Microsoft Surface, Muito Mais do que um Simples Tablet

A Microsoft finalmente resolveu assumir que é boa de hardware, algo que os gamers do Xbox já sabem há anos e os usuários de seus periféricos já sabem há décadas, e finalmente colocou o nome Surface para bom uso. Depois de ter sido usado para o tablet gigantesco em encarnações passadas, agora a nomeclatura Microsoft Surface significa um tablet para Windows 8, ou melhor, um tablet para Windows RT e outro para Windows 8.

A diferença entre o Surface e o Surface Pro, é muito mais do que os 9,3 para 13,5 mm de espessura, o modelo mais simples vem com processador ARM rodando o Windows RT, que tive a oportunidade de testar na Computex fazendo a cobertura para o TechTudo, enquanto que e o outro é bem mais poderoso, equipado com a linha i5 e i7 da Intel. Em relação ao iPad, que tem 9,4 mm, o Surface RT leva uma vantagem que parece ser pequena, mas na experiência do dia a dia faz uma boa diferença.

Os dois modelos compartilham a mesma solução de transformar um tablet em um notebook, um suporte e uma capa com teclado e trackpad integrados. Ao lado do Kickstand, esta parece ser pra mim a melhor solução para se tranformar um tablet em um notebook (ou ultrabook) até hoje, a questão é saber se as pessoas vão querer fazer isto. É também uma ótima maneira de aproveitar os recursos do Windows 8 (e RT), que tem muitos atalhos e facilidades no touchpad e teclado (além da tela multi-touch, é claro).

Voltando a capa, ela também vem em duas versões, a Touch Cover, ultra fina e ultra sensível, que é capaz de diferenciar um toque involuntário ou a mão apoiada da digitação, e outra com teclas de mais semelhantes as de um ultrabook, a Type Cover. As duas podem ser usadas nos dois tablets. No hands-on abaixo, podemos ver que os imãs são poderosos, e arrisco prever que o Microsoft Surface deve fazer sucesso no mercado, dependendo do preço…

Muita gente me perguntou no Twitter se eu trocaria meu iPad pelos novos tablets Surface. Bem, apesar da grande vontade de usar o Microsoft Surface e o Microsoft Surface Pro, pessoalmente acho que 10.6” é um pouco grande para um tablet e a diferença de peso é grande, 652 gramas do iPad para 903 gramas do Surface para Windows 8.

É verdade que o Surface Windows RT é mais tablet mesmo, mais fino e só um pouco mais pesado do que o iPad, com 676 gramas, mas tem outro problema. A lista de especificações não mostra a resolução da tela, que é chamada de ClearType HD Display no modelo Win RT e Full HD Display no modelo Windows 8.

O que é mais interessante aqui não é o hardware, e sim o fato de que a Microsoft julgou necessário criar seu próprio hardware como showcase da sua nova menina dos olhos, o promissor Windows 8. Desta vez a gigante de Redmond se rendeu as palavras do mestre Alan Kay, que Steve Jobs sempre gostava de lembrar: “People who are really serious about software should make their own hardware”.

Vejam abaixo o vídeo enigmático (e magnético) vídeo de divulgação do Surface.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */