop, eles também vem com o TouchWiz, que a Samsung garante que está mais leve, mas ainda muda os papéis de parede e ícones do sistema. Ainda bem que você vai poder personalizar tudo com temas.

A Samsung também apresentou o Samsung Pay, que funciona não apenas em terminais NFC, mas também em qualquer máquina compatível com tarjas magnéticas, ou seja, praticamente todas as disponíveis no mercado. Eles terão o Samsung Knox, para garantir que estejam protegidos de vírus e até mesmo de hackers. O Galaxy S6 e S6 Edge também ganharam seu próprio Gear VR, compatível com os dois modelos.

Os preços ainda não foram informados, mas o S6 Edge deve custar mais caro, caso contrário, aposto que seria até mais vendido que o modelo normal. São quatro opções de cores, branco perolizado, preto safira, dourado platina ou topaz azul, para usar os termos escolhidos pela Samsung, além de verde esmeralda, este um modelo exclusivo do S6 Edge.

Mas e aí, Nick, com este lançamento a Samsung vai recuperar o tempo perdido com o Galaxy S5? Vai dar certo? Pessoalmente, aposto que sim. Os novos modelos tem tudo o que os consumidores querem em um smartphone, e mesmo virando as costas para recursos de fãs antigos como a expansão por cartões e a bateria removível, vão fazer grande sucesso no mercado, isto se não custarem caro demais, é claro.

Saiba mais sobre os novos Galaxy S6 e S6 Edge no nosso blog co-irmão, o MB, que está fazendo uma cobertura completa da MWC 2015.

Clique abaixo para ver o vídeo oficial do Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge.

Veja também este vídeo sobre o design dos novos smartphones da Samsung.

Veja mais imagens do Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge.

Galaxy S6

galaxy_s6_5

galaxy_s6_4

galaxy_s6_3

galaxy_s6_2

Galaxy S6 Edge

galaxy_s6_edge_3

galaxy_s6_edge_1

 

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */