Review: Moto X, um smartphone completo por um preço muito acessível

moto-x_branco

Testei o Moto X como meu smartphone principal no último mês, e posso dizer que gostei muito do aparelho, que merece muitos elogios, especialmente pelo seu custo/benefício, custando R$ 1.319,12 à vista no boleto ou cartão, com o desconto do Submarino.

O aparelho 4G não deve ser julgado somente pelas suas especificações técnicas, e sim pela experiência de uso, que é excelente. O processador Snapdragon Pro de 1.7GHz com a placa gráfica Adreno 320 podem não ter o melhor desempenho do mercado, mas questão aqui é que todos os aplicativos rodam perfeitamente, e tudo funciona muito bem no aparelho.

O design com a parte de trás curva e cantos arredondados é bem simples, mas ao mesmo tempo marca uma mudança radical de rumo em relação aos aparelhos de linhas retas que a Motorola vinha produzindo, e deixa transparecer a grande influência que o Google teve em todas as etapas do projeto. O Moto X é o primeiro Motorola que conta com o DNA do Google, e isto faz toda a diferença. Criado sob medida para o Google, este smartphone é uma interface para quem usa todos os serviços da empresa, como o Gmail, Google Maps e seu assistente pessoal Google Now que ainda não chegou lá, mas já impressiona.

A tela AMOLED de 4,7 polegadas tem o tamanho que a tela do iPhone 5s deveria ter, e não é nem grande, nem pequena demais, mas permite que o smartphone encaixe muito bem na palma da sua mão. Ela é protegida por vidro Gorilla Glass e tem cores bem fortes, ainda que não sejam tão fiéis quanto as de smartphones concorrentes com telas LCD. A resolução de 720 x 1280 pixels não entusiasma no papel, mas na prática, isto não faz diferença, já que o aparelho tem densidade de 316 pixels por polegada, algo mais do que razoável. O brilho da tela do aparelho também é menor do que seus principais concorrentes, mas isto também não incomoda, pois é algo que só é perceptível quando você compara os aparelhos lado a lado.

Com um sistema de notificações praticamente sobrenatural, o Moto X parece perceber quando você está olhando para ele. Mesmo quando não é o caso, basta pegá-lo na mão, para a tela imediatamente mostrar a notificação do Instagram, Facebook, Twitter ou WhatsApp, aí basta deslizar o dedo para ir direto ao que interessa. Neste momento o Moto X também faz bom uso da tela AMOLED, acendendo apenas os pixels necessários para preservar a duração da bateria. O Moto X também conta com o Motorola Assist, que entra em determinados modos dependendo da situação, ajustando as configurações automaticamente de uma forma fluida e inteligente.

O Motorola Assist tem três modos, “Dirigindo”, “Reunião” e “Dormindo”. O mais interessante e útil é o primeiro modo, no qual o Moto X percebe quando você está dirigindo, e passa a ler suas mensagens em SMS em voz alta, avisa quem está te ligando e permite que você responda as ligações que não puder atender com mensagens pré-definidas. O modo “Reunião” aciona o silencioso quando você tiver um compromisso na agenda, enquanto o modo “Dormindo”, segura as notificações e chamadas no período de descanso que você mesmo define.

Agora vamos falar de outro recurso que me agrada muito, o Google Now. O Moto X pode ser acionado por voz a qualquer momento, basta dizer “Ok Google Now”, e ele vai esperar o seu próximo comando. No dia a dia, é complicado ficar dizendo “Ok Google Now” em público, a não ser que você esteja em um evento nerd como a Campus Party, mas o recurso é especialmente útil quando você está dirigindo mas precisa fazer uma chamada ou enviar uma mensagem, sem ter que tirar as mãos do volante, só para citar um exemplo.

O “Ok Google Now” funciona de forma impecável para navegação e também para fazer chamadas, além de outras coisas divertidas como fazer contas. Os comandos ainda são limitados, assim você pode pedir a previsão do tempo, mas não pode pedir para abrir um programa específico, ou criar um compromisso na agenda. Isto acontece pois ele infelizmente ainda não reconhece demais comandos em português, nem ao menos para abrir aplicativos, o que é frustrante. Fica aqui a torcida para que isto seja corrigido em breve, quem sabe antes do lançamento da versão KitKat 4.4, que estará disponível para o Moto X em janeiro de 2014.

As câmeras dos smartphones da Motorola nunca foram o ponto forte dos aparelhos, e com o Moto X, isto não é diferente. A câmera principal tem 10 megapixels e flash LED, e é capaz de gravar vídeos em FullHD, mas tem um grande defeito, não permite que você defina o ponto de foco por um toque na tela. Na verdade esta configuração até existe, mas mesmo quando selecionada, não funciona tão bem. O menu em formato de disco aparece na lateral quando você desliza o dedo pela extremidade da tela, o que não pode ser tão intuitivo para muitos usuários. Apesar destes detalhes, a câmera tem alguns truques interessantes na manga, como filmar em câmera lenta. Também é interessante fazer o gesto de girar o pulso (como se estivesse usando uma chave de fenda) duas vezes abrir a câmera, mas falando sinceramente, é algo que fiz duas vezes e depois me esqueci que existia. A câmera frontal do Moto X tem 2 megapixels, o que mostra que estamos definitivamente nos tempos das “Selfies”, as famosas fotos tiradas pela própria pessoa.

Com espessura de 10,4mm e peso de apenas 130 gramas, O Moto X é compacto e versátil, e cabe sem problemas em qualquer bolso da sua calça. Ele tem a traseira selada, sem a possibilidade de trocar a bateria, o que não chega a ser um problema, mas a falta de um cartão microSD para expandir a capacidade é algo que me incomoda. Infelizmente o tão esperado sistema de personalização Moto Maker não chegou no Brasil até hoje, o que é uma pena, pois esta também é uma parte importante da personalidade do Moto X.

Quem gosta de música pode usar o fone de ouvido que quiser no Moto X, pois o smartphone conta com o plug padrão de 3,5mm. A bateria de 2200 mAH tem uma excelente duração, com desempenho semelhante ao dos seus principais concorrentes. O aparelho também conta com NFC, algo que abre boas possibilidades, ainda que não tenha tanto uso hoje em dia.

Outro detalhe digno de menção do Moto X, é que se você usa o Chrome no computador, pode usar o Motorola Connect, um recurso que permite enviar e receber mensagens de SMS direto do seu browser.

O Moto X é um ótimo smartphone e tem um excelente custo/benefício, saindo por R$ 1.319,12 à vista no boleto ou então no cartão de crédito, com o desconto do Submarino.

Leia outro review do Moto X no nosso site co-irmão, o Meio Bit.

Antes de terminar, um pequeno esclarecimento. Este post não é um publieditorial, mais conhecido como conteúdo pago, algo que faz parte do modelo de negócios deste blog. Dito isto, os leitores que acompanham o DD sabem que mesmo que este fosse o caso, eu sempre dou a minha impressão sincera sobre os produtos e/ou serviços que testo.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */