Tecnologia de ponta no Samsung Fórum 2010

LED 9000 da Samsung, de 55 polegadas

O Samsung Fórum 2010, realizado no dia 25 de março, reuniu em São Paulo, milhares de pessoas, entre as quais 5.000 blogueiros e jornalistas da América do Sul. Os anúncios, precisamente, 153, incluíam uma vasta lista desde geladeiras, lavadoras e ar condicionado, passando por notes e netbooks, câmeras digitais simples & pro, impressoras e projetores, sem esquecer, é claro dos celulares, a televisores LED e 3D, Blu-Ray 3D, ebooks e um belo aspirador-robô, item praticamente indispensável em lares do século 21, que já dispensam a mão de obra humana. Ufa!

Diante de tamanha diversidade de produtos, esta blogo-repórter se limitará a tratar, por ora, de três itens: o Wave, celular com sistema Bada, desenvolvido pela Samsung, os televisores LED e 3D e o aspirador-robô.

Mostrado, inicialmente em Barcelona, o Wave pretende chamar a atenção do consumidor pela tela: é mais brilhante de 3,3 polegadas, com resolução de 800 x 480 pixels. Falar é mero detalhe. Outro atrativo do aparelho, programado para chegar ao Brasil a partir de julho, é o aplicativo Social Hubem, que concentrará todas as redes sociais, contas de email mensagens instantâneas.

O fórum tem o papel de levar o espectador a um universo de novidades em alta tecnologia. E o que mais conquistou a plateia foi sem dúvida a série de televisores LED e 3D. Em formato de road show, modelos e um mestre de cerimônias tratavam de atrair a plateia, pedindo que vestisse os óculos para conseguir os efeitos esperados.

Mas o que valeu mesmo foi a visita ao show-room, onde os presentes conseguiram assistir a filmes e a shows em televisores LED e 3D. A partir de abril, prepare seus bolsos e corra atrás de crediários de 12 a 18 prestações para comprar, por exemplo, o pacote com TV 3D de 40 polegadas, Blu-Ray 3D, um filme e óculos por R$ 8 mil. Se quiser mais luxo, dá para optar por uma LED 3D de 55 polegadas e espessura menor do que um lápis, em suma, menos de 1 cm.

O aspirador em formato de robô moderno merece espaço por um simples motivo: nunca mais você vai precisar pôr as mãos nele, se agachar, levá-lo para um lugar da sala ou arrastá-lo. Para quem assistiu na sua tenra infância a Os Jetsons, ele é perfeito. Um ponto negativo, apenas: não há previsão de quando será vendido no Brasil.

Mari-Jô Zilveti é co-editora da revista Nomadismo Celular