Iguassu Social Media: Um evento com ótimo conteúdo em um lugar mais do que incrível

foz_do_iguacu

Apesar de não ser mais um garoto faz muito tempo, eu nunca tinha ido até Foz do Iguaçu, cidade onde fica a Itaipu Binacional, a maior usina hidroelétrica do mundo, isto pra não falar nas famosas Cataratas do Iguaçu, dois lugares que eu sempre quis conhecer. Finalmente tive a chance neste fim de semana, quando fui convidado para acompanhar o Iguassu Social Media, evento que reuniu blogueiros, vlogueiros e produtores de conteúdo para discutir a internet, comunicação, marketing, turismo e entretenimento. Antes de começar, vale explicar o Iguassu do título do evento. A grafia diferente é muitas vezes adotada pelo seu maior potencial turístico, já que a cedilha até existe em inglês, mas só é usada em uma única palavra.

Foz do Iguaçu

Fiquei impressionado com Foz do Iguaçu, que é uma típica cidade de interior, mas muito limpa e bem cuidada, com uma população simpática e atenciosa. Ao chegar de avião, já fiquei impressionado em ver o tamanho da floresta do Parque Nacional do Iguaçu, e as mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu, mas nada me preparava para o que eu iria experimentar no dia seguinte. Antes de conhecer as Cataratas de perto, fizemos uma visita ao Parque das Aves, um lugar especial, onde você pode conhecer muitas espécies de pássaros de todas as partes do mundo.

santos-dumont_cataratas

Santos-Dumont

Antes de falar nas Cataratas, é preciso citar seu salvador, o grande gênio da humanidade Alberto Santos-Dumont, nosso Leonardo Da Vinci, inventor de pelo menos duas coisas que mudaram o mundo, o avião e o relógio de pulso. Ah sim, os irmãos Wright também eram geniais e tem todo o valor do universo, tanto que são reconhecidos no mundo inteiro por terem inventado a aviação, mas quem realmente inventou o avião foi Santos-Dumont, ainda que não tenha criado este termo. É simples, para ser chamado de avião, algo mais pesado do que o ar precisa decolar por seus próprios meios, sem plataformas ao catapultas, então nossos queridos americanos inventaram no máximo o planador motorizado. Outro grande mérito de Alberto, do qual eu não sabia até a sexta passada, foi o resgate das Cataratas do Iguaçu das mãos de um proprietário particular, ao exercer seu poder político sobre o então governador do Paraná para a criação do Parque Nacional do Iguaçu. Saiba mais sobre esta história no site Eu Amo Foz.

cataratas_iguacu

Cataratas

Graças a Santos-Dumont, todos nós podemos assistir até hoje ao verdadeiro espetáculo que são as Cataratas do Iguaçu, reconhecidas oficialmente como uma das 7 Maravilhas do Mundo Natural. Nada traduz a força da natureza de uma forma tão perfeita. Fotos e vídeos são legais, mas não traduzem a emoção de olhar para as Cataratas pela primeira vez. Não importa a sua idade, com 10, 20, 30, 40 ou 90 anos, o impacto será o mesmo. Quem é religioso sente a presença de Deus, e quem é ateu, sente a energia da natureza que move todas as coisas, e isso no fundo, dá no mesmo. Depois de ir ao mirante e olhar maravilhado, tivemos a chance de fazer um passeio de barco até a parte de baixo das Cataratas, uma experiência única, que recomendo a todos que façam pelo menos uma vez na vida.

galera_iguassu_social_media2

Iguassu Social Media

No dia seguinte, muito conteúdo.

Pra começar, um ótimo ótimo papo sobre o mercado de trabalho, com dicas inestimáveis dos meus amigos Sandro Rodrigues do Curitiba Social Media, Ney Queiroz do Green Digital, Alexandre Inagaki e Cris Alessi da agência Call Complete.

O tema do próximo painel foi a vocação natural da cidade de Foz (e de grande parte do Brasil também), com a presença da minha querida Elisa Araújo do Viaje na Viagem, Silvia Oliveira do Matraqueando e ABBV, Marcelo Valente da Loumar Turismo e Jurema Fernandes, do Complexo Turístico Itaipu. Elisa recomendou a todos os orgãos de turismo que liberem a Wi-Fi perto de pontos de interesse turístico, destacando que esta é a forma mais fácil e barata de divulgar o local.

Ainda sobre o tema de turismo, o evento teve outro debate interessante que teve a presença de Garon Piceli do Clickfoz e Gilmar Piolla da Itaipu Binacional, talvez o grande responsável pela mudança de visão de Foz do Iguaçu, que deixou de ser vista como uma cidade de onde era possível trazer a muamba do Paraguai, para ser reconhecida como uma cidade com vocação para o turismo internacional.

plateia_cid_ivo_luide

Depois, um momento de descontração, com os queridos Mauricio Cid, Luide e Ivo Neuman, que fizeram todo mundo rir muito com as histórias sobre os processos penais e as confusões do Não Salvo.

catupiry_kefera_bic

O último debate do Iguassu Social Media foi sobre segunda tela e o hábito de comentar nas redes sociais e blogs o que está acontecendo na TV, com a presença das queridíssimas e lindas Kéfera do 5 Minutos e Bic Muller do Ai, Morri de Sunga Branca, em um papo moderado pelo meu querido amigo Cris Catupiry. Para fechar a noite, um show de stand-up com o Fagner Zadra fez todo mundo sair rindo do evento. Que venha o próximo Iguassu Social Media, que trouxe conteúdo de ótima qualidade.

panoramica_itaipu

Itaipu Binacional

O evento tinha acabado, mas a viagem, ainda não. Faltava a despedida, que foi também a realização de um velho sonho. Pude finalmente conhecer a Itaipu Binacional, algo que fez parte do imaginário da minha infância, e a sensação de ver de perto esta usina é simplesmente indescritível.

carro_eletrico_itaipu

Apesar do seu imenso impacto ambiental inicial, a Itaipu hoje em dia virou sinônimo de sustentabilidade, com um refúgio biológico, o programa Cultivando Água Boa, que está completou 10 anos, e o canal da Piracema, que tem 10 km de extensão e liga o Rio Paraná ao reservatório para permitir a migração dos peixes.

Também é digno de destaque o Parque Tecnológico Itaipu, responsável por muitos investimentos e uma incubadora de empresas de tecnologia, além do projeto de um carro elétrico, no qual eu tive oportunidade de andar.

sala_de_controle_itaipu

A experiência de visitar Itaipu por dentro é realmente impressionante, como poder olhar para a Sala de Controle da usina, lugar de onde é feito o controle através de equipamentos modernos, mas sempre com o Plano B dos controles analógicos em caso de emergência, e que lembra uma ponte de comando de uma nave espacial.

turbina_itaipu

Tudo em Itaipu é grandioso, tem uma dimensão gigantesca. Um dos momentos mais emocionantes foi conferir uma de suas turbinas em ação, e poder escutar seu som ensurdecedor.

itaipu_1

Com seu formato inspirado em uma Catedral, Itaipu é o triunfo da engenharia, assim como as Cataratas são o triunfo da natureza. Se você me a frase contraditória, paciência, mas lembro que a mistura entre tecnologia e preocupação ambiental é parte fundamental do DNA deste humilde blog desde que entramos no ar, em 2006.

Aproveito para agradecer ao Sandro Rodrigues, Alexandre Inagaki e aos organizadores pelo convite para conhecer Foz e assistir ao evento, e também a Leticia, Garon e a todos os funcionários da Loumar Turismo, que me receberam tão bem na cidade.

Nesta semana volto ao Paraná, onde participo do CSM Pocket (Curitiba Social Media) na próxima sexta (leia o post aqui no DD e o que publiquei no meu outro blog, o MB). Se você estiver por perto, não deixe de aparecer por lá para conversarmos!

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */