Evento da Apple Ao Vivo: Acompanhe as Novidades do Novo iPhone OS 4

Steve Jobs sobe ao palco e dá início ao Keynote. Ele conta que a Apple vendeu 300.000 unidades do iPad só no primeiro dia, e até hoje foram comercializadas 450.000 unidades. Já foram feitos 3.5 milhões de downloads de aplicativos para o iPad, sendo 1 milhão só no primeiro dia, além de 600.000 iBooks.

Falando sobre o sucesso do iPhone e do iPod Touch, Steve diz que já foram vendidos 50 milhões do primeiro, e 35 milhões do segundo. Hoje veremos o preview para desenvolvedores do novo iPhone OS 4, que deve estar disponível para download em julho.

Steve faz uma demonstração de aplicativos para o iPad, como o leitor de quadrinhos da Marvel, o programa do IMDB e o app de receitas Epicurious, ABC, Netflix e Etrade, além de um acordeão!

Falando sobre o sucesso do iPhone, ele cita a participação de 64% no mercado de browsers mobile. O novo OS 4 tem 100 novas funções, geotagging, criação de playlists, zoom digital de 5x, troca de wallpaper da tela inicial e suporte a teclados Bluetooth, entre muitas outras novidades.

Mas a mais esperada de todas é que o iPhone agora é multitarefa! O grande desafio da Apple era fazer o multitask sem detonar a bateria, e sem reduzir o desempenho do programa que está rodando em primeiro plano, caso contrário, a experiência de usar o iPhone seria comprometida.

Fazendo uma demonstração, Steve abre o programa mail, clica em um link e abre o Safari. Para voltar ao e-mail, ele dá um duplo clique no botão home e uma janela se abre para mostrar quais são os programas que estão rodando. Ele compara o recurso a um dock que você pode chamar quando precisar.

Agora o assunto é VoIP, e o convidado é David Ponsford do Skype. Com o iPhone OS 4, Você também poderá falar no Skype e trocar de programas, além de receber chamadas quando ele estiver em segundo plano.

Clique abaixo para continuar lendo este post.

Scott volta ao palco, e fala sobre o serviço de localização, citando programas de navegação como o TomTom, e programas de localização para redes sociais, como o Loopt e o Foursquare. Outro assunto são as notificações Push, que agora ganham a companhia das notificações locais, que não precisam de servidores externos. Outro ponto interessante são as tarefas, como subir fotos para o Flickr, que agora poderão ser executadas em segundo plano. A mudança rápida de aplicativos salvando o ponto no qual estão rodando também merece destaque, completando os 7 serviços de multitarefa.

Steve volta ao palco, e apresenta os folders! Agora você pode criar pastas para organizar seus programas e jogos, o que é muito útil. Para criar uma pasta, basta arrastar um programa para cima de outro, e ele cria um folder de forma instantânea. Você pode renomear a pasta como quiser. Você também pode criar uma pasta no dock. Pela limitação da tela, antes você só podia ter 180 programas no seu iPhone, e agora poderá ter até 2.000.

Steve começa a falar sobre o novo programa Mail. Com o iPhone OS 4, você terá uma inbox unificada, e também pode usar mais de uma conta do Exchange. Quando precisar dar atenção a uma conta específica, pode usar o Fast Inbox Switching. Mas a melhor novidade é o suporte a mensagens em thread, o que facilita muito a organização dos e-mails! Você também pode abrir arquivos em anexo com outro programa.

Steve diz que os iBooks do iPad agora também estarão disponíveis no iPhone. Scott volta ao palco para falar sobre proteção de dados, suporte a multíplas contas do Exchange, novas opções de VPN, todos temas muito importantes para o mundo corporativo.

Agora o assunto são os jogos. Com o OS 4, a Apple vai criar sua própria rede social de jogos, uma excelente notícia para os gamers.

Steve volta ao palco para falar sobre o iAd, a nova plataforma de anúncios mobile da Apple. Segundo ele, esta novidade vai ajudar os desenvolvedores de aplicativos a ganhar mais dinheiro.

Ele faz uma comparação com os anúncios exibidos em páginas de busca nos computadores desktop com os anúncios em programas mobile. O desafio era melhorar a qualidade dos anúncios, entregando emoção e interação. A grande diferença é que ao clicar no anúncio do iAd, você continua no seu programa, mas assiste um conteúdo interativo ou então um vídeo.

Em relação ao modelo de negócios, a Apple diz que vai vender e hospedar os anúncios, e fazer um rateio de 60% para os desenvolvedores e 40% para a empresa de Cupertino. Na demonstração, um anúncio do novo Toy Story 3 da Disney/Pixar. O anúncio parece um programa rodando dentro de outro aplicativo. O anunciante pode incluir vídeos e até jogos, tudo com muita interatividade.

O novo OS 4 vai ser lançado no verão dos Estados Unidos, e vai funcionar no iPhone 3GS e no iPod Touch de terceira geração. Só que no iPhone 3G e no iPod Touch de segunda geração, muitas coisas não irão funcionar, incluindo o multitasking. O iPad também vai ganhar um update para o OS 4, mas um pouco depois. Essa é uma notícia que vai deixar muita gente decepcionada.

Via Engadget e Mac Rumors.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */