Partícula de Higgs Confirmada: A Descoberta dos Midi-Clorians

Foi anunciada hoje em dois seminários realizados simultaneamente em Melbourne e Geneva a descoberta de uma partícula subatômica que parece ser consistente com a partícula prevista por Higgs. O bóson de Higgs foi confirmado em pesquisas com colisões de partículas aceleradas nos 27 km do Large Hadron Collider, tentando criar condições semelhantes a do Big Bang, onde ele teria surgido originalmente. A pesquisa durou mais de dois anos e foi feita por duas equipes, que não tinham acesso aos seus resultados. A partícula de Higgs teria surgido depois do Big Bang para formar a matéria como a conhecemos, ou seja, estrelas e planetas.

Higgs tem 83 anos e ficou surpreso com a descoberta em seu tempo de vida. Ele, que já chegou a ser cogitado para o prêmio Nobel, escreveu pela primeira vez sobre sua teoria em 1964, prevendo a existência de uma partícula fundamental, que daria massa a outras partículas que criam a matéria. E tivesse feito parte da criação de tudo que conhecemos. Não deixa de ser curioso ver que o mesmo CERN que renegou sua teoria 48 amos atrás acabou se rendendo a Higgs, construindo uma estrutura que custou bilhões de dólares para tentar encontrar partículas como esta.

Por sua importância, a partícula de Higgs foi chamada por muitos de “a partícula de Deus”, algo que desagrada a todos os cientistas, principalmente a Higgs, que também não é muito simpático a idéia do seu nome ser usado na identificação. Com esta descoberta, novas possibilidades se abrem na ciência. Quem gosta da série Star Wars vai se lembrar na hora dos midi-clorians, que são a Força que une tudo e todos.

Com informações da AFP e SMH.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */