M-Blocks, robôs modulares que se juntam para mudar de forma

m-blocks

No que pode ser considerado um dos primeiros passos rumo a um futuro sombrio imaginado em filmes como Matrix ou o Exterminador do Futuro, a Skynet, quer dizer, o MIT apresentou os robôs M-Blocks, que são os primeiros robôs do mundo capazes de se montarem sozinhos. Os cubos robóticos não mudam de formato, mas podem se juntar para criar uma nova forma (ou um novo objeto).

O mecanismo funciona com uma roda que pode girar até 20 mil vezes por minuto, gerando o movimento. Com a ajuda dos 8 pequenos imãs que ficam em cada uma das suas laterais, os M-Blocks são capazes de se juntarem (ou se separarem) quando necessário. Os cubos são capazes até mesmo de pular para atingir um ponto mais alto, algo bem incomum em robôs.

O design de robôs modulares foi proposto em 2011 por John Romanishin para sua professora de robótica, Daniela Rus, que foi enfática: “Isto não pode ser feito”. Romanishin hoje em dia é cientista pesquisador do laboratório de inteligência artificial do MIT, o CSAIL (Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory). Em novembro, ele e Kyle Gilpin irão apresentar a tese dos M-Blocks na conferência internacional de robôs inteligentes do IEEE/RSJ, a IROS2013 (International Conference on Intelligent Robots and Systems).

Confira outros posts sobre robótica aqui no DD.

Saiba mais no MIT.

Via Mashable.

Clique abaixo para ver o vídeo.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */